Aciclovir 200 mg é indicado para o tratamento de Herpes zoster, para o tratamento e prevenção de Herpes simplex, bem como recorrências de infecções deste último vírus. Este medicamento também é indicado para pacientes com a imunidade seriamente comprometida.
O tratamento de infecções pelo vírus Varicella zoster; A profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos; A profilaxia de infecções pelo citomegalovírus (CMV) em pacientes transplantados de medula óssea.
Como o aciclovir funciona? O aciclovir é capaz de bloquear os mecanismos de multiplicação dos vírus Herpes simplex, Herpes zoster, Esptein-Barr e Citomegalovírus. Ao ser absorvido pelas células infectadas, o aciclovir interrompe a disseminação da infecção em outras células e ajuda a controlar os sintomas da doença.
O Aciclovir geralmente começa a fazer efeito nas primeiras 24 a 48 horas após o início do tratamento, dependendo do tipo de infecção e da gravidade do quadro. Herpes Labial e Genital: O alívio dos sintomas iniciais, como coceira e ardência, pode ser percebido em até 48 horas.
Aciclovir – Tudo Sobre Este Antiviral – Dr. Paulo Müller Dermatologista.
Quais os riscos de tomar aciclovir?
Dor de cabeça, tonteira; Enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen; Coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol; Sensação de cansaço, febre.
Se você está usando algum dos medicamentos listados abaixo, converse com seu médico antes de usar aciclovir: − probenecida (usado para tratar gota) − cimetidina (usado para tratar úlcera péptica) − medicamentos como micofenolato de mofetila (usado para prevenir rejeição após transplante de órgãos).
O princípio ativo o fármaco aciclovir é um agente antiviral muito ativo contra o vírus do Herpes simplex (HSV), tipos I e II, e o vírus da Varicela zoster. Esta droga atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus.
O Aciclovir manipulado é um dos ativos mais utilizados por diversas pessoas que sofrem diariamente com o vírus da herpes. Dessa maneira, é muito natural que tentem encontrar soluções para o surgimento de feridas. Na realidade, muitos sequer sabem que a herpes é transmitida através de um vírus.
as reações adversas mais comumente associadas ao Aciclovir 1 têm sido aquelas relacionadas ao trato gastrintestinal, como náuseas 2, vômitos 3, diarréia 4 e dores abdominais. Foram relatadas erupções cutâneas 5 em alguns pacientes, que desapareceram espontaneamente com a descontinuação do tratamento.
O aciclovir não é um antibiótico, mas sim um antiviral que pode ser usado no tratamento de infecções causadas por vírus, como: Herpes simplex; Herpes zoster; Varicella zoster.
Esse remédio ajuda a cicatrizar as bolhas mais rapidamente, evitando a formação de novas feridas, diminui a coceira e alivia a dor que essas bolhas causam no momento do surto e após terem cicatrizado.
O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.
É uma medicação que está disponível no SUS, usualmente nos postos de saúde do município, fazendo parte do componente básico da assitência farmacêutica do SUS, constando na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde ( RENAME).
O aciclovir pode afetar o resultado de exames de sangue e de urina. Informe seu médico sobre o uso deste medicamento se você for fazer exames de urina ou de sangue. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
De modo similar, aumentos nas ASCs plasmáticas do Aciclovir (substância ativa) e do metabólito inativo de micofenolato de mofetil, um agente imunossupressor usado em pacientes transplantados, foram demonstrados quando as drogas foram coadministradas.
Estas reações leves podem progredir para formas graves com urticária generalizada, angioedema grave (até mesmo envolvendo a laringe), broncospasmo grave, arritmias cardíacas, queda da pressão sanguínea (algumas vezes precedida por aumento da pressão san - guínea) e choque circulatório.
O aciclovir provocou IRA em 19,5% dos pacientes, que evoluíram bem em todos os casos observados, com retorno da função renal pré-tratamento após medidas de hidratação, reajuste da dose e aumento do tempo de infusão.
Metabolismo: O Aciclovir é metabolizado principalmente no fígado por meio de reações de desfosforilação e transmissão. Os metabólitos resultantes são inativos e são eliminados principalmente pela urina. Eliminação: A eliminação do Aciclovir ocorre principalmente através dos enxágues.
Quanto tempo dura o efeito do aciclovir no organismo?
O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas. Sua ação máxima se dá em média 4h após sua administração. INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO: Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex na pele e mucosas, inclusive herpes genital inicial e recorrente.
Com relação ao tratamento de herpes-zóster, Cloridrato de Valaciclovir mostrou eficácia superior em vários desfechos clínicos quando comparado ao uso do aciclovir: resolução mais rápida da dor associada (dor aguda), menor duração e incidência de pacientes com dor pós-herpética, menor incidência de dor persistente por ...
O Ministério de Saúde indica o uso de Aciclovir 200 mg, 2 comprimidos, via oral, 3x/dia, por 5 dias. Terapia supressiva: pode ser realizada em paciente que apresentem mais de 6 episódios de herpes genital em 1 ano. O tratamento é prolongado, cerca de 6 meses, podendo ser estendido.
O aciclovir creme não é recomendado para ser aplicado em mucosas, como boca, olhos ou vagina, pois pode causar irritação. Tome cuidado especial para evitar o contato do creme com os olhos.