Rico em proteínas e pobre em gordura, o filé de panga também é uma opção saudável para incluir na dieta. Seja em um prato principal acompanhado de legumes frescos ou em uma saborosa receita de curry ou ensopado, o filé de panga é uma escolha versátil e deliciosa para qualquer refeição.
O Filé de Panga é um peixe de água doce, da família dos bagres. Devido ao sabor suave e preço acessível, o Panga tem conquistado diversos países em uma demanda crescente. Sua carne é branca, macia, saborosa, de textura firme e muito fácil de se preparar, podendo ser assado, cozido, frito ou grelhado.
Quais são os benefícios do filé de panga para a saúde?
Um dos principais benefícios do Peixe Panga é o seu alto índice de proteína, e a baixíssima quantidade de sódio. Os nutrientes úteis contidos no peixe panga ajudam a fortalecer as articulações e ossos e reduzem a probabilidade de desenvolver doenças do sistema músculo-esquelético.
Segundo o piscicultor, a espécie é mais rentável: de todo peso de uma tilápia, aproximadamente 33% são de filé enquanto no panda a proporção é de 45%. “Além de toda essa produtividade, a gente ainda precisa pensar que ele é menos exigente em proteínas.
Assim como o bagre, o panga é um peixe de couro, isto é, não possui escamas. É um peixe de água doce e possui hábito alimentar onívoro, ou seja, alimenta-se de diferentes classes de alimentos, como algas, plânctons e outros peixes. Em cativeiro, pode chegar a até 3kg e 1,30m de comprimento.
PANGA: Descubra um segredo "escondido" deste peixe!
É seguro comer o peixe panga?
A professora Luciana assegura que o Vietnã possui mecanismos de controle e regulamentação séria com instituições que realizavam o monitoramento de possíveis perigos. “O panga é totalmente seguro para alimentação e exportação.
Baixo teor de gordura: O peixe Panga é uma boa opção para pessoas que buscam uma dieta com baixo teor de gordura, pois tem um teor de gordura baixo em comparação com outras espécies de peixe. 2. Sabor suave: O sabor do peixe Panga é geralmente considerado suave e delicado, o que pode agradar a muitos paladares.
Peixes predatórios, como cação e tucunaré, que ocupam o topo da cadeia alimentar, tendem a acumular maiores quantidades desses metais. O consumo excessivo de peixes contaminados pode levar a problemas de saúde sérios, incluindo danos ao sistema nervoso, queda na imunidade e distúrbios renais.
O peixe-panga é onívoro e até mesmo necrófago, ou seja, ela come tudo o que está disponível, incluindo restos de animais mortos. Desse modo, peixes capturados diretamente no rio Mekong podem apresentar algum tipo de risco, por óbvio, mas isso pode acontecer para qualquer espécie de peixe.
Rico em proteínas e pobre em gordura, o filé de panga também é uma opção saudável para incluir na dieta. Seja em um prato principal acompanhado de legumes frescos ou em uma saborosa receita de curry ou ensopado, o filé de panga é uma escolha versátil e deliciosa para qualquer refeição.
O pangasius – ou “panga” – é um peixe de água doce cultivado, majoritariamente, em tanques artificiais. No Vietnã, país que mais exporta pangas no mundo, o peixe é cultivado na foz do rio Mekong. O Brasil gasta cerca de U$ 300 milhões com a importação de pangas de países como Vietnã e China.
"O salmão é muito mais saudável do que a tilápia; embora tenha um teor de gordura maior do que a tilápia, ele tem mais benefícios para a saúde”, explica a nutricionista Shiza Khan ao “eMediHealth”. A única diferença pertinente entre os dois peixes é o teor de ômega-3.
Os filés de peixe Panga apresentaram baixos níveis de contaminação por coliformes, estando, em sua maioria, próprios para o consumo humano visto que 23 (92%) amostras analisadas encontravam-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira vigente.
Peixe reimosos são os peixes que não possuem escamas. São chamados de peixes de couro. Os peixes que possuem escamas Não são reimosos. Segundo o dicionário Caldas Aulete, remoso ou reimoso “é tudo o que faz mal à saúde”.
File de panga é um peixe com sabor suave e textura delicada, originário de águas tropicais. Rico em proteínas e baixo teor de gordura, é uma escolha versátil e saudável. Sua carne leve permite uma variedade de preparações, sendo popular em muitas cozinhas pelo mundo.
Os peixes que têm maior concentração de mercúrio são o atum fresco, peixe-espada, garoupa, maruca, tubarão, peixe-agulha, cherne e espadarte. Contudo, se o consumo for moderado, não há grandes riscos para a saúde.
O pangasius é um predador, que pode crescer até aos 130 centímetros e e alcançar 44 quilos. A sua vida útil estende-se ao longo de 20 anos. O diretor do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, João Dias, observa que a espécie representa um risco ao equilíbrio do meio ambiente.
O panga é totalmente seguro para alimentação e exportação", diz Lilian Viana Teixeira, professora do departamento de tecnologia de inspeção em produtos de origem animal da UFMG.
O peixe panga é uma fonte acessível de proteína de alto valor biológico, sendo uma excelente opção para pessoas que buscam uma dieta rica em proteínas sem gastar muito. As proteínas são essenciais para a construção e reparação de tecidos corporais, incluindo músculos, pele e órgãos.
Dotado de excelente desempenho nos quesitos engorda e produtividade e altamente proteico para o consumo alimentar, o panga possui características que viabilizam o seu comércio com bom retorno ao criador.