As companhias de saneamento, como a Sabesp e a Cesan, não recomendam o uso dos bloqueadores de ar. A Sabesp, por exemplo, afirma que a entrada de ar na rede é uma exceção e que o uso do dispositivo pode causar problemas no abastecimento.
O bloqueador de ar funciona para reduzir a conta de água?
Segundo os fabricantes, Bloqueadores de ar são eficientes e funcionam com sucesso no que propõem: bloquear o ar e deixar apenas a água passar. Os fabricantes afirmam que a economia com o bloqueio de ar fica entre 20 e 30%. Segundo especialistas, porém, o Bloqueador de ar não é tão eficaz assim.
Como não há qualquer vedação legal imposta aos consumidores, quanto à instalação de Válvula Bloqueadora de Ar na tubulação de água, após o hidrômetro e sob sua responsabilidade, não há como caracterizar tal conduta como ilegal, tampouco legítima a aplicação de multa. 2.
aquamax® é uma válvula que bloqueia a entrada de ar que chega no hidrômetro. Sua tecnologia faz com que o ar retorne a tubulação da rua sem ser contabilizado, ou seja, você vai pagar somente pela água consumida e não mais pelo volume de ar.
Bloqueador de ar Aquamax - Teste técnico correto contra "PROTESTE" - www.aquamax.com.br
Como posso evitar a entrada de ar no registro de água?
Uma maneira eficaz de prevenir a entrada de ar nas tubulações é fechar o registro principal quando o fornecimento de água for interrompido. "Se isso não for possível, especialmente quando não estamos em casa, uma alternativa é instalar uma válvula bloqueadora de ar", diz Felipe.
Um bom primeiro passo para quem quer diminuir o valor da conta de água é investigar a existência de vazamentos dentro da residência. Eles são uma das principais fontes de desperdício de água no Brasil e avaliações periódicas em canos, hidrômetro e caixa d'água ajudam a prevenir o problema.
Qual a diferença entre eliminador de ar e bloqueador de ar?
Os eliminadores de ar são dispositivos que têm o objetivo de retirar o ar das tubulações de água, enquanto os bloqueadores de ar pretendem fazer com que somente a água passe pela tubulação e pela leitura do hidrômetro, não deixando passar o ar eventualmente presente na rede de abastecimento.
O Bloqueador de ar é a Solução Pra Quem Busca Reduzir a Conta de Água! Onde pode ser instalado: Casas, apartamentos, comércios, indústrias e etc. Local da Instalação: Em qualquer parte depois do hidrômetro e antes da boia da cx d' água.
É importante prestar atenção ao hidrômetro quando ninguém está usando água. Se ele estiver girando, pode ser sinal de ar nos canos. Fechar os pontos de água durante racionamentos ajuda a evitar o problema.
De forma geral, as válvulas de retenção são instaladas no início das linhas de tubulações, entre a saída das bombas e dos registros. O objetivo é que consigam proteger as bombas de golpe de aríete, ação que ocorre devido a cessação brusca do escoamento, em casos especiais por falta de energia elétrica.
§ 1º – O consumidor fica autorizado a instalar equipamentos bloqueadores de ar nos hidrômetros coletivos ou individuais do sistema de abastecimento de água.
Ao longo de 2021 a Equipe de Combate à Perda D'água da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) identificou cerca de 160 hidrômetros fraudados em Ourinhos. Os métodos mais comuns utilizados para interromper a medição do consumo são a instalação de ímãs na parte externa do equipamento ou arames no interior dos medidores.
O BLOQUEADOR DE AR GAAS é um equipamento que impede que o ar entre na rede junto com a água que chega até o seu hidrômetro. Seu funcionamento impede que o ar seja contabilizado pelo hidrômetro e ainda faz com que o mesmo retorne pela tubulação, garantindo-lhe justiça onde você pagará somente pela água consumida.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 527/15, que permite ao consumidor a instalação, provisória ou definitiva, de aparelho eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água.
Aquamax® é uma válvula que bloqueia a entrada de ar que chega no hidrômetro. Sua tecnologia faz com que o ar retorne a tubulação da rua sem ser contabilizado, ou seja, você vai pagar somente pela água consumida e não mais pelo volume de ar.
O bloqueador de ar realmente funciona para reduzir a conta de água?
Assim, nos locais em que a pressão é boa, o bloqueador pode realmente impedir a entrada de ar sem prejudicar a entrada de água. Nos locais em que ela é fraca, por outro lado, o bloqueador pode impedir não apenas o ar de entrar, mas também a água.
Quem pode instalar o bloqueador de ar no hidrômetro?
A aquisição do dispositivo deverá ser feita pelo consumidor, em local de sua escolha, mas a instalação do mesmo deverá ser obrigatoriamente feita pela concessionária, que lançará os custos da operação na fatura de água e esgoto do mês subsequente.
Feche a válvula de fechamento: Com a torneira ainda aberta, feche a válvula de fechamento. Isso interrompe o fornecimento de água, permitindo que o ar escape através da torneira. Aguarde alguns minutos: Deixe a torneira aberta por alguns minutos. Durante esse tempo, o ar deve começar a sair.
Recomenda-se instalar o MasterBlocker antes da primeira torneira que a água venha diretamente da rua, para que o MasterBlocker possa bloquear a entrada de ar, tanto nas torneiras que a água venha direto da rua, quanto nas demais torneiras que a água venha da caixa d'água.
Por isso é preciso que o titular da conta de água da Sabesp esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Ou seja, a conta de água deve estar no nome do titular inscrito no CadÚnico ou de um familiar registrado no mesmo cadastro.
Como Calcular o Custo de 30 Mil Litros De Água? Para calcular o custo de 30 mil litros de água, é necessário conhecer a tarifa cobrada pela concessionária. Multiplicando o valor por litro pela quantidade total, você obtém o custo total. Por exemplo, se a tarifa for R$ 0,005 por litro, o custo seria R$ 150,00.
O benefício vai incluir usuários com renda per capita de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Também terão direito famílias que tenham entre seus integrantes pessoas com deficiência ou idosas com 65 anos ou mais que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).