Maio (latim Maius) – Deusa Maia, uma Plêiade, filha de Atlas e mãe de Mercúrio ou Hermes que nos proporciona a hermenêutica. Seus seguidores os Maieistas encontram nela a fecundidade e projetam a energia vital.
Na mitologia, Hermes era filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia. Os gregos acreditavam que ele havia nascido no monte Cilene, localizado na Arcádia. Uma passagem da mitologia grega conta que esse deus roubou gado de seu irmão Apolo quando ainda era um bebê.
Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes. Íris era frequentemente descrita como a dama de companhia e mensageira pessoal de Hera. Nos vasos gregos, é representada como uma bela moça com asas douradas, um kerykeion (bastão de mensageiro) e, às vezes, um oinichoe (jarro de vinho).
Das suas relações amorosas com deusas ou mortais surgiu numerosa descendência, como Hermafrodito (filho de Afrodite, a maior paixão de Hermes, de quem tivera também Príapo, conhecido pelo seu pénis enorme e sempre ereto), que tinha os dois sexos, Autólico, avô de Ulisses, de Êurito, um dos Argonautas, e Pã, filho de ...
Envolveu-se com a deusa Afrodite, com quem teve um filho chamado Hermafrodito. Ele também era pai de Pã, fruto de um envolvimento como Dríope, e pai de Eudoros, de um relacionamento com Polimele. Hermes também teve participação na Guerra de Troia, conflito narrado por Homero no poema épico Ilíada.
Qual era o relacionamento entre Hermes e Afrodite?
A deusa Afrodite viveu romances com outros deuses como: Hermes. Ele era um deus mensageiro e também dos poetas e comércios, além de outros atributos. Do relacionamento entre Afrodite e o deus Hermes nasceu o filho Hermafrodito, o nome dele é a união dos nomes dos pais.
Ártemis era uma deusa presente na mitologia grega e conhecida como a deusa da caça e da vida selvagem. Também era a protetora das mulheres em trabalho de parto. Ártemis tinha uma forte relação com a caça e possuía um arco e flecha e cães de caça para a atividade.
Zeus conseguiu salvar o filho, que tinha apenas seis meses de vida. Ele o retirou do ventre materno, arrancou o coração, costurou e o gerou em sua própria coxa, onde permaneceu até o nascimento. Pelo motivo da explosão, dizem que Dionísio nasceu duas vezes.
Kinich Ahau. Na mitologia maia era o deus do Sol, que um pássaro de fogo representava (podem-se ver as claras semelhanças com a Serpente Emplumada ou Quetzalcoátl). O seu nome significa rosto do Sol, sendo o deus do dia, do vigor e do fogo.
Os maias foram uma civilização mesoamericana desenvolvida pelos povos maias e conhecida pelo seu logossilabário — o mais sofisticado e desenvolvido sistema de escrita da América pré-colombiana — bem como por sua arte, arquitetura, matemática, calendário e sistema astronômico.
Na mitopoética grega, Hermes é o mensageiro divino aos humanos, revelando o sa- grado de muitas maneiras, em muitos rostos, por muitas for- ças ou, simplesmente, muitos deuses. Por Hermes, o princí- pio é verbo: corpo. Hermes é linguagem: o lógos em possessão.
Maya é a deusa hindu que representa a Ilusão. Muitas vezes a nossa relação com a dor pode ser fruto de uma percepção ilusória! Já parou para pensar sobre isso? Confira nosso mais novo lançamento: leitura comentada da obra Jogos de Maya!
Pode ter surgido do hebraico mayim, que significa "água", ou do tupi maya, que quer dizer "mãe". Assim, embora não se possa afirmar qual a sua origem, as diversas possibilidades de étimo refletem bonitas simbologias: a de transformação e limpeza, em analogia à água e a de origem e amor, numa referência à mãe.
Ares e Afrodite passaram por uma grande humilhação quando Hefesto descobriu que Afrodite o traía constantemente com o deus da guerra. Hefesto foi informado da traição e armou uma armadilha que aprisionou Ares e Afrodite no momento que ambos estavam deitados na cama.
Alceste é a virtuosa esposa do rei Admeto de Feras, a quem as deusas do destino, por intercessão de Apolo, concedem um prolongamento da vida se, no momento de sua morte, uma outra pessoa morrer no seu lugar.
Segundo Heródoto, Artemísia era Halicarnassense por parte de pai, e cretense por parte de mãe. Ela passou a governar a Cária após a morte de seu esposo, que era cliente dos persas.
Inicialmente, Hermes era filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia, e os gregos acreditavam que ele teria nascido no Monte Cilene (ou em suas proximidades), localizado na Arcádia. Hermes teve alguns filhos, frutos de relacionamentos com Afrodite e Calisto (uma ninfa), mas nunca chegou a ser casado.
Entre os helenos sempre houve desconfiança de Ares e ele era detestado por Zeus. Ares foi geralmente diminuído em nome da sua meio-irmã, Atena, que embora fosse deusa da guerra, a posição de Atena era de guerra estratégica, enquanto Ares tendia a ser a violência imprevisível da guerra.
A Hetaira Frine, aparentemente, era considerada uma sacerdotisa de Afrodite e que Afrodite era uma patrona das prostitutas. Portanto, parece haver alguma ligação entre a prostituição e a religião.