Alopurinol emagrece? Não. Em alguns casos, o medicamento provoca náuseas e vômitos, além de desconfortos no estômago, diminuindo o apetite e a ingestão de alimentos. Dessa forma, provocaria o emagrecimento.
O alopurinol é usado para prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o alopurinol são náuseas, vômitos, diarreia e rash cutâneo, que é uma reação que causa o surgimento de manchas vermelhas, coceira, inchaço e dor na pele.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Alopurinol maior do que a recomendada? Foi relatada ingestão de até 22,5 g de alopurinol, sem efeitos adversos. Sinais e sintomas como náusea, vômito, diarreia e tonteira foram relatados em um paciente que ingeriu 20g de alopurinol.
ALOPURINOL Para que serve? Principais informações!
Quais são os riscos do alopurinol?
Alterações no sangue, calafrios, febre;- dor nas juntas, ou inchaço doloroso na virilha, axila ou pescoço;- icterícia (pele olhos amarelados);- náusea e vômito (em alguns casos com sangue);- sensação de mal estar;- fraqueza, perda do tato ou da consciência;- dor de cabeça, tontura, sonolência e perturbações da visão;- ...
Em alguns casos, o medicamento provoca náuseas e vômitos, além de desconfortos no estômago, diminuindo o apetite e a ingestão de alimentos. Dessa forma, provocaria o emagrecimento. No entanto, o alopurinol causa a perda de peso e, por isso, não é indicado para quem deseja emagrecer.
Estudos recentes atestaram a segurança do fármaco em doses altas e não detectaram efeitos negativos na função renal. Uma nova pesquisa publicada na revista Jama Internal Medicine investigou a relação do uso do alopurinol com o risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3 ou maior.
O febuxostate pode ser indicado pelo médico para prevenir o aumento do ácido úrico em pessoas com gota, especialmente nos casos de pessoas que não podem tomar o alopurinol ou quando o alopurinol já não é mais eficaz para reduzir os níveis de ácido úrico.
Em cerca de 80% dos casos, a hiperuricemia é assintomática. No entanto, em outros casos, os sintomas podem surgir. O sintoma mais comum são é uma inflamação articular, ou seja, nas juntas, evidenciada com calor, rubor, edema (inchaço) e extrema dor.
Os comprimidos de alopurinol devem ser tomados após as refeições, com bastante líquido. A ingestão de bastante líquido é recomendada para permitir a eliminação de uma urina neutra ou ligeiramente alcalina e uma micção de aproximadamente 2 litros por dia (em adultos).
Frutas: Cerejas: As cerejas têm sido associadas à redução dos níveis de ácido úrico e à diminuição das crises de gota. Morangos: São ricos em vitamina C e antioxidantes, que podem ajudar a diminuir a inflamação associada à gota. Mirtilos: Outra fruta rica em antioxidantes que pode ter efeitos anti-inflamatórios.
São raras as reações adversas a alopurinol na população global tratada com este medicamento, além de terem, na maioria dos casos, pouca importância. A incidência é mais alta na presença de disfunção renal e/ou hepática.
Os pacientes dos grupos de tratamento ativo (com alopurinol ou probenecida) mostraram redução acentuada na pressão arterial, com queda média de 10,1 mmHg. O mesmo tipo de resposta foi encontrado na monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas.
Tem sido reportada a ocorrência de angioedema, com ou sem sinais e sintomas de hipersensibilidade generalizada ao alopurinol. Hematúria, uremia, infertilidade masculina, disfunção erétil, ginecomastia, edema, mal-estar generalizado, astenia, febre.
O mau hálito com discreto odor de urina é um dos primeiros sintomas da uremia. Outras alterações importantes são a gastrite, náuseas e vômitos. Também vemos com freqüência as úlceras e as hemorragias digestivas, que se manifestam por dor na região do estômago ou ainda vômitos ou fezes com sangue vivo ou escurecido.
Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.
O diabetes pode causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer à outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.
A sinvastatina ajuda a emagrecer? Apesar de muitos acreditarem que a sinvastatina pode ajudar na perda de peso, a médica endocrinologista esclarece que o remédio não tem esse efeito, ele apenas reduz o colesterol ruim, diminuindo a gordura do sangue e desinflamando o organismo.
A instituição explica que perder até 5% do peso corporal durante um episódio de diarreia equivale a desidratação leve, enquanto a perda de 5 a 10% representa desidratação moderada.
Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.