Por isso, quando inseridas em um cardápio planejado, podem ser boas para aumentar a produção de leite materno. Frutas como a melancia, o melão e a LARANJA também ajudam pela quantidade de água que têm. Enquanto isso, frutas como AÇAÍ, ABACATE e banana são energéticas, e também podem ajudar nesta produção.
Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas. É muito interessante também porque são fontes de gorduras boas. São fontes de gorduras que realmente vão ajudar no equilíbrio metabólico e principalmente dos hormônios da própria mãe, vai melhorar a qualidade do leite sempre."
Principalmente nas versões zero açúcar, vários açaís tem proteína do leite, soro de leite, leite em pó ou outro tipo em sua composição. Por isso vale a pena sempre perguntar a composição, ou ficar ligado nas marcas que contém selo da SVB - um selo que confirma que o produto é vegano 🌱☺️
A verdade é que não existe comprovação que alguma comida ou bebida aumente ou reduza a produção de leite materno. O que determina a produção de leite é a quantidade de vezes que o bebê mama no peito ou quanto mais a mãe esvazia suas mamas. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.
Além disso, é comum marcas de açaí adicionarem em seus produtos ingredientes como xarope de guaraná, que apresenta grande quantidade de cafeína na sua composição. Neste caso, o consumo de açaí durante a amamentação realmente não é recomendado.
10 dicas para aumentar a produção do leite materno
O que é bom para dar leite?
O corpo humano requer uma quantidade significativa de água para produzir leite materno de qualidade. Certifique-se de beber pelo menos oito copos de água por dia. Além disso, inclua líquidos nutritivos, como sucos naturais e chás de ervas, para promover a hidratação e estimular a produção de leite.
Os principais ingredientes de uma tigela clássica de açaí são açaí (duh), outras frutas e vegetais frescos, leite ou uma alternativa ao leite, como leite de coco ou leite de amêndoa, e coberturas crocantes, como sementes de chia e granola.
Reduza o consumo de frutas como a banana, os citrinos e os frutos vermelhos; Não coma produtos industrializados, nem refeições pré-confecionadas, que dispõem de alto teor de açúcares e gorduras saturadas; Não beba chá preto, chá verde, café, álcool, bebidas gaseificadas e refrigerantes; Não exagere no chocolate.
Comida e água. É essencial que a mãe se alimente bem e beba bastante água para manter uma produção adequada de leite materno. Cumpra as recomendações médicas e dos nutricionistas.
Iogurte natural. Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, além de serem um excelente estimulante na produção do leite materno. O iogurte natural é entre eles o alimento mais saudável, rico em nutrientes que ajudam na amamentação.
chá de funcho: tem ação anti inflamatória sistêmica, ajudando a liberar excesso de líquidos no corpo, combate problemas gastrointestinais, ajuda na digestão e estimula a produção de leite (erva galactagoga).
“Caso as mamas estejam muito cheias, a mãe pode realizar massagens com a mão espalmada em movimentos circulares, iniciando ao redor do mamilo e depois em direção à raiz da mama (próximo ao tórax), realizando em seguida uma pequena ordenha da aréola para que esta fique bem macia, o que facilita a pega para o bebê”, ...
O contato direto com o bebê no peito, especialmente logo após o nascimento, é uma das formas mais eficazes de estimular a produção e a descida do leite. Esse contato ajuda a liberar ocitocina, o hormônio responsável pelo reflexo de ejeção do leite.
Mama mole. Leite não pinga. Embora possa parecer contra-intuitivo, uma mama mole porque o bebé está a mamar com frequência (por exemplo a cada hora, hora e meia) não está a produzir menos leite.
Antigamente, muitas pessoas acreditavam que alguns alimentos, como canjica e cerveja preta, eram capazes de aumentar a produção de leite. Hoje, já se sabe que isso não é verdade. A única substância capaz de ajudar na produção de leite materno é a água.
Como estimular o leite materno antes do bebê nascer?
Massagear os seios cerca de 2 vezes por dia para estimular a produção e descida do leite; Amamentar em livre demanda, já que o movimento de sucção feito pelo bebê também estimula a produção de mais leite.
Muitas mães estão em dúvida se o açaí ajuda na amamentação. Algumas pesquisas apontam que este fruto ajuda a produzir leite materno, mas ainda não há uma conclusão definitiva sobre esse assunto.
Mulheres que estão amamentando podem tomar açaí sim, não tem problema nenhum! Inclusive, o açaí melhora a qualidade do leite materno devido a sua fonte de gordura boa.
Acontece que o açaí é um alimento nutritivo e seguro para a gestação, sendo uma ótima forma de compor uma alimentação saudável ao longo de todos os nove meses e, também, ao longo do período de amamentação.