Munidos dessa informação – e de todo arcabouço científico que envolve o tema – podemos perceber que, sim, o cigarro aumenta a pressão arterial. No caso de pacientes diagnosticados com essa doença e que ainda são fumantes, os prejuízos podem ser ainda mais graves, podendo levá-lo até mesmo ao óbito.
O tabagismo é um dos principais fatores que aumentam a pressão arterial e coloca em risco a vida de milhões de pessoas pelo mundo. O cigarro é composto de nicotina. Esta substância, ao entrar no organismo, provoca a liberação da catecolamina, composto químico que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.
O curioso é que, na literatura médica, está registrado que fumar não leva à hipertensão. "No entanto, quando você fuma um único cigarro, há um pico de pressão arterial que demora até duas horas para baixar", explica a doutora.
Além do estímulo à produção de dopamina, a nicotina também provoca vasoconstrição (os vasos sanguíneos "apertam-se" diminuindo seu diâmetro) e aumento da pressão arterial.
Parar de fumar é uma questão difícil, apenas dizer que o cigarro faz mal não faz com que as pessoas deixem de fumar”, explica Jacqueline. Ela reforça que o estudo em questão comprovou que o paciente que realiza um tratamento para a hipertensão e deixa de fumar apresenta uma queda de 10 mm na pressão arterial.
A verdade por trás da FUMAÇA: o IMPACTO do CIGARRO na saúde do CORAÇÃO!
Como o cigarro afeta a pressão arterial?
De forma aguda, a nicotina gera ativação do sistema nervoso simpático e provoca aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e contratilidade miocárdica com redução da oferta de oxigênio aos vasos e miocárdio. Os efeitos em longo prazo do tabagismo na pressão arterial são complexos e os achados contraditórios.
Quanto tempo depois de fumar a pressão volta ao normal?
No prazo de 30 minutos desde o último cigarro, a pressão arterial e o pulso diminuem e voltam ao normal. No prazo de oito horas, os níveis de monóxido de carbono voltam ao normal.
Os múltiplos efeitos positivos reforçadores da nicotina como melhoria do estado de humor, diminuição da ansiedade; aumento de concentração, pensamento e aprendizagem (Lopes & cols., 2002) têm a capacidade de auxiliar, pelo menos momentaneamente, as pessoas com transtornos mentais.
Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.
Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço; Levantar as pernas acima do nível do coração, mais ou menos a 45º do chão; Oferecer líquidos como água, café ou suco de fruta, quando a pessoa está recuperada, para ajudar a estabilizar a pressão.
A pressão arterial 16 x 10 (equivalente a 160x100 mmHg) pode ser perigosa, especialmente se valores elevados forem verificados com frequência. Neste caso, pode indicar que a sua pressão não está bem controlada.
No caso das pessoas que possuem pressão baixa constantemente, é interessante acrescentar à alimentação alimentos com quantidades moderadas de sódio, de acordo com a recomendação do nutricionista, pois assim o efeito do sal sobre a pressão consegue ser exercido ao longo do tempo.
Câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose.
Náuseas e/ou vômitos são sintomas que normalmente surgem quando a pressão baixa começa a se instalar, indicando que o fluxo de sangue para partes do cérebro como o sistema vestibular, que auxilia no controle do equilíbrio do corpo, está menor.
O que devo tomar quando minha pressão arterial está baixa?
No caso da pressão baixa ser causada por hipotensão ortostática, ou hipotensão postural, o cardiologista pode indicar o uso de remédios, como fludrocortisona ou midodrina, que ajudam a melhorar o tônus dos vasos sanguíneos ou o volume de sangue, aumentando a pressão arterial.
Normalmente, a pressão arterial é considerada baixa quando está abaixo de 90/60 mmHg (9x6). As principais causas da pressão baixa incluem desidratação, problemas cardíacos, hemorragia, infecções graves, alterações hormonais e uso de alguns medicamentos.
Esses sintomas estão relacionados ao aumento da quantidade de oxigênio que seu cérebro está recebendo agora, uma vez que não há mais a inalação do monóxido de carbono presente no cigarro.
Quais são os sintomas de quem está parando de fumar?
Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.
A cardiologista Ana Catarina Periotto explica que é imprescindível parar de fumar, já que as substâncias contidas no cigarro, como a nicotina e alcatrão, produzem um enrijecimento das artérias e o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando, por consequência, os níveis da pressão arterial.
Parar de fumar de uma vez pode ser perigoso devido à dependência química causada pelo tabaco. Quando se interrompe o consumo abruptamente, o corpo pode sofrer com a falta da substância, levando a sintomas de abstinência como irritabilidade, ansiedade e insônia.
Hollmann e Hettinger(5) evidenciaram que fumando um único cigarro a FC eleva-se até 10/20 batimentos/minutos e esse aumento pode regredir após 15/45 minutos.