Bem-estar e comodidade. Sem dúvida, o principal motivo para instalar um forro térmico de PVC é o conforto. O ambiente se torna muito mais agradável, independentemente de condições externas como calor, frio ou vento.
Ideal para ambientes comerciais e industriais, o forro de PVC modular geralmente apresenta formatos quadrados e suporta temperaturas de até 45 °C. Encaixado em uma estrutura de perfil aparente, pode ser facilmente removido e reaplicado.
Embora o PVC possa queimar (a maioria das coisas queimam quando ficam quentes o suficiente), ele não pega fogo facilmente. Uma exceção entre os plásticos de uso geral, o PVC é inerentemente resistente ao fogo, pois contém mais de 50% de cloro.
Qual a temperatura máxima que um cano de PVC suporta?
O padrão ASTM permite que o PVC seja usado em aplicações que não excedam 60°C. Temperaturas acima disso podem causar amolecimento do material e enfraquecimento das juntas. O CPVC, por outro lado, pode suportar temperaturas de até 100°C.
Suas qualidades materiais são altamente resistentes à umidade e permitem uma fácil limpeza. No entanto, este tipo de forro não oferece um bom isolamento acústico e térmico, e possui baixa resistência ao fogo, motivo pelo qual deve ser evitado em áreas com cozinha, lareiras ou churrasqueiras.
Comparado a outros termoplásticos como polietileno e polipropileno, o plástico PVC apresenta um ponto de fusão comparativamente mais baixo. Seu ponto de fusão normalmente varia de 82°C a 260°C (180°F a 500°F) e pode variar com base no grau específico e na formulação utilizada.
Porque o forro de PVC cai? Um erro bem comum na instalação é a fixação das placas com rebites sem cabeça ou parafusos não apropriados, onde em um período curto de tempo o forro resseca e começa a se soltar. Outro fator é a pouca quantidade de estrutura.
O PVC é um isolante térmico eficaz, ajudando a manter os ambientes mais frescos durante os dias quentes e mais quentes durante o inverno. Além disso, o forro de PVC é de fácil manutenção, o que o torna uma escolha prática para quem busca um ambiente mais confortável sem abrir mão da praticidade.
Evite o Uso de Filme de PVC no Microondas: O filme de PVC, não são projetados para suportar o calor intenso do microondas. O uso inadequado pode levar ao derretimento e à liberação de substâncias indesejadas nos alimentos.
O forro em PVC é conhecido por ser autoextinguível, o que significa que, em caso de incêndio, ele não contribuirá para a propagação das chamas. Essa característica confere uma camada adicional de segurança aos ambientes onde é instalado.
O que colocar em cima do forro PVC para diminuir o calor?
A manta térmica adesiva para forros de PVC, chamada também de ISOLAFORRO, é a melhor forma de bloqueio térmico e aumento na durabilidade do forro de PVC.
A agência descobriu que a exposição permanente ao poliestireno - que libera gases tóxicos - causa dores de cabeça, perda auditiva e problemas neurológicos.
O forro de PVC, segundo ensaios realizados conforme NBR 9442 (ABNT, 2019), em laboratórios aprovados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Gomes (2017) destaca que esse tipo de forro também apresenta classificação II-A.
Bromo e flúor atacam o PVC rígido mesmo em baixas temperaturas. O PVC rígido resiste a todos os agentes oxidantes, mesmo os mais fortes como peróxido de hidrogênio e permanganato de potássio, sendo que este último provoca somente discreto ataque superficial em condições de concentração elevada.
É normal o Forro de PVC estralar? Sim, é normal o forro de PVC estralar, justamente por cauda da dilação térmica que ocorre quando há uma variação na temperatura, tanto aumentando como diminuindo, o que acaba ocasionando esses pequenos estralos.
Além do valor de mercado, o PVC pode ser instalado em ambientes molhados da casa, diferente do gesso. Em contrapartida, o acabamento do forro de gesso é mais sofisticado e o material proporciona mais conforto térmico e acústico. O PVC já não possui essas características como ponto principal.
O forro de PVC é conhecido por sua durabilidade. Quando instalado e mantido corretamente, pode ter uma vida útil considerável, geralmente variando entre 10 a 20 anos ou mais, dependendo das condições e da manutenção.
Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.
Embora o PVC inche ou se dissolva em hidrocarbonetos aromáticos, cetonas e éteres cíclicos, o PVC é difícil de dissolver em outros solventes orgânicos. Aproveitando esta característica, o PVC é usado em dutos de gases de escape, folhas usadas em construção, garrafas, tubos e mangueiras.
Quanto tempo o plástico PVC demora para se decompor?
Com relação ao descarte, vale lembrar que o PVC é um plástico, um dos materiais líderes na capacidade de poluir por muito tempo. O tempo de decomposição desse tipo de material na natureza é de 200 a 600 anos.
Não propagam o fogo; No forro, é possível a instalação de ventiladores. A manutenção é simples, podendo ser limpo com água ou outros produtos de limpeza.
Além disso, é crucial ter em mente que, apesar de sua resistência à umidade, o forro em PVC não é imune a danos causados por água em excesso. Portanto, ao realizar a limpeza, evite o uso de grandes volumes de água e certifique-se de secar completamente a superfície após o processo.
O Forro de Isopor apresenta um ótimo custo-benefício em relação a outros materiais utilizados em forros, como gesso e PVC. Isso porque o isopor é um material mais barato e sua instalação é mais simples e rápida, o que reduz os custos com mão de obra.