Um detalhe interessante é que o motor de um carro quando utiliza o etanol fica mais potente, já que esse combustível suporta uma maior compressão. No entanto, esse aumento de potência e de resistência à compressão eleva o seu consumo, o que ocorre em menor quantidade com a gasolina.
Essa diferença de desempenho do motor se deve ao quanto o etanol e a gasolina resistem à detonação durante a combustão, chamado de nível de octanagem. Quanto maior a octanagem, mais difícil a queima. Enquanto a da gasolina é próximo de 92 octanas, o etanol possui 110 octanas.
Com etanol, temos o contrário: o motor demora mais a aquecer, o consumo de combustível é maior (em comparação à gasolina), mas, em compensação, o carro fica mais rápido, isto é, acelera melhor e possui melhor retomada de velocidade.
Na prática, isso funciona, mas quando muito frio e motor fio. o etanol tende a ter mais dificuldade e o motor pode engasgar, causando a impressão de estar fraco.
Qual deixa o carro mais forte, etanol ou gasolina?
Para os motoristas, de maneira direta, o etanol é mais barato, mas possui menor rendimento, enquanto a gasolina funciona de maneira reversa: possui maior potência, mas é mais cara. Fatores como o óleo do motor também podem impactar bastante no consumo de combustível.
Tem menor poder calorífico: o etanol possui um poder calorífico inferior ao da gasolina, o que significa que o veículo terá um desempenho menor em termos de potência e eficiência energética.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
De acordo com o consultor da UNICA – União da Indústria da Cana de Açúcar, Alfred Szwarc, o etanol possui componentes solventes, responsáveis por garantir a limpeza dos bicos injetores, quando usado com maior frequência.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
A queima do etanol é mais limpa que a da gasolina, ela não gera depósitos de carvão, por exemplo. Porém o uso constante do etanol pode exigir cuidados na manutenção periódica. Um deles é a formação de uma “goma” na ponta dos bicos injetores, que em casos extremos podem entupir.
Álcool ou gasolina, o que estraga mais o motor? No fim das contas, nenhum dos dois combustíveis vai “destruir” o motor se você fizer as manutenções de rotina e usar o veículo corretamente. O álcool pode ser mais corrosivo, mas é ótimo para manter o motor limpo internamente.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
Porém, o etanol é conhecido por proporcionar uma queima mais eficiente e rápida, o que gera maior potência ao motor. Quando um carro é remapeado para rodar com etanol, o motor consegue aproveitar ainda mais essa característica, pois o remap ajusta a injeção e o avanço da ignição para melhorar a queima do combustível.
O que pode ser quando um carro liga, mas não tem força?
As causas mais comuns são o abastecimento com combustível ruim ou vazamento de óleo. Além disso, se estiverem velhas, as velas também não funcionam adequadamente. Para solucionar o problema é simples: garantir a limpeza das velas ou sua troca periódica a fim de evitar problemas de potência.
No caso dos carros flex, não existe diferença entre qual combustível é mais prejudicial ao motor. Segundo a mecânica Luciana Félix, motores desse tipo já são projetados para aceitar tanto etanol como gasolina, logo sua vida útil é a mesma, independentemente de qual você use.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
O etanol é uma opção mais sustentável do que a gasolina, porque é produzido a partir de vegetal e, em sua combustão, a liberação de gases poluentes é muito menor do que na queima da gasolina, que é derivada do petróleo.
Outro mito comum consiste na ideia de que misturar combustíveis vai encurtar a vida útil do motor — mas não é bem assim! Na verdade, alternar entre gasolina e etanol pode até contribuir para a limpeza do sistema de combustível, o que ajuda a prolongar a vida útil do motor.
Não há problema em usar apenas etanol – ou gasolina – durante toda a vida útil do motor. O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol.
O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou, em dezembro, o protocolo de testes para a gasolina E30, que terá mistura 30% de etanol e que poderá chegar aos postos ainda neste semestre. Hoje, o limite na gasolina comum é uma mistura de 27,5% de etanol.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.
Qual deixa o carro mais forte, álcool ou gasolina?
A explicação se deve ao fato de a gasolina ter 30% mais energia por litro do que o álcool. Desse modo, no momento da escolha, o motorista deve levar em consideração a quantidade energética mais eficiente da gasolina, seja ela comum ou aditivada.