O anastrozol é um inibidor de aromatase que suprime significativamente os níveis de estrógeno na paciente pós-menopausada ou naquela na pré-menopausa em supressão ovariana. O uso de anastrozol é contra-indicado na mulher em pré-menopausa com função ovariana normal.
O anastrozol é usado por atletas e fisiculturistas durante os ciclos para evitar a aromatização dos anabolizantes, aumentando assim a testosterona disponível e reduzindo os efeitos estrogênicos, como ginecomastia, acne e retenção hídrica.
Como Anastrozol diminui os níveis de estrógeno no sangue, ele pode causar uma redução na DMO (densidade mineral óssea) e, como uma possível consequência, o aumento do risco de fraturas ósseas.
Quanto tempo demora o anastrozol a começar a fazer efeito?
A absorção de Anastrozol é rápida e as concentrações plasmáticas máximas ocorrem tipicamente dentro de 2 horas a partir da administração (em condições de jejum). O Anastrozol é eliminado lentamente, com uma meia-vida de eliminação plasmática de 40 a 50 horas.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com anastrozol são ondas de calor, náuseas, fraqueza, dor ou rigidez nas articulações, artrite, dor de cabeça, depressão ou bolhas na pele. Além disso, o anastrozol pode aumentar o risco de osteoporose, dor óssea e de fraturas ósseas.
Tamoxifeno e/ou outros tratamentos com estrogênio não devem ser administrados concomitantemente com anastrozol, porque eles podem diminuir sua ação farmacológica.
Explicamos também que o Anastrozol, medicamento que a paciente faz uso, pode causar alguns efeitos colaterais, dentre eles, dor muscular, artrite, dor nas articulações e dor óssea, mas que, de qualquer forma, era importante observarem e relatarem a dor ao médico.
O número necessário para tratar (NNT) segundo o estudo é 29 o que equivale dizer que é necessário tratar com anastrozol por 5 anos 29 pacientes para evitar que uma paciente desenvolva o risco de câncer de mama nos próximos 5 anos o que se mostraria mais favorável que o NNT de tamoxifeno no mesmo cenário que seria de 49 ...
Em um estudo que objetivava estudar a ação do anastrozol em adolescentes do sexo masculino, houve redução de 50% nos níveis estrogênicos já no segundo dia de uso em doses de 0,5 e 1 mg/dia. A testosterona aumentou 41% no primeiro dia e 61% no segundo dia de uso.
R$49,90. Agora você pode comprar Anastrozol 1 miligrama caixa contendo 30 comprimidos com o melhor preço na Oncoexpress Medicamentos Especiais e Oncológicos – Sua Farmácia On-Line em SP.
Tomar os comprimidos inteiros com água, com ou sem alimentos, no mesmo horário todos os dias. Não ingerir o medicamento junto com outros medicamentos. Se esquecer de tomar os comprimidos, NÃO dobrar a próxima dose. Marcar o dia da dose esquecida e continuar tomando o medicamento no horário recomendado.
A terapia com Anastrozol é eficaz em aumentar os níveis de testosterona e diminuir os níveis de estradiol, modulando o metabolismo hormonal em homens com desordens androgênicas.
Embora o Anastrozol seja conhecido principalmente pelo tratamento de câncer de mama em mulheres, ele também pode desempenhar um papel importante para indivíduos do sexo masculino, especialmente aqueles envolvidos em atividades físicas intensas, como exercícios de musculação e fisiculturismo.
Na MAIORIA das vezes, há uma confusão: hormonioterapia (tamoxifeno, anastrozol, letrozol), inibidores CDK (palbociclibe, riboclibe, etc) NÃO são quimioterápicos! São tipos de antineoplásicos!
Quanto tempo leva para o Anastrozol fazer efeito? O Anastrozol começa a reduzir os níveis de estrogênio rapidamente após a administração. No entanto, os efeitos clínicos, como redução do tamanho do tumor, podem levar semanas ou meses, dependendo do estágio da doença.
De acordo com estudo publicado no Journal of Clinical Oncology, o uso de suplementos antioxidantes durante a quimioterapia, bem como ferro e vitamina B12, em pacientes com tumor de mama pode aumentar o risco de recorrência e morte pela doença.
Podem ocorrer mudanças como alopecia (queda de cabelo); secura e sangramento vaginal; perda do apetite, perda e alteração paladar; sensação de formigamento ou dormência da pele.
É recomendado utilizar a tintura de cabelo apenas após três meses do final do tratamento, pois ela é composta por produtos químicos. Eles podem causar feridas no couro cabeludo sensível, além de enfraquecer a estrutura dos fios novos.
Quais as chances de o câncer de mama voltar tomando anastrozol?
Estudos recentes mostram que o medicamento pode reduzir a incidência de câncer de mama em quase 50% em mulheres que já passaram pela menopausa com risco moderado ou elevado da doença.
O anastrozol é um remédio usado por mulheres que passaram pela menopausa e estão fazendo o tratamento contra o câncer de mama. Sua ação no organismo inibe a produção de estradiol, hormônio feminino.
Para pacientes com câncer de mama avançado, os comprimidos de Anastrozol 1 mg podem proporcionar benefícios substanciais. Nos casos em que o câncer se espalhou para além da mama e dos tecidos circundantes, a redução dos níveis de estrogênio pode ajudar a controlar a doença e melhorar a qualidade de vida.
Possíveis Reações Adversas. Os inibidores de aromatase tendem a ter menos efeitos colaterais importantes comparados com o tamoxifeno. Eles não provocam câncer de útero e raramente causam trombose.