De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art.
Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.
De acordo com o Código Civil Brasileiro, no artigo 1.565, tanto o homem quanto a mulher têm o dever de mútua assistência, o que inclui o sustento da casa. Isso quer dizer que ambos são responsáveis pelas despesas do lar e, claro, pelas responsabilidades familiares.
Assim, o casal é obrigado, cada um na proporção de seus bens e da sua renda, a sustentar a família e a educar os filhos, qualquer que seja o regime de bens do casamento. Havendo divergência, qualquer dos cônjuges poderá recorrer ao juiz, que decidirá considerando esses interesses.
O que a Bíblia fala sobre o homem sustentar a esposa?
Ser provedor
O apóstolo escreveu que “quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja” (cap. 5:28, 29).
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.
O marido deve cumprir os deveres conjugais para com a sua mulher, e, da mesma forma, a mulher, para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim a mulher.
O artigo 23 da Lei do Inquilinato estabelece que é de responsabilidade do locador (proprietário) a manutenção do imóvel locado, garantindo a sua adequada utilização pelo locatário (inquilino). É de responsabilidade do locador manter a forma e a estrutura do imóvel durante todo o período da locação.
“Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura” .
Quais são as responsabilidades dos cônjuges no casamento?
Os cônjuges estão vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência, de forma recíproca. Não há deveres específicos do marido ou da mulher. Todos os deveres podem ser exigidos por qualquer um dos cônjuges em relação ao outro.
É responsável por vigiar, prover cuidar e proteger a família e solucionar os problemas que surgirem com a ajuda do Senhor. É responsável por guiar a família a uma convivência harmoniosa e feliz, na qual todos possam se desenvolver física, mental, social e espiritualmente.
E a Palavra de Deus diz que as mulheres mais velhas devem ensinar as jovens recém casadas a, entre outras coisas, serem boas donas de casa (Tt 3.3-5). É justo que homem e mulher dividam os afazeres domésticos, no caso da esposa também trabalhar fora para contribuir com as despesas do lar.
O homem é o provedor. Sim, a. mulher trabalhar, no entanto seu dever não é pagar as contas. Mas claro que vai pagar e contribuir para com o sustento do lar.
A esposa desempenha um papel único no casamento, sendo um pilar de amor, cuidado, equilíbrio e proteção constante. Cuidar é sobre nutrir o lar emocionalmente, ouvir com atenção e criar um ambiente seguro para todos os membros da família.
O Código Civil impõe aos cônjuges quais são estes direitos e deveres: “I – fidelidade recíproca; II – vida em comum, no domicílio conjugal; III – mútua assistência; IV – sustento, guarda e educação dos filhos; e V – respeito e consideração mútuos” (BRASIL, 2002, Art.
Muitas vezes pensamos que o homem é o provedor do lar, mas a Bíblia nunca diz isso. Deus é o responsável pela provisão, usando homens e mulheres em diferentes papéis. Além disso, pais, vocês têm um chamado claro: disciplinar e admoestar seus filhos.
Onde fala na Bíblia que o homem tem que sustentar a esposa?
Efésios 5:28-33 NTLH. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo.
Enquanto vige a sociedade conjugal, não se cogita na prestação de alimentos, eis que o casal tem a obrigação recíproca de prover o sustento da família.
Como o “salvador”, ele é o protetor e o fornecedor, o grande sacrifício e o mediador em nosso interesse. Cuide daqueles de sua casa (1 Timóteo 5:8). O homem que não cuida dos seus não é um homem de verdade. Ame sua esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25).