A presença de leucócitos altos na urina, também conhecido como leucocitúria, pode indicar infecção urinária e genital, mas também pode ser um sinal de lúpus, problemas renais ou tumores, por exemplo.
Contudo, durante algumas infecções do trato urinário ou outras doenças mais graves, como alguns tipos de câncer, é possível encontrar altos índices de leucócitos na urina. Diante deste resultado, o médico deve indicar o tratamento correspondente ao problema que está causando a presença de leucócitos na urina.
Em um paciente com leucemia, os leucócitos não têm um amadurecimento normal. Essas células anormais são chamadas de leucêmicas e, ao contrário das células normais, são incapazes de combater as infecções.
Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia. Em análise realizada por Cavali & Belangero,(17) o número de leucócitos presentes em seis casos de 11 uroculturas positivas foi maior ou igual a 100.000/mL.
Número de leucócitos alto no sangue pode indicar de uma infecção ou inflamação e até uma leucemia ou linfoma. Os leucócitos são células importantes do sistema imunológico responsáveis por proteger o nosso organismo contra infecções e doenças.
Leucócitos na urina (leucocitúria) sem infecção: o que pode ser? | Exame de Urina Tipo 1 (EAS)
O que é preocupante no exame de urina?
Cristais ou sedimentos na urina podem sugerir a formação de cálculos renais ou a presença de doenças renais. Bilirrubina na urina pode apontar para problemas no fígado, como hepatite ou obstrução biliar. A presença de proteínas na urina pode ser um indicativo de problemas metabólicos, como a síndrome nefrótica.
A presença de leucócitos na urina também demanda atenção, pois pode indicar quadros de infecção urinária, problemas renais, lúpus e reações medicamentosas. Por outro lado, o aumento de leucócitos no sangue durante a gravidez geralmente é comum, devido ao estresse físico e emocional.
Qual a quantidade de leucócitos é considerada infecção urinária?
O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.
As causas mais comuns que levam ao aumento dos leucócitos são as infecções, virais ou bacterianas. Doenças como covid-19, dengue, conjuntivite, pneumonia, influenza (gripe), são alguns exemplos de viroses que provocam aumento dos leucócitos.
Quando os níveis de hemácias são altos, a condição é chamada de policitemia. Isso pode acontecer por diferentes motivos, sendo que a policitemia pode ser classificada em alguns tipos: primária e secundária.
Evitar irritantes como cafeína, álcool e alimentos picantes também pode ajudar no processo de cura. Complete o tratamento completo com antibióticos conforme prescrito pelo seu médico. Pratique bons hábitos de higiene, especialmente ao usar o banheiro.
O que aparece no hemograma quando a pessoa está com câncer?
Em pacientes com câncer, algumas alterações no hemograma são mais comuns e podem indicar a presença da doença. Entre essas alterações, destacam-se a anemia, a leucopenia (diminuição na contagem de glóbulos brancos) e a trombocitopenia (diminuição na contagem de plaquetas).
Sintomas do Câncer de Bexiga. Na maioria dos casos, o sangue na urina ainda é considerado um dos principais sinais para o diagnóstico da doença. Chamado também de Hematúria, o sangue presente na urina pode alterar a cor da urina para rosada, avermelhada e em alguns casos vermelho mais escuro.
O principal sintoma do câncer de bexiga é sangramento na urina, embora na fase inicial o tumor não mostre sinais. Além de sangue, sensação de dor, queimação, urgência e mudança nos hábitos urinários podem indicar a doença.
As causas comuns de leucocitose incluem infecção, mas também pode ocorrer se uma pessoa tiver tumores ósseos ou leucemia. Outros estresses no corpo causados por exercícios extenuantes, convulsões, estresse emocional e gravidez / parto também são conhecidos por serem as causas dessa condição.
O valor normal dos leucócitos no sangue situa-se entre 4000 a 11000 leucócitos/mm³ de sangue nos adultos. No entanto, esse valor pode variar de um laboratório para outro, sendo importante que os exames sejam avaliados pelo médico. Entenda como é feito o leucograma e como interpretar os resultados.
Quais são as reações dos leucócitos na inflamação?
Entretanto, leucócitos podem prolongar a inflamação e aumentar o dano tecidual pela liberação de enzimas, mediadores químicos e radicais livres, que são tóxicos para os tecidos.
A presença de leucócitos altos na urina normalmente é indicativo de infecção urinária ou genital, mas também pode ser um sinal de lúpus, problemas renais ou tumores, por exemplo.
O que altera no exame de urina quando tem infecção?
A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.
O que acontece quando os leucócitos estão altos na urina?
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
Já os leucócitos altos na urina, ou leucocitúria, podem ser causados por infecção urinária, problemas nos rins, lúpus eritematoso sistêmico ou surgir ao segurar o xixi por muito tempo, por exemplo. Os leucócitos altos acontecem quando essas células estão acima de 11.000/µL no sangue ou acima de 10000/mL na urina.
Qual o significado clínico da leucocitose ? Um pequeno aumento dos leucócitos pode não ter maior repercussão clínica, mas um aumento significativo deve causar preocupações e pode indicar enfermidades graves, como um câncer .
A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemia podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.