O asfalto tem propriedade impermeável à água e baixa reatividade química a muitos agentes, como ácidos, álcalis e sais. Essa é uma característica que evita que o material sofra processo de envelhecimento por oxidação lenta ao entrar em contato com o ar ou com a água.
O traço do asfalto varia de acordo com a resistência que se busca, quanto maior a resistência, menor a capacidade de permeabilidade. Segundo Virgillis (2009), o asfalto permeável possui índices de vazios na ordem de no máximo 25% enquanto o asfalto convencional possui apenas 4% de vazios.
Os pavimentos permeáveis são compostos de revestimento, base e sub-base, de camadas porosas que possuem um alto índice de vazios entre seus agregados compostos, na sua maioria, de pedras britadas de tamanho uniforme.
Se a superfície estiver molhada, é recomendável remover o excesso de água para promover uma melhor aderência. Aplicação: O asfalto ensacado é despejado diretamente na área a ser reparada. É preciso nivelar e compactar o asfalto, garantindo uma superfície uniforme.
Composto pelo concreto betuminoso usinado a quente para aplicação a frio, o asfalto ensacado pode ser aplicado até mesmo em dias de chuva e não exige equipamentos profissionais nem mesmo mão de obra especializada.
Assim, as águas que se infiltram nos pavimentos, danificam as camadas do asfalto, “gerando buracos” nas ruas, avenidas e rodovias, originados, na maior parte das vezes, pela intensidade e acúmulo de águas das chuvas. A infiltração acontece na superfície ou nas bordas e acostamentos.
O preço do asfalto por m2 para pavimentação de superfícies normalmente varia entre R$ 30 a 60/m2. No entanto, por vezes é possível encontrar taxas a partir de R$ 45/m2 e outras vezes os preços podem ultrapassar valores de R$ 350 ou R$ 1.500/m2.
Segundo Raimbault (2002), os pavimentos permeáveis possuem funções mecânicas que permitem suportar os carregamentos pelo tráfego de veículos e possui funções hidráulicas que, de acordo com a porosidade do material, conseguem reter diretamente a água pluvial e a do escoamento superficial, drená-la e fazer com que se ...
Graças a um novo produto lançado pela empresa britânica Tarmac, o asfalto pode deixar de ser o vilão das inundações para passar a contê-las. O chamado Topmix Permeable tem a capacidade de absorver até 4 mil litros de água por minuto.
Como calcular a Taxa de Permeabilidade? Ela é calculada dividindo a área permeável pelo tamanho do terreno e multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se a área permeável é de 400 metros quadrados e o terreno tem 2000 metros quadrados, a Taxa de Permeabilidade seria de 20%.
O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.
O material betume, um dos componentes para fazer o asfalto, por ser derivado do petróleo é altamente poluente ao solo e às águas. O asfaltamento também impermeabiliza o solo, ou seja, não permite a infiltração da água das chuvas no solo, e assim tende afavorecer as inundações urbanas.
Impermeabilizante asfáltico Vonder, é indicado para proteção contra umidade em superfícies de concreto e alvenaria (baldrames e muros de arrimo), formando uma manta asfáltica. Pode ser utilizado também em metal sem tratamento e madeira natural (para MDF/MDP e similares não é indicado).
O pavimento intertravado com blocos de concreto tem se destacado como a principal tecnologia utilizada nos municípios para vias, calçadas e praças, substituindo pavimentos tradicionais de paralelepípedos e asfalto.
Essa análise abrangente revela que, embora o asfalto possa ser considerado mais barato em termos de custo inicial, o concreto apresenta uma economia significativa a longo prazo.
Por isso, a pavimentação urbana é um direito adquirido, cuja aplicação é dever das prefeituras. Além disso, de acordo com a constituição federal brasileira sobre a pavimentação urbana, a obra pode ser feita por uma equipe da prefeitura ou por uma empresa contratada, como a Usina de Asfalto em Cariacica-ES.
Um dos melhores tipos de asfalto que é utilizado para a manutenção e pavimentação rodoviário, é o asfalto CBUQ, (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Principais causas: colapso do revestimento asfáltico devido à repetição das ações do tráfego; subdimensionamento ou má qualidade da estrutura ou de uma das camadas do pavimento; baixa capacidade de suporte do solo; envelhecimento do pavimento (fim da vida); asfalto duro ou quebradiço.
Por que acontece o derretimento de um asfalto? O professor Matheus Garcia explica que, devido à característica primária do asfalto – que retém calor – a mudança do estado sólido para o líquido pode ocorrer. O professor cita um exemplo de derretimento de asfalto, comum em estações mais quentes.
Para quem não sabe, água servida trata-se de toda a água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, que resulta do uso de lavatórios, tanques, banheiras, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos ou outros meios que posteriormente é descartada em vias públicas.