O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo (Coptotermes sp. e Heterotermes sp.) danifica estruturas nos centros urbanos e em áreas agrícolas, e inclusive destrói materiais que não fazem parte de sua alimentação, como borrachas, cabos, couro, metais, tijolos e isopor.
O bicho pode danificar materiais como betume, borrachas, cabos elétricos e telefônicos, couro, isopor, plásticos, metais, tijolos e tecidos. Tudo para chegar até a próxima refeição.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
Por isso estão sempre roendo borracha, isopor, fiação e qualquer outra coisa que caia em suas patas. Camundongos são menores que ratos e também têm uma pelagem bem macia, nariz pontudo, olhos e orelhas arredondados e rabo fino e comprido.
Existem tipos de madeiras que são imunes (ou mais resistentes) aos cupins, tais como peroba, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, maçaranduba e mogno. No entanto, tantas outras costumam atrair o gosto dessas pragas que tendem a corroer o móvel de madeira e a danificá-lo com o tempo.
Vinagre. Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida.
Uma grande diversidade de material orgânico, em vários estágios de decomposição, pode servir de alimento para os cupins, incluindo madeira (viva ou morta), gramíneas, plantas herbáceas, serapilheira, fungos, ninhos construídos por outras espécies de cupins, excrementos e carcaças de animais, liquens e até mesmo ...
Uma nova descoberta emocionante na luta contra a poluição: larvas de tenébrios (também conhecidos como larvas-da-farinha) são capazes de consumir isopor.
Qualquer coisa que você armazena pode se tornar um esconderijo para os ratos”, complementa Richard. Caixas de papelão, isopor, caixotes e gavetas, por exemplo, são lugares aconchegantes para os roedores.
Existe um aparelho chamado repelente eletrônico que pode ser instalado na sua residência no intuito de inibir a aproximação de animais. Esse dispositivo emite ondas sonoras que “incomodam” o animal e o fazem se afastar naturalmente, sem a necessidade de maus-tratos ou uso de veneno.
Se você acabou tendo sorte e descobriu pequenos focos de cupins, antes deles se espalharem pelos móveis, é recomendado utilizar o óleo de laranja. Basta derramar algumas gotas em cima do local e deixar agir por algumas horas. O cheiro é forte e ácido, fazendo com que os insetos mantenham distância.
Óleos como o óleo de laranja e o óleo de neem possuem propriedades inseticidas naturais. Aplique o óleo diretamente nos móveis utilizando um pincel ou pulverizador. Esses óleos penetram na madeira e eliminam os cupins.
Os cupins subterrâneos constroem suas colônias preferencialmente no solo, em local subterrâneo, pois dependem da umidade para se desenvolver. A população das colônias do cupim subterrâneo é enorme, podendo até chegar a milhões de indivíduos.
“O bicho-da-farinha é o primeiro inseto conhecido capaz de degradar e mineralizar um plástico comum, resistente e à base de petróleo”, diz o estudo. Durante o experimento, uma centena de tenébrios comeram entre 34 e 39 miligramas de EPS por dia, convertendo metade dessa quantia em dióxido de carbono.
A naftalina, em contato com o ar, solta gases tóxicos no ambiente que podem ser prejudiciais para humanos e pets (principalmente se for ingerida). Como a naftalina, apenas espanta os ratos do ambiente e não os mata; o ideal é optar por repelente de roedores naturais, conforme citado acima.
A idéia aqui é forçar o rato ou a praga em questão a comer essa mistura; ao ingeri-la, essa mistura irá produzir dióxido de carbono no estômago do animal, o que fará com que ele acabe morrendo.
Ovos. O ciclo de vida dos cupins começa com a cópula entre o rei e a rainha, que são os responsáveis pela reprodução. Após a fertilização, a fêmea põe os primeiros ovos em locais escondidos e protegidos da luz do sol. Os ovos são brancos, ovais e bem pequenos e, geralmente, são postos dentro do solo ou alvenarias.
Supervermes comem poliestireno e bactérias destroem químicos eternos. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que uma larva de besouro, conhecida como “superverme”, consegue comer poliestireno expandido, mais conhecido pelo nome comercial isopor®.
Na ponta da barra de ferro, coloque uma mangueira e funil. Depois, jogue o inseticida líquido. Se preferir usar inseticidas em pastilhas, o procedimento é o mesmo, porém após inserir dentro do cupinzeiro, ele deve ser lacrado com barro. O gás da pastilha será disseminado internamente e os cupins irão morrer lá dentro.
O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo (Coptotermes sp. e Heterotermes sp.) danifica estruturas nos centros urbanos e em áreas agrícolas, e inclusive destrói materiais que não fazem parte de sua alimentação, como borrachas, cabos, couro, metais, tijolos e isopor.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.