O elastano é conhecido por sua excelente elasticidade, resistência e capacidade de se estender várias vezes além do seu tamanho original sem se deformar. Devido a essas propriedades, adiciona-se o elastano a roupas para dar elasticidade e oferecer maior conforto e mobilidade aos usuários.
O que é tecido elastano e para que serve? O tecido elastano é um tipo de material utilizado em roupas que tem elasticidade, ou seja, pode se esticar e voltar à sua forma original. Ele é feito de fibras sintéticas, como o poliéster e o poliuretano. O elastano é conhecido por diferentes nomes comerciais.
É necessário calor seco de uma secadora para que isso aconteça. O ciclo de lavagem quente (ou lavagem para bebê) irá afrouxar o elastano, mas quase nada. Levará vários ciclos de lavagem quente para notar alguma coisa. O método mais fácil é esticar a roupa sobre o encosto de uma cadeira para esticá-la.
Tecidos compostos por 2 a 3% de elastano costumam ter uma maior durabilidade, o que evita que a peça fique deformada ao longo do tempo. Já tecidos com 10 a 20% de composição de elastano, além da durabilidade, têm a garantia de elasticidade.
A elasticidade do seu componente permite maior conforto ao usuário, trazendo melhor vestibilidade e adaptação às curvas do corpo com sensação de bem-estar. Também é macio e leve que contribui para uma experiência agradável ao usar roupas feitas com esse material.
Como alargar cintura de calça jeans com costura à mão sem precisar tirar o cós | DIY
O elastano encolhe as roupas?
Outra opção é o Algodão com Elastano o que sugere que o Algodão encolha 5% por exemplo, e o Elastano estica 35% teoricamente a camiseta volta ao tamanho normal. Certamente se comprar uma camiseta com composição mista como as que falamos acima a chance de encolhimento é muito menor que as de fibras puras naturais.
O elastano também é conhecido como Lycra ou Spandex, embora as primeiras fibras de elastano tenham chegado ao mercado dos EUA em 1959, sendo chamadas de fibras K.
Embora o laceamento seja uma característica natural das calças jeans devido à sua composição de algodão e elastano, existem alguns tipos de jeans que são projetados para minimizar o laceamento e manter sua forma original por mais tempo.
Mas vale ressaltar que nenhum tecido é produzido somente com elastano, sempre é necessário a combinação de outro material. No caso da malha produzida a partir do poliéster e elastano, a elasticidade do elastano traz mais conforto para o poliéster e inúmeros benefícios para as roupas!
Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.
Quais tecidos não devem ou não podem ser passados? Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda.
Comece borrifando a área que deseja alargar com água morna, garantindo que o tecido esteja bem umedecido, mas não encharcado. Em seguida, vista a legging enquanto ela ainda estiver úmida. O calor do seu corpo ajudará a moldar o tecido, permitindo que ele se expanda e se ajuste melhor à sua silhueta.
Então agora vamos mostrar como recuperar o tamanho real da peça encolhida. Prepare 1 litro de água morna e adicione ½ litro de vinagre, mergulhe as roupas nessa mistura e deixe-as de molho por 30 minutos. Depois desse tempo, estenda as peças e puxe-as com cuidado para esticar as fibras.
O elastano é um fio proveniente de fibra sintética desenvolvido principalmente para dar maior elasticidade e alongamento. O produto traz melhores resultados nas modelagens dos produtos.
Segundo profissionais da área, o ideal é deixar o tecido descansar por pelo menos 24 horas antes de cortá-lo e iniciar a costura. Assim, isso permite que o material estabilize suas propriedades dimensionais, minimizando o risco de distorções e garantindo um melhor ajuste das peças finais.
A LYCRA® é uma fibra composta por uma grande quantidade de elastano, que possui natureza sintética. O elastano, por sua vez, é responsável por garantir uma elevada elasticidade para as peças, além de durabilidade. Para você ter uma ideia, é possível estender roupas com elastano em até sete vezes o seu tamanho original.
Se você é daqueles que gosta de praticar exercícios que demandam elasticidade nos movimentos, a Viscolycra é a melhor opção. Essa malha oferece flexibilidade até 7 vezes maior se comparado ao tamanho original da peça, ou seja, ela se adapta muito bem ao corpo.
Os tecidos de poliéster não esticam, não deformam e nem amarrotam. As peças com composições de poliéster com elastano são mais elásticas, e mais confortáveis do que as que não possuem, mas sempre voltam a sua origem.
É o caso das roupas do tipo Lycra, que fundem algodão com elastano. “Imagine que uma blusa feita com esses dois tecidos tenha encolhido, digamos, 5% na largura. Se o elastano permitir que a roupa estenda cerca de 35%, ela volta normalmente ao tamanho que tinha antes”, afirma Paulo.
O cetim é também um tecido sintético como a malha, porém, é produzido com a técnica de entrelaçamento, então não tem elasticidade. Para driblar essa inflexibilidade e trazer maior conforto para alguns tipos de peça, existe a variação do cetim que leva elastano na composição.
Tecidos como algodão, lã, seda e misturas de fibras naturais com sintéticas são mais propensos a encolher quando expostos a altas temperaturas. A água fria reduz esse risco, pois minimiza o estresse sobre as fibras durante o processo de lavagem.
O elastano é um componente usado na fabricação de tecidos para roupas, possível em diversos segmentos, da moda íntima às roupas esportivas de alto desempenho. A explicação para tal fato vem da sua principal característica, a resiliência, no calor ou frio.
O elastano é uma fibra sintética que é frequentemente usada em outros materiais têxteis para aumentar sua elasticidade e conforto. Quando adicionado à sarja, o elastano permite que o tecido estique e volte à sua forma original, proporcionando um ajuste mais confortável e flexível.
Para fabricar roupas, a indústria “estica” as fibras naturais que compõem tecidos como algodão, lã e linho. Quando as peças são lavadas, elas podem encolher porque a água faz com que as fibras voltem para o seu estado normal.