Em conversa com a técnica da Knauf Isopor®, Flávia Ceron, descobrimos que o EPS Isopor® é um material atóxico e que não apresenta reação alguma ao corpo humano.
Após observar profissionais que tem contato diário com esse produto, a Agência constatou que pessoas expostas ao estireno passaram a sofrer de problemas de saúde como dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos.
Apesar das notícias recentes sobre os riscos de câncer por causa de celulares, café, plásticos, isopor e formol, a maioria das pessoas tem poucas chances de estar em perigo por causa desses elementos, segundo especialistas.
O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar. Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos.
Faz mal? Não, mas também não é recomendado comer", ressaltou ela. Especialistas reforçam que o material não deve ser ingerido por pessoas, já que não é produzido para fins alimentícios.
BISFENOL: Cancerígeno Que É Liberado Quando O Plástico Ou Isopor São Aquecidos
Porque não usar isopor?
O isopor é um dos grandes vilões do meio ambiente, demorando muitos anos para se decompor e sendo um elemento de poluição visual quando descartado de maneira inadequada.
Nada de isopor no micro-ondas, além do risco de derreter dentro de seu aparelho, ele ainda libera materiais que podem ser tóxicos e que podem contaminar o seu alimento.
Além disso, o isopor queima muito facilmente, derretendo e liberando uma fumaça preta que libera gás carbônico (CO2) para o ambiente. Muitas vezes isso é algo controlado pela adição ao isopor de aditivos capazes de retardar o fogo.
Além disso, o isopor é um isolante e impede a correta refrigeração dos alimentos, segundo informa a nutricionista Consuelo Simone Galina. Ela recomenda também nunca deixar sobras de alimentos expostos dentro da geladeira.
“Todo alimento que é acondicionado dentro de uma embalagem de Isopor® precisa ter algum tipo de proteção, pode ser um plástico ou papel colocado entre ambos, mas vale a pena repetir: o EPS é completamente atóxico”, ressalta a especialista.
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
A agência descobriu que a exposição permanente ao poliestireno - que libera gases tóxicos - causa dores de cabeça, perda auditiva e problemas neurológicos.
Em conversa com a técnica da Knauf Isopor®, Flávia Ceron, descobrimos que o EPS Isopor® é um material atóxico e que não apresenta reação alguma ao corpo humano.
Isopor é reciclável? Muitas pessoas já ouviram que isopor não é reciclável, no entanto, isto é um mito. Ele não é biodegradável, ou seja, um produto cujo a matéria-prima se decompõe naturalmente, mas é reciclável. Basta descartá-lo da forma correta.
O isopor é um dos materiais que leva maior tempo para se decompor no meio ambiente. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele pode levar até 400 anos para se deteriorar, trazendo grandes prejuízos à natureza quando descartado indevidamente.
Assim, é possível manter seus produtos refrigerados por até 12 horas; Armazene as suas bebidas em pé, para evitar a oxidação; Prefira as latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; Evite colocar os alimentos em contato direto com o EPS Isopor®.
Evite a utilização de embalagens de papelão e isopor para o freezer. Não há um grande risco em utilizar esses materiais para congelar alimentos, porém o papelão não lida muito bem com a umidade do freezer, e o isopor, devido à baixa temperatura, pode ficar quebradiço e prejudicar o alimento.
O alumínio é considerado a melhor embalagem para preservar o sabor, os nutrientes e apresenta a melhor resistência a altas e baixas temperaturas, além de proteger contra a ação direta da luz e da umidade.
O site de pesquisa “Ecycle” aponta que um dos grandes problemas do isopor é que o seu tempo de decomposição é considerado indeterminado, alguns fabricantes até falam que o material não é biodegradável, ou seja, ele pode durar para sempre.
Entre as opções mais seguras, no entanto, estão os plásticos de grau alimentício, feitos de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polipropileno (PP). Estes são considerados seguros para contato com alimentos e bebidas.
Muito utilizado em embalagens para proteger produtos frágeis ao longo do processo logístico, o Isopor ou Poliestireno Expandido (EPS) pode causar sérios impactos ao meio ambiente.
O isopor não é um material biodegradável, já que seu processo de decomposição na natureza leva em torno de 150 anos. Quimicamente ele é composto por apenas dois elementos, carbono e hidrogênio, ou seja, não contêm nenhum produto tóxico ou perigoso para o meio ambiente ou a camada de ozônio.
Você não deve colocar na air fryer utensílios de metal, papel filme, embalagens de plástico, embalagens de papel e até mesmo de isopor. Leia mais em nosso artigo para descobrir mais itens que não podem ser colocados na air fryer.
De acordo com alertas do órgão internacional responsável pela avaliação toxicológica de aditivos alimentares e contaminantes em alimentos, o alumínio pode se acumular no corpo humano e causar danos aos sistemas reprodutivo e nervoso.