A margem de erro é de até 20%, mesmo nas melhores clínicas e com bons profissionais”, ensina a obstetra Janaína W.C. de Andrade, do Centro de Medicina Fetal, em Passo Fundo (RS).
É possível a ultrassonografia errar a idade gestacional?
Os primeiros ultrassons, que são realizados logo no início da gestação, nos dão maior certeza da idade gestacional. Já um ultrassom feito no segundo mês de gestação, vai estimar a idade gestacional com uma margem de erro pequena, de mais ou menos 3 dias.
Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.
Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.
Portanto, um possível erro na leitura, interpretação e compreensão de um exame de ultrassom pode, eventualmente, direcionar à definição equivocada de diagnóstico e, assim, de tratamento ou orientações não indicadas; gerando algum dano.
Ultrassom sabe o dia da gravidez certinho? Dra. Cris explica
Qual a probabilidade de um ultrassom errar?
Esse exame é recomendado a partir da 12ª ou 13ª semana de gestação e, eventualmente, ele pode errar. Em cerca de 15 a 20% das vezes ele pode trazer um resultado que não condiz com a realidade.
Com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital, que é a estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas. A posição do tubérculo nas meninas é bem horizontal (paralelo com a coluna), enquanto que nos meninos ela é vertical (perpendicular à coluna).
A margem de erro é de até 20%, mesmo nas melhores clínicas e com bons profissionais”, ensina a obstetra Janaína W.C. de Andrade, do Centro de Medicina Fetal, em Passo Fundo (RS).
O que é mais confiável, a data da última menstruação ou ultrassonografia?
Através da Data da Última Menstruação
A regra de Naegele, apesar de não ser muito exata, é muito utilizada pelos obstetras pois não depende de nenhum exame, apenas uma informação que a maioria das pacientes possuem. Para fornecer uma data aproximada mais exata, se utiliza um exame de ultrassom.
Apesar de trabalharmos com a média dessas medidas (Biometria Fetal), ainda podemos ter uma margem de erro entre 7 e 10 dias, que, a partir da 30ª semana (3o trimestre), chega à 2,5 semanas. Assim, quanto mais precoce o exame, mais preciso o cálculo da idade gestacional.
Para calcular com quantas semanas de gravidez se está é necessário saber a data Data da Última Menstruação (DUM) e contar, em um calendário, quantas semanas existem desde esse dia até à data atual. Esse número corresponderá ao número de semanas de gravidez.
Qual a diferença entre a idade fetal e a idade gestacional?
Sendo assim, há uma diferença aproximada de duas semanas entre a idade gestacional e a idade embrionária, isto é, a idade real do embrião/feto (considerada a partir da fecundação). Isto pode causar certa confusão para as gestantes que tentam estabelecer a data aproximada da concepção com base na IG.
Como saber o dia exato em que engravidei pela ultrassonografia?
Como descobrir a data da concepção pelo ultrassom? Sabendo a idade gestacional, basta subtrair duas semanas e você terá o número de semanas em que ocorreu a concepção. Para não precisar fazer os cálculos de cabeça coloque apenas a data em que o exame foi realizado e a idade gestacional estimada em nossa calculadora.
Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?
Não existe um ciclo menstrual que seja exatamente igual a outro, sendo esperado mudanças leves entre um e outro. Uma menstruação pode ser considerada realmente atrasada quando ultrapassam 7 dias da data esperada da menstruação.
Por que a gravidez é contada em semanas e não em meses?
Entre 20 e 24 semanas, os pulmões e o sistema nervoso central passam por desenvolvimentos críticos. Contar a gestação em semanas permite a nós, profissionais de saúde, monitorarmos esses marcos importantes com mais precisão.
A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.
Apesar da gravidez se contar semana a semana, para alguns amigos e familiares poderá ser estranho dizer de quantas semanas está. Para facilitar, diga que 6 semanas de gestação são 1 mês e duas semanas!
Se a diferença entre o cálculo da idade gestacional pela data da última menstruação (DUM) e uma USG precoce (até 13s) for inferior a 7 dias, convencionou-se datar a gestação levando-se em conta a DUM. Caso a diferença de datação seja superior a 7 dias, levamos em consideração a ultra precoce em detrimento da DUM.
Qual o intervalo de uma ultrassonografia para outra?
1ª: Ecografia transvaginal – entre 5 a 10 semanas;2ª: Ecografia morfológica de primeiro trimestre (translucência nucal) – entre 11 a 13 semanas;3ª: Transvaginal para avaliação do colo do útero e prevenção de parto prematuro – entre 16 a 24 semanas;4ª: Morfológica de segundo trimestre – entre 20 a 24 semanas;5ª: ...
Oinício da vida aqui não é logo que ocorre a concepção, mas, sim, quando o sistema nervoso do feto ganha caracte‑ rística mais complexas, deixando de ser primitivo. Dessa forma, o início da vida seria constatado por volta do terceiro e quarto mês do desenvolvimento do embrião8.