Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
O lojista não pode se recusar a vender um produto ou a prestar um serviço, caso o consumidor queira comprá-lo ou contratá-lo por meio do pronto pagamento em dinheiro. A negativa de venda ou fornecimento de serviço, nesse caso, é considerada uma prática abusiva e é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.Sou obrigada a vender um produto?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.É crime recusar atender um cliente?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é proibido discriminar ou recusar atendimento a um consumidor sem uma justificativa legítima.O que o Artigo 39 I do CDC proíbe?
Tal prática é vedada pelo art. 39, I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe o fornecedor de condicionar o fornecimento de um produto ou serviço à aquisição de outro, cerceando a liberdade de escolha do consumidor.É crime negar vender para alguém?
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa consumidor?
35 do CDC , a recusa à oferta oferece ao consumidor a prerrogativa de optar, alternativamente e a sua livre escolha, pelo cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto, ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, somada a perdas e danos.O que diz a súmula 532 do STJ?
SÚMULA n. 532Constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa.
Como negar uma venda?
Perguntas frequentes sobre como negar pedidos de clientesPara dizer não educadamente ao cliente, é preciso incluir na resposta o motivo da negativa, apresentar alternativas ao pedido feito, manter a educação, a empatia, a compreensão e a transparência, e explicar as consequências de dizer sim à solicitação.
É crime negar atendimento?
A Constituição Federal e o Código de Ética Médica proíbem qualquer tipo de discriminação, e a recusa de atendimento nesses termos pode resultar em sanções éticas e legais.A recusa de venda pode configurar dano moral?
A mera recusa de venda a prazo não caracteriza ofensa à dignidade ou aos direitos de personalidade. O mero transtorno ou aborrecimento, por si só e ainda que de proporção significativa, não é capaz de ensejar a configuração do dano moral, sobretudo quando não houve ilicitude na conduta da parte contrária.Posso me recusar a atender um cliente mal educado?
Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais. Nesse caso, você pode se recusar a atender o cliente, mas é preciso abrir um boletim de ocorrência contra o agressor.É crime negar serviço ao consumidor?
A atitude do fornecedor em recusar produtos ou serviços expostos para fins comerciais, não apenas causa violação ao instituto ora em comento, mas também é considerado como crime contra a economia popular.Quais são os 4 Direitos do consumidor?
10 direitos do consumidor que você precisa conhecer
- Direito à proteção da vida, saúde e segurança. ...
- Direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. ...
- Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
- Direito de arrependimento.
Sou obrigada a vender para um cliente?
Sim, uma empresa pode se negar a vender para um cliente quando perceber que ele não está alinhado à cultura do negócio e que, portanto, não irá agregar. Ou seja, ter o valor suficiente para pagar o seu serviço não é o único motivo a ser levado em consideração.Posso expulsar alguém da minha loja?
O artigo 39 do CDC preconiza que é vedado ao fornecedor de produtos e serviços recusar atendimento aos consumidores, bem como, a venda de bens ou a prestação de serviços. Ou seja: proibir alguém de entrar em um estabelecimento caracteriza prática abusiva, passível de sanções administrativas, civis e até mesmo penais.O que um vendedor nunca pode fazer?
Dentre eles, destacamos:
- Falar mais do que ouvir.
- Tentar acelerar uma venda.
- Vender apenas pela comissão.
- Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
- Desistir da venda antes da hora.
- Insistir na venda após o “não”
- Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
- Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.