Acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais são formações benignas que podem ocorrer em áreas de atrito como vulva, virilha e axilas e não tem relação com o vírus do HPV.
Muitas vezes estão relacionados com resistência à insulina, podendo sinalizar um estado pré-diabetico. Nesses casos, muitas vezes se associam a outra lesão cutânea, a acantose nigricans. Acrocórdons estão também fortemente relacionados à obesidade e a fatores genéticos.
O termo verruga define as lesões duras e ásperas causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Já os acrocórdons (também chamados de fibromas moles, quando maiores) não têm nada a ver com infecções por vírus, bactérias ou fungos.
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).
Sabe-se que seu aparecimento está relacionado com o avançar da idade, obesidade, gravidez, menopausa e alguns distúrbios endócrinos. Os acrocórdons são permanentes e tendem a crescer com o tempo. São assintomáticos. O principal incômodo está relacionado à estética.
Acrocórdons: Verrugas que Podem Indicar Problemas de Saúde – Dr. Paulo Muller Dermatologista.
O acrocórdon é contagioso?
O que causa o acrocórdon? Enquanto as verrugas são contagiosas, duras, ásperas e causadas pelo papiloma vírus humano (HPV), o acrocórdon é uma protuberância mole do tecido da nossa própria pele e não tem nada a ver com infecções por vírus, bactérias ou fungos.
As lesões são mais macias e, quando localizadas nas mucosas, podem ser úmidas. A coloração varia de esbranquiçada a escura e o tamanho varia de pequeninos pontos a grandes lesões com aspecto de couve-flor. Mais comum em adultos, pode ser adquirida por transmissão sexual.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
A maioria das pessoas com HPV na garganta não têm sintomas e o vírus acaba sendo eliminado pelo sistema de defesa do indivíduo. Porém, também é possível que os indivíduos desenvolvam verrugas na garganta, na boca, na língua ou na mucosa da bochecha. Há ainda alguns casos em que o HPV evolui para câncer de garganta.
É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista. Pode-se também descobrir a infecção pelo vírus quando é colhido o Papanicolau, um dos exames responsáveis por diagnosticar o HPV.
Acrocórdons que causam irritação ou má aparência podem ser removidos por crioterapia com nitrogênio líquido, eletrodessecação suave ou excisão com bisturi ou tesoura.
FUNDAMENTOS Acrocórdons são lesões dermatológicas comuns na população e estão associados ao diabetes mellitus, à obesidade, à resistência insulínica e à aterosclerose. A identificação precoce de pacientes com resistência insulínica pode ter papel preventivo primário.
As verrugas do HPV no homem geralmente são pequenas e macias, podendo se agrupar em forma de couve-flor. Elas costumam aparecer no pênis, bolsa escrotal, ânus e região ao redor do ânus. Em alguns casos mais raros, podem surgir na uretra (canal urinário).
O médico pode usar uma tesoura ou bisturi para cortar o acrocórdon ou usar um instrumento especial para queimá-lo ou congelá-lo. Consiste na destruição, ou ablação de um tecido mediante o uso de corrente elétrica de alta frequência , “queimando” as lesões através de um bisturi elétrico.
A cicatrização ocorre com o uso de pomadas passadas pelo dermatologista. 🔸 São uma questão de pele muito comum no Brasil, podendo afetar, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas. O tratamento cirúrgico usado para remover acrocórdons é tranquilo, seguro e preciso.
🔸 Os acrocórdons não são verrugas, nem “sinais”, como a maioria das pessoas acham. Essas lesões são proliferações de células da pele, benignas, que crescem e formam os tumores benignos . Se você tem algum, não se preocupe, não são e não viram câncer, mas podem trazer incomodo estético ou coçar ou inflamar.
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
Um câncer de orofaringe relacionado ao HPV pode levar até 30 anos para aparecer, por isso é mais comum em adultos entre os 40 e 60 anos. No entanto, de acordo com dados do Inca, os cânceres de cavidade oral e orofaríngeo estão entre os dez tipos de maior incidência em homens brasileiros.
O HPV na boca ou HPV oral é uma infecção viral causada pela presença do papilomavírus humano na mucosa bucal, que pode acometer tanto homens quanto mulheres, através do contato com lesões genitais causadas pelo HPV durante o sexo oral sem proteção com um portador de HPV, onde surgem lesões como aftas ou verrugas ...
Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas. Muitas vezes são tão pequenas que não conseguimos enxergar como foi mostrado na foto acima, mas é possível senti-las com os dedos.
Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.
Como tenho HPV se o meu marido não tem? É possível, sim, uma mulher ter HPV mesmo que o seu parceiro não apresente a infecção. Isso pode acontecer tanto por causa das características do vírus quanto pela forma como o HPV é transmitido.
Fique comigo entenda como tratar essas pequenas lesões na pele. O acrocórdon, também conhecido como fibroma mole, é um tumor benigno de pele relativamente comum. Na maioria dos casos eles se desenvolvem por causa do crescimento celular descontrolado e não têm causa conhecida.
É possível detectar HPV no exame de sangue? O exame de sangue não é capaz de identificar o DNA do HPV. O exame de sangue identifica anticorpos contra o HPV (sorologia). Infelizmente esses exames de sorologia ainda não estão disponíveis comercialmente em nosso país.
Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.