A vigência do Desenrola Brasil é de 17/07/23 até 31/03/2024. O que fazer: é preciso providenciar a atualização dos dados cadastrais no Portal GOV.BR para ter acesso à plataforma Desenrola. As dívidas enquadradas na Faixa 1 têm início previsto para o dia 09/10/2023 e duração até 31/03/2024.
Comunicamos que o período de aditamento do 2° semestre de 2024 será prorrogado até 30/12/2024 para os contratos do Novo FIES - assinados a partir de Janeiro de 2018. Dessa forma, estarão ampliados os prazos das modalidades de aditamento contratual de: renovação, suspensão e transferência até 30/12/2024.
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
Brasil em Dia – Desenrola Fies: prazo foi prorrogado para 31 de dezembro
O Desenrola FIES é válido para adimplentes?
# Contratos com pagamento em dia (adimplentes)
Quem está em dia com os pagamentos também pode se beneficiar do Desenrola Fies. Nesse caso, os descontos podem chegar a até 12% sobre o valor total da dívida. O incentivo só não é válido para quem ainda não concluiu o curso ou está no período de carência.
2- Contratos vencidos e não pagos há mais de 365 dias, em 30/06/2023, de alunos cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021: desconto de 92% no valor total da dívida; ou abatimento de 99%, caso a última prestação devida esteja com mais de 5 anos de atraso.
Acesse o aplicativo da Caixa no seu celular. Entre em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104. Ligações podem ser feitas pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).
Não apenas pessoas inadimplentes poderão renegociar. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia. Os maiores descontos, no entanto, virão para estudantes com contratos assinados até o fim de 2017 e com débitos em atraso em 30 de junho deste ano.
O Desenrola Fies, braço do programa Desenrola lançado pelo governo Lula em 2023, que oferece descontos especiais para quem não quitou o financiamento estudantil, encerrou 2024 com resultados expressivos. Mais de 387 mil contratos foram renegociados, somando R$ 794,9 milhões pagos nas entradas dos acordos.
O fiador permanece atrelado ao contrato enquanto ele estiver ativo, e pode ser acionado em caso de inadimplência, onde terá que pagar um boleto do FIES com os valores que ficaram sem pagamento.
De acordo com a CNN Brasil o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, a resposta do governo sobre o assunto é “não vemos necessidade nesse momento”. Segundo ele, o Desenrola Brasil foi uma medida voltada a resolver uma situação pontual, a alta inadimplência gerada pela pandemia.
Acesse o site do Portal Desenrola Brasil e realize a autenticação na plataforma, através da conta do Portal Gov.br, utilizando seu CPF. O nível da conta do gov.br para o programa deve ser ouro ou prata para acessar e realizar as negociações no Portal Desenrola.
Havendo dificuldade em abrir o diálogo com o banco para um acordo, você pode solicitar a renegociação por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Isso deve fazer com que o banco dê uma atenção mais cuidadosa ao seu caso.
Para aqueles que estão enfrentando atrasos nos pagamentos do financiamento, o pedido de perdão da dívida do FIES pode ser realizado diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).
Para fazer a antecipação e pagamento das parcelas do Fies, o aluno deverá procurar uma agência do banco financiador, negociar e avaliar a possibilidade de descontos sobre os juros.
Para contratos adimplentes desconto de 12% do saldo consolidado da dívida; O valor mínimo de cada prestação mensal deverá ser a partir de R$ 200,00 (duzentos reais), mesmo que o prazo máximo de parcelamento seja reduzido.
Para participar do Desenrola Fies, é necessário entrar em contato com a agência bancária que firmou seu contrato de financiamento. As principais são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Acesse o aplicativo da Caixa no seu celular. Entre em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104.
O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será redividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.
A Medida Provisória 1090/21 beneficia os alunos que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o segundo semestre de 2017. A MP, publicada em 30 de dezembro no Diário Oficial da União, permite abatimento de até 86,5% nas dívidas de estudantes.
Conforme disposto na Lei 14.719/2023, dentre outras exigências, têm direito ao desconto de 92% ou 99% estudantes que façam parte do Cadastro Único para recebimento de benefícios sociais do Governo Federal ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021.