O GTIN é obrigatório nas notas fiscais?
O GTIN já era um item de preenchimento obrigatório nas Notas Fiscais eletrônicas e Notas Fiscais de Consumidor eletrônicas desde a NT 2017.001. Com a publicação da Nota Técnica 2021.003 pelo Governo, agora passa a ser validado pelo Cadastro Centralizado de GTIN (CCG).Onde colocar sem GTIN na nota fiscal?
Assim, conforme a Nota Técnica 2021.003 – Validação GTIN, Versão 1.10, de julho de 2022, para os produtos que não possuem código de barras com GTIN, deve ser informada nos campos cEAN e cEANTrib a expressão literal “SEM GTIN”.Sou obrigado a ter GTIN no produto para emitir NF-e e NFC-E?
Sim. Se o produto comercializado na NF-e/NFC-e possuir código de barras com GTIN, ele deve ser destacado no documento, seja a NF-e/NFC-e gerada pelo fabricante, distribuidor, revenda, varejo, etc.O que fazer quando não tem GTIN?
Caso o produto ainda não possua um GTIN estabelecido, deve-se adicionar o texto “SEM GTIN” nos campos cEAN e cEANTrib da nota fiscal. Claro que essa informação será verificada pelo sistema, para garantir que o item especificado, de fato, não possui GTIN.GTIN Obrigatório na NFe 2023 GS1 | E se o produto não tiver o código de barras ? (Nota Fiscal EAN)
Como devo preencher o campo "Produto sem GTIN"?
Para produtos que não possuem código de barras com GTIN, deve ser informado o literal “SEM GTIN” (conforme Nota Técnica 2017.001 versão 1.30). Ou seja, onde é exigido o código de barras, deve-se preencher com a frase “SEM GTIN”, e não com números fictícios de códigos de barras.Quem deve criar o GTIN?
GTIN-13 exclusivo para cada item comercial, deve ser atribuído pelo detentor da marca do produtos Código de barras EAN-13 (padrão EAN/UPC requerido para leitura óptica nos check–outs das lojas no varejo).Pode emitir nota fiscal sem NCM?
É importante saber que toda mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM, que é lançado na nota fiscal ou está presente em livros legais e outros documentos.É obrigatório ter código de barras para a nova NF-e?
Muita calma, a legislação em momento algum obriga a sua empresa a ter o código de barras, mas se tiver o código de barras, está obrigado a informar na NF-e.Como descobrir o GTIN pelo NCM?
Consultar NCM através do código GTIN
- Acessar o site Tabelas Nacionais – Consulta de GTIN (sef.sc.gov.br)
- No campo código informar o GTIN do produto de clicar em Buscar.
- Em Lista de GTINs será exibido o resultado da pesquisa com o numero do NCM vinculado ao GTIN pesquisado.
Onde consigo o GTIN do produto?
Consulte o código de barras na embalagem do produto ou na capa do livro. Veja um exemplo de código de barras abaixo para saber como o GTIN pode ser exibido em seu produto.Sou obrigado a me filiar ao GS1?
Caso a empresa queira ter o controle automatizado, e fazer a referência entre o código de barras do produto e a NF-e, a dona da marca deste produto deverá se filiar para obter o GTIN e aplicar o código de barras, mas pelo ajuste [SINIEF não existe a obrigatoriedade.]Como posso resolver a rejeição 882 na NF-e?
(882) Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido - Como resolver? Para corrigir basta acessar: Suprimentos > Estoque > Produtos, pesquisar o item rejeitado pela NF-e, no menu de opções clicar em "Config. Códigos de Barras", será necessário informar o GTIN correto para o item, obedecendo o prefixo correto.Como posso emitir uma nota fiscal eletrônica sem GTIN?
No mais, para emitir nota fiscal eletrônica sem GTIN, é possível, mesmo que o preenchimento dos campos seja obrigatório. Isso porque, ter o código em si, não é uma obrigação para as empresas, o que torna tudo mais fácil. Com isso, o empreendedor sem GTIN deve adicionar a informação “Sem GTIN” em sua NF-e.Qual a diferença entre o código EAN e o GTIN tributável?
Quando são diferentes, o GTIN é o código de barras (antigo código EAN) do produto enviado ao destinatário na NF-e, conforme a forma/volume de venda, enquanto o GTIN da unidade tributável é o código de barras (antigo EAN) da menor unidade comercializável identificada pelo código GTIN.Qual é o cronograma para a implementação do GTIN?
2. Cronograma de Implementação. As mudanças introduzem um novo cronograma para validação do código GTIN, com fase de testes iniciando em 1º de abril de 2024 e implementação obrigatória a partir de 2 de setembro de 2024. Essas datas são cruciais para empresas que precisam se preparar adequadamente.Quando o produto não tem GTIN, o que fazer?
Solução. Para resolver, é necessário acessar o cadastro do produto indicado na rejeição em Menu >> Gerenciar Produtos >> abri-lo para alteração e indicar o mesmo código que está cadastrado no campo Cod.Quais dados precisa para gerar NF?
Quais são os dados para emissão de nota fiscal?
- Dados do emitente. Nome ou razão social da empresa; ...
- Dados do destinatário. Nome ou razão social do cliente; ...
- Impostos incidentes: Alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); ...
- Informações gerais: Data e hora de emissão da nota fiscal;
O que significa GTIN EAN?
O GTIN (Global Trade Item Number), também conhecido como EAN (nome antigo), ou simplesmente código de barras, é um código normalmente utilizado para identificar produtos. Ele costuma ser exibido na embalagem dos produtos no formato de código de barras.Quando usar NCM 00000000?
O código NCM “00000000” (oito zeros) deve ser utilizado para o item do documento correspondente aos serviços prestados, com a indicação do CST _51 (diferimento), caso seja aplicável a Portaria CAT 22/2007.O que acontece se emitir nota fiscal com NCM errado?
Informação incorreta de NCM ou ausência na BL (Conhecimento de Embarque) pode incorrer em multa de R$ 5.000,00.Qual código colocar na nota fiscal?
O uso do código NCM é obrigatório para todos os emitentes de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) modelo 55, e Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) modelo 65. Esse código auxilia na classificação fiscal dos produtos e serviços e no controle dos impostos e benefícios fiscais relacionados.O GTIN-EAN é obrigatório?
A nova regra de validação do GTIN-EAN, que até agora era obrigatório apenas para o setor do Varejo. Agora a obrigatoriedade se estende a todos, ou quase todos os setores ( CNAEs).Como posso gerar um código GTIN?
Para criar um código GTIN, siga estas etapas:
- Obtenha um Prefixo de Empresa: Inicie solicitando um prefixo de empresa da GS1, a organização global que supervisiona códigos de barras;
- Escolha o Tipo de GTIN: Com o prefixo, selecione o tipo de GTIN desejado, como GTIN-13, que requer um prefixo de 12 dígitos;