Ao hidratar, o catarro fica mais fluido e sai mais fácil. Segundo o pediatra Eduardo Troster, do Hospital Albert Einstein (SP), o mel é uma boa opção para aliviar a irritação da garganta - que pode fazer com que a tossse se repita -, mas não acaba com ela.
O xarope Vick Mel contém um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro. Além disso, tem uma fórmula mucoadhesiva única que reveste a garganta e alivia a tosse em 15 minutos.
Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.
O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .
A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.
Um catálogo de pesquisas anteriores provou que o mel tem o poder de matar bactérias. Estudos demonstraram que ele é eficaz contra dezenas de cepas, incluindo E. coli e salmonella.
“Para a tosse, devido à sua textura e natureza, atuaria como um hidratante de mucosas, podendo acalmar os sintomas da tosse, mas não tem qualquer efeito expectorante, como se costuma ouvir.
Além disso, alguns alimentos bons para a pneumonia viral incluem a laranja, o tomate, o mel, a cúrcuma e o iogurte, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico, ajudando a combater o vírus.
O Xarope Vick Mel alivia do catarro e alivia a tosses produtivas. A guaifenesina fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais solto. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil. O início da ação é rápido e em 1 hora pode-se sentir o efeito da eliminação do catarro.
Para eliminar a expetoração persistente é necessário torná-la mais fluida. Beber muita água é uma medida acertada para fluidificar as secreções mucosas e reduzir a sensação de peso no peito. Isso permite hidratar as mucosas e tornar as secreções menos viscosas. Dessa forma, a sua expulsão será muito mais fácil.
O mel reduz a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono. É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida.
Alguns remédios caseiros, como o suco de limão e mel, o xarope de gengibre com canela ou o chá de hortelã, possuem substâncias com ação expectorante, anti-inflamatória, antisséptica e antioxidante, que ajudam a eliminar secreções das vias respiratórias e a fortalecer o sistema imunológico, aliviando a tosse com catarro ...
Quando engolimos o catarro, ele volta para o pulmão.?
O otorrinolaringologista Geraldo Augusto Gomes, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), adverte que engolir a secreção não é a coisa mais segura a ser feita. "O muco pode ir parar nos pulmões e se aliar a outros fatores que contribuem para uma pneumonia", alerta.
Pratique exercícios físicos, os pulmões ficam mais fortes e têm mais facilidade de fornecer oxigênio para o coração e os músculos. Mantenha-se hidratado, a água ajuda a limpar os pulmões. Mantenha hábitos alimentares saudáveis.
Se o muco atrapalha é sinal de que o paciente deve procurar um especialista, neste caso, um otorrinolaringologista”, explica. O muco desempenha um papel importante de filtração no processo de respiração e previne que partículas estranhas entrem no sistema respiratório.
O melhor remédio caseiro é beber muita água. Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente.
A inalação com vapor de eucalipto é um excelente remédio caseiro para bronquite, porque alivia de forma rápida a congestão nasal. Ingredientes: 5 gotas de óleo essencial de eucalipto; 1 litro de água fervente.
Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.