Índice glicêmico do mel O índice glicêmico é uma medida de como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue. O mel tem um índice relativamente baixo, cerca de 35-40, o que significa que ele pode não causar um pico repentino nos níveis de açúcar.
2. Diabetes. Pessoas com diabetes devem evitar o mel porque ele contém açúcares simples, que aumentam a glicemia do sangue. Apesar de o mel ter um índice glicêmico menor que o do açúcar, ainda assim ele pode levar a alterações na glicemia e prejudicar o controle da doença.
Qual a quantidade recomendada? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de ingestão de qualquer açúcar é de no máximo 50 g/dia. O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.
Embora o mel contenha 80% de açúcar, ele é muito mais do que isso. De acordo com os pesquisadores, o composto também é uma composição complexa de açúcares comuns e raros, proteínas, ácidos orgânicos e outros compostos bioativos produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores.
Um dos maiores benefícios do mel para a saúde é sua ação positiva sobre o fígado, especialmente na redução de marcadores da doença hepática gordurosa não alcoólica.
Quem tem diabetes pode substituir o açúcar pelo mel?
Quem tem diabetes pode comer mel, sim, mas a segurança desse consumo e o acompanhamento médico são muito importantes. Embora ele possa ser uma opção natural e saudável, é fundamental entender como pode influenciar na quantidade de glicose no organismo.
Isto porque o amido (carboidrato complexo) presente na banana vai sendo transformado em açúcar conforme o fruto vai amadurecendo. A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.
Consumir banana com mel pode oferecer uma série de benefícios à saúde. A banana é uma excelente fonte de energia rápida, ideal para quem pratica atividades físicas, enquanto o mel proporciona um impulso adicional de energia e pode ajudar na recuperação muscular.
Portanto, o consumo de mel deve ser feito com cautela e moderação, se não evitado. Ao adicionar mel em alimentos como banana, café ou suco, você está aumentando significativamente a carga glicêmica da refeição, o que pode ser prejudicial para o controle glicêmico de uma pessoa com diabetes.
O Mel Sem Açúcar Mrs Taste é feito com Maltitol e Xarope de isomalto-oligossacarídeos, além de ser zero açúcares, possui inúmeros benefícios trazidos por seus ingredientes.
Quais os alimentos que não viram açúcar no sangue?
Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.
Os diabéticos podem consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas? Não. Os alimentos citados na pergunta têm açúcar do tipo sacarose, em resumo, o maior vilão dos diabéticos. Sem o controle e a compensação, os níveis de glicose podem subir e desencadear uma crise.
O mel pode é um bom aliado no combate ao colesterol alto pois diminui os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e aumenta o colesterol "bom" (HDL) do corpo. Ainda, o mel pode ajudar a diminuir os níveis de triglicerídeos porque pode ser usado como substituto do açúcar.
Além disso, o mel possui compostos bioativos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para a redução da pressão arterial. Esse efeito é benéfico para a saúde do coração, pois ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e a melhorar o fluxo sanguíneo.
Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. O antioxidante ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas prejudiciais à saúde.
O mel de melato da bracatinga possui quercetina e os ácidos benzoico, cafeico,clorogênico, ferúlico e salicílico, compostos que dão ao produto propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A verdade é que deve-se ter bastante cuidado quanto ao consumo de ambos, já que eles possuem altas quantidades de glicose em suas composições. Mas o mel apresenta mais nutrientes que o açúcar mascavo, sendo assim o mais recomendado nesse duelo.
Se contaminado, o mel pode causar irritações nas vias aéreas e desencadear alergias respiratórias em pessoas que são vulneráveis a fungos, como bolores e leveduras.