Edvânia Soares destaca que o arroz parboilizado é uma boa pedida por ser mais nutritivo que o arroz branco. Além disso, tem um índice glicêmico intermediário, ajudando no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Baixo Índice Glicêmico: o arroz parboilizado tem um índice glicêmico mais baixo em comparação com o arroz branco, o que significa que ele libera açúcar no sangue de forma mais lenta e estável, contribuindo para o controle do apetite e do açúcar no sangue.
O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento.
O Arroz de Konjac é uma massa alimentícia biológica de origem vegetal e 100% vegana, com apenas 9 calorias em cada 100 gramas, não contém carboidrato, não contém sódio, não contém gordura, não contém açúcar, e contém 4g Glucomanan.
Qual é o arroz mais saudável: branco ou parboilizado?
O arroz branco tem poucos nutrientes porque eles são perdidos no processo de moagem, isso significa menos proteínas, vitaminas e minerais em relação ao arroz parboilizado. O arroz polido também tem alto índice glicêmico, ou seja, após o consumo, é liberado pelo organismo uma grande quantidade de insulina.
O arroz integral oferece vários benefícios para quem procura controlar a diabetes. Rico em fibras e nutrientes, este tipo de arroz ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, tornando-o uma excelente opção para gerir a relação entre arroz e diabetes.
O índice glicêmico, se relaciona com a velocidade de absorção e digestão de carboidratos pela ação da insulina, do arroz polido é 81 e do arroz parboilizado é 68, quanto mais baixo mais lenta a absorção pelo organismo, este fato é importante para os esquemas de perdas de peso e nas práticas desportivas onde se requer ...
A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.
Quais os benefícios do arroz parboilizado para o diabético?
Ele também é extremamente rico em proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B. Por ser uma grande fonte de fibras, ele possui baixos índices de gordura e colesterol, sendo um importante aliado no controle de diabetes e outras doenças crônicas.
Um bom prato saudável deve ter fibras, proteínas e até mesmo azeite de oliva em sua composição. Essas combinações permitem que o carboidrato do arroz branco seja absorvido gradativamente pelo organismo. Além da combinação do prato saudável, o arroz pode conter cenoura, brócolis ou espinafre.
As dietas de feijão promoveram redução dos níveis de glicose, colesterol e triacilgliceróis plasmáticos em relação à caseína. Apesar dessa diferença não ter sido significativa, talvez por causa do tamanho da amostra, acredita-se que os taninos influenciaram nestes resultados.
Qual o melhor arroz para quem tem diabetes parboilizado ou integral?
— O arroz integral é o que possui menor índice glicêmico e é o mais recomendado, se comparado ao arroz branco, arbóreo, basmati, cateto, jasmim, parboilizado e vermelho — explica o profissional.
A cenoura pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue, especialmente por o seu baixo índice glicêmico e pelo betacaroteno. Essa substância tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, um dos fatores que pioram a sensibilidade à insulina.
O açúcar em excesso contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para a diabetes tipo 2. Porém, além de quindim, brigadeiro e outros doces desse tipo, Juliana faz um alerta: "O grande vilão da diabetes é consumo exagerado de carboidratos refinados, como refrigerante, doces, pães, massas, bolos e biscoitos".
Entenda o porquê: “como a tapioca tem alto teor de carboidrato e zero fibra, seu carboidrato vai rapidamente para a corrente sanguínea, aumentando os níveis de açúcar no sangue – o que é prejudicial aos diabéticos”, explica a nutricionista.
Qual arroz é mais saudável, branco ou parboilizado?
O arroz parboilizado é polido e passa por pré-cozimento, preservando mais nutrientes do que o branco, sendo o segundo tipo mais nutritivo após o integral. Devido aos processos de limpeza industrial, não é necessário lavar o arroz em casa, pois isso pode remover os farelos ricos em nutrientes.
Não se limite apenas ao arroz integral. O arroz basmati, por exemplo, possui um índice glicêmico mais baixo do que o arroz branco. O arroz basmati, conhecido pelo seu aroma único, é uma alternativa saborosa com um índice glicêmico mais baixo, ideal para manter a glicemia sob controle.
Assim como os outros tipos de arroz, cada 100g de arroz parboilizado contém cerca de 123 calorias e não engorda, quando é consumido com moderação e faz parte de uma dieta saudável.
O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.
O que comer no lugar do pão na dieta para diabetes? Para substituir o pão na dieta para diabetes você pode optar por pães integrais, wraps de trigo integral, tortilhas de milho integral e pães de centeio.