No entanto, em 2025, Furacão e Coxa estarão na Série B, enquanto o Tricolor não tem calendário nacional. Em 1989, Athletico e Coritiba foram rebaixados juntos, após um desempenho irregular e um polêmico W.O. do Coxa, respectivamente.
O rebaixamento do Athletico à Série B do Brasileiro, no ano do centenário do clube, foi ganhando corpo em vários capítulos ao longo da temporada. Uma campanha que foi do sonho do G6, com direito a liderança do Campeonato Brasileiro, até um longo jejum e vários tropeços, culminado na queda na última rodada.
Clube perde para o Atlético-MG e cai para a Segunda Divisão pela quarta vez. O Athletico-PR foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela quarta vez em sua história neste domingo (8).
O Athletico acabou descendo para a 17ª colocação, com 42 pontos, e foi o último a cair para a Série B nesta temporada, devido também às vitórias do Red Bull Bragantino sobre o Criciúma e do Fluminense sobre o Palmeiras. O Galo acabou se salvando, com 47 conquistados, na 12ª posição.
♫ ATHLETICO-PR REBAIXADO! 👻 (Vai descer, vai descer!) | Paródia Descer pra BC - Brenno & Matheus
Quando o Atlético Paranaense caiu para a Série B?
O rebaixamento foi confirmado neste domingo (8), com derrota para o Atlético-MG, por 1 a 0, no pior desfecho possível para uma temporada que tinha tudo para ser de festa, com o centenário do clube.
Sete clubes dividem a liderança com seis rebaixamentos em distintas divisões: ABC (5 na Série B e 1 na Série C), América-MG (5 na Série A e 1 na Série B), América-RN, (1 na Série B, 3 na Série B e 2 na Série C), Sampaio Corrêa (4 na Série B e 2 na Série C), Santa Cruz (3 na Série A, 2 na Série B e 1 na Série C), ...
O Athletico sofreu o segundo rebaixamento após perder para o Atlético-MG. Times como Vasco, Botafogo, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, e outros também já enfrentaram a queda. Santos foi o último grande rebaixado em 2023. O futebol brasileiro é marcado por surpresas e reviravoltas no Brasileirão.
Rebaixados foram: Atlético Goianiense, Cuiabá, Criciúma e Athletico Paranaense. Os 20 clubes que disputarão a segunda divisão do Brasileiro já está definida.
Embora Flamengo e São Paulo nunca tenham sido rebaixados, outros clubes tradicionais do futebol brasileiro já passaram pela experiência de disputar a segunda divisão. Abaixo, a relação dos 12 grandes clubes do Brasil e os anos em que foram rebaixados: Santos: Rebaixado em 2023.
O Coritiba se junta ao América-MG, que acabou rebaixado há duas rodadas. Esse foi o terceiro descenso do Coxa nos últimos seis anos. Na história, o Coritiba acumula sete quedas: em 1989 e 1993, e depois nos pontos corridos em 2005, 2009, 2017 e 2020.
Porém, dois times multicampeões nunca caíram no Brasileirão Série A: Flamengo e São Paulo. Além disso, a edição de 2025 contará com um estreante na Série A: o Mirassol, que conseguiu o acesso após ser vice-campeão do Brasileirão Série B 2024.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Athletic, Ferroviária, Volta Redonda e Remo garantem o acesso à Série B. Athletic, Ferroviária, Volta Redonda e Remo são os quatro times que garantiram o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2025.
Pela segunda divisão do Brasileirão 2025, apenas Paysandu, Remo, Volta Redonda e Ferroviária fecharam um acordo com a LIBRA, enquanto que Amazonas, América Mineiro, Athletic, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e ...
Na disputa, RB Bragantino, Fluminense e Atlético-MG se safaram do rebaixamento, enquanto o Athletico-PR caiu para a segunda divisão. Essa é a quarta vez que o Athletico-PR é rebaixado para a segunda divisão.
O Athletico fechou a temporada que completou 100 anos de uma forma extremamente amarga, com o rebaixamento à Série B do Brasileiro. Uma marca negativa que reforça a a chamada "maldição do centenário", que já afetou outros vários clubes brasileiros.
Desde a criação do Brasileirão, o Vasco sofreu com o rebaixamento quatro vezes. Em 2008, o Cruz-Maltino caiu para a Série B pela primeira vez sob o comando de Renato Gaúcho, tendo a confirmação após uma derroata para o Vitória por 2 a 0, mas já no ano seguinte voltou a elite brasileira.