Qual foi o pior acidente nuclear do mundo?
Há trinta e oito anos, em 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central nuclear de Chernobyl, na então União Soviética, sofreu um colapso catastrófico. O governo evacuou milhares de pessoas da área, e a zona de exclusão de 30 quilômetros em torno da usina permanecerá inabitável durante décadas.Qual a diferença entre o acidente radioativo de Chernobyl e o de Fukushima?
O acidente de Chernobyl envolveu uma explosão nuclear em um reator na Ucrânia, enquanto Fukushima foi causado por um terremoto e tsunami no Japão. Já o acidente em Goiânia foi um incidente radiológico relacionado à contaminação por césio-137 em 1987.Quantos morreram no acidente de Fukushima?
Um forte terremoto com magnitude 7,3 atingiu a costa nordeste do Japão nesta quarta-feira no litoral de Fukushima, deixando dois mortos e 94 feridos e revivendo memórias de um terremoto seguido de tsunami que paralisou a mesma região pouco mais de uma década atrás.O que Chernobyl, Goiânia e Fukushima têm em comum?
Chernobyl, Goiânia e Fukushima têm em comum o fato de serem locais onde ocorreram acidentes nucleares graves.Veja como foi o acidente nuclear de Fukushima há dez anos
Qual foi o maior desastre nuclear, Chernobyl ou Fukushima?
Além disso, como lembra González, os seis reatores de Fukushima acumulam muito mais combustível nuclear (pelo menos 1,8 mil toneladas) do que tinha a unidade 4 de Chernobyl (180 toneladas).Como está Fukushima hoje?
Milhares de moradores foram evacuados e ainda hoje não retornaram para suas casas. Os níveis de radiação já foram normalizados. Porém, mais de dez anos após o acidente, a economia da região ainda está longe de voltar ao que era antes. Um novo museu na cidade conta a história catástrofe em detalhes.Como ficou Fukushima depois do acidente?
O incêndio não resultou em uma explosão destrutiva. Após o acidente, pelo menos 164.000 residentes das áreas circundantes foram deslocados permanente ou temporariamente (voluntariamente ou por ordem de evacuação).Quando Fukushima será habitável?
No final deste mês, espera-se que as restrições sejam parcialmente suspensas em Futaba e na vizinha Okuma – cidades que abrigam a usina nuclear de Fukushima Daiichi – e uma flexibilização semelhante está programada em mais três municípios em 2023, disse a autoridade.Quantos reatores explodiram em Fukushima?
Com o gigantesco tsunami desencadeado pelo terremoto de magnitude 9, a água do mar inundou quase todos os prédios dos reatores. O sistema de resfriamento dos reatores 1, 2 e 3, em operação, entrou em colapso, causando derretimento nuclear nas três unidades.Porque Fukushima é radioativa?
O devastador terremoto e tsunami de 2011 danificaram o fornecimento de energia e os sistemas de resfriamento da usina nuclear de Fukushima, fazendo com que os núcleos do reator superaquecessem e contaminassem a água dentro da usina com material altamente radioativo.O que mudou depois do acidente nuclear de Chernobyl?
Dados da ONU explicam que, na sequência do incidente, uma nuvem radioativa se espalhou por grande parte do que foi a União Soviética, hoje territórios da Belarus, Ucrânia e Rússia, deixando cerca de 8,4 milhões de pessoas expostas.Qual foi o material radioativo de Fukushima?
O teor de Césio-137, subproduto radioativo comum em reatores nucleares, é 180 vezes maior do que o limite máximo permitido pela lei de segurança alimentar do Japão.É possível viver em Chernobyl hoje em dia?
Atualmente, a lei ucraniana proíbe viver na zona de Chernobyl. O governo da Ucrânia reconhece que aquela parte do território está poluída. No entanto, entre 130 e 180 pessoas, principalmente idosos, vivem aqui.Qual o lugar mais seguro em caso de guerra nuclear?
Locais considerados seguros em caso de guerra nuclearSegundo pesquisa publicada na revista “Risk Analysis”, não há dúvidas: é a Austrália, junto com a Nova Zelândia.