9 de Julho é Dia da Luta Operária. Na cidade de São Paulo, o dia 9 de julho não é mais apenas o dia do MMDC, ou daquela que se convencionou chamar de “revolução constitucionalista”. Desde 2017, a capital celebra nesta data o Dia da Luta Operária, uma homenagem ao início da Greve Geral de 1917.
A lei que incorporou a data ao calendário oficial do estado é a Lei 9.497, de 5 de março de 1997, que determina que 9 de julho seja feriado estadual e não ponto facultativo.
Quem trabalha no feriado recebe adicional? Depende da função e do tipo de contrato. Empregados que trabalham de segunda a sexta têm direito a adicional se trabalharem no feriado. Trabalhadores com jornada 12h/36h geralmente não têm adicional, pois a compensação de feriados está prevista no contrato.
A data celebra a deflagração da chamada Revolução Constitucionalista em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. O dia 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, é feriado no estado de São Paulo, e não um ponto facultativo.
A lei que incorporou a data ao calendário oficial do estado é a Lei 9.497, de 5 de março de 1997, que determina que 9 de julho seja feriado estadual e não ponto facultativo.
No dia 9 de julho, próximo sábado, é comemorado no Estado de São Paulo o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 e quem trabalhar nesta data, pode ter direito a hora extra, com adicional de 100%, variando conforme o acordo coletivo da categoria.
Diferentemente do que ocorre com algumas datas comemorativas, o Dia dos Pais não é feriado nacional nem ponto facultativo. Por outro lado, a celebração movimenta o varejo, especialmente do setor de vestuário, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 92 anos nesta terça-feira (9), data considerada magna no estado de São Paulo por ter marcado o conflito armado entre forças paulistas que tinham por objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas.
Via de regra, os pontos facultativos são estipulados em datas próximas a feriados em meio de semana – como no Carnaval, em que segunda, terça e a Quarta-feira de Cinzas (até o fim da manhã) são considerados pontos facultativos.
O "Dia da Consciência Negra" foi idealizado em 1971, pela mobilização de um grupo de jovens estudantes negros do Rio Grande do Sul, o Grupo Palmares; Em 2003, o presidente Lula sancionou uma lei federal que considera o 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra" no calendário escolar.
Por exemplo: a nossa Avenida 23 de Maio tem esse nome porque foi nessa data que quatro jovens foram assassinados, dando início formal à revolução. Eles se chamavam Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos depois pela sigla MMDC, que dá nome a diversas ruas.
Julho de 2024 não tem feriados nacionais, mas há datas comemorativas como Dia do Rock e dos Avós. Alguns estados têm feriados, como o Dia da Independência da Bahia e da Revolução Constitucionalista.
O dia 21 de abril é feriado nacional, e pra alguns a folga do vai ser prolongada, incluindo a sexta, o sábado e o domingo. Quem não vai viajar, provavelmente irá aproveitar esses três ou quatro dias para descansar em casa e com isso o consumo de energia elétrica pode aumentar.
1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Art. 2º Só serão permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
O Dia dos Pais não é um feriado oficial no Brasil. Isso significa que, em geral, as atividades comerciais e os serviços públicos funcionam normalmente neste dia. Mesmo que fosse feriado, a celebração caindo em um domingo já garante a folga para a maioria dos trabalhadores brasileiros.
O ano inteiro de 2024 terá somente dois feriados prolongados (com pontos facultativos): Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça) e Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).
O dia 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, é feriado no estado de São Paulo, e não um ponto facultativo. De acordo com o calendário oficial do governo federal, no entanto, a data não é um feriado nacional.
Data é prevista nos calendários de São Paulo e Boa Vista (RR) O dia 9 de julho será feriado, mas não em todo o Brasil. Isso porque a data é prevista no calendário apenas do estado de São Paulo e, no caso das capitais, de Boa Vista, em Roraima.
é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos”. Portanto, há duas opções para o empregador cujo funcionário trabalha em feriado: ou paga o feriado trabalhado em dobro, ou concede outro dia de descanso.
A legislação trabalhista estabelece que um trabalhador tem direito a um descanso semanal remunerado, ou seja, a uma folga, a cada sete dias trabalhados. Isso significa que o trabalhador não deve trabalhar mais de seis dias seguidos sem um dia de descanso.