Seu nascimento aconteceu em Belém, uma província romana na Palestina. O nascimento de Jesus teria sido revelado a Maria por intermédio do anjo Gabriel.
Os Evangelhos dizem de maneira explícita que Jesus nasceu em “Belém de Judá, no tempo do rei Herodes” (Mt 2,1 cfr. 2, 5.6.8.16), (Lc 2, 4.15), (Jo 7, 40-43). Nos tempos antigos, incluindo o tempo de Jesus, Belém de Judá era considerado parte de África.
O texto transcrito é o marco que assinala o início da caminhada do Cristianismo para África, através do funcionário da rainha da Etiópia, convertido pelo apóstolo Filipe, por volta do ano 36 (o ano 62 é o da fundação da primeira igreja cristã em África).
Já povos da Ásia Oriental descenderiam de Cam. Mas Canaã, filho de Cam amaldiçoado pelo avô, seria o pai dos etíopes, sudaneses, ganeses e ameríndios. Ou seja, os africanos seriam descendentes de Cam e de Canaã.
O QUE JESUS APRENDEU NAS ESCOLAS DE MISTÉRIO NO EGITO - ENTREVISTA COM ANTROPÓLOGO FILIPE VIDAL
Jesus morou na África?
A origem do cristianismo na África tem traços desde os tempos dos apóstolos. É no Cairo que existe a veneração da Igreja que foi construída no lugar que a Sagrada Família de Maria, Jesus e José morou quando se refugiou no Egito.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
É historicamente correto dizer que o cristianismo também é uma religião de matriz africana, razão pela qual não nos referimos a outras tradições religiosas dessa forma. A África é responsável por inúmeras tradições religiosas! A população cristã está predominantemente localizada no hemisfério sul.
Foi no Egito que o povo de Israel teve seu auge da negritude. Setenta israelitas entraram no Egito e lá ficaram durante 430 anos, trinta anos os israelitas foram hóspedes, e 400 anos cativos no Egito, eles e seus descendentes se casaram com não-israelitas, chegando a mais de 600.000 homens, mulheres e crianças.
"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades ...
Muitos estudiosos e arqueólogos concordam agora que Jesus era provavelmente um homem de pele e olhos escuros – mais parecido com um “judeu do Oriente Médio” ou com um homem árabe.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Ele passou a maior de sua vida nestes dois locais. Se a sua vida pública como anunciador da boa nova do Reino de Deus ocorreu em Cafarnaum, na sua maior parte, por outro lado, Ele esteve muito presente em outro local: Nazaré. Lá, Ele cresceu junto aos seus pais adotivos.
Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.
Seu nome era Simão/Simeão Barjonas (filho de Jonas), como recorda Mateus 16,17 (cf. João 21,15). Mas, para ratificar e formular sua nova missão, Jesus lhe deu o nome aramaico de Kepa(s) (cf. 1 Coríntios 1,12; 3,22; 9,5; 15,5; Gálatas 1,18; 2,9.11.14; João 1,42), grego Petros (latim Petrus, Pedra/Pedro).
Betsaida (casa da pesca, em hebraico) era uma povoação pesqueira a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum. Um cataclismo, entretanto, erguendo-a, afastou-a do lago.
A África, principalmente na região do Egito, foi tida ora como local de refúgio (Gn 12.10-20; 1Rs 11.40; 2 Rs 25.26; Jr 43.7; Mt 2.13-15) ora como local de provação (Êx 3.7). O primeiro relato na Bíblia que se refere aos povos africanos é o fato de os filhos de Cam terem ido habitar em região africana (Gn 10.10-20).
O cristianismo teve origem na Palestina no século I, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, e se espalhou rapidamente pelo Império Romano. O cristianismo tem seguidores em todos os continentes, tornando-se uma das principais religiões do mundo, com grande diversidade de práticas e tradições culturais.
Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
Jesus era originalmente negro, nascido na África. Ele e sua família se escondiam entre os negros para serem confundidos com eles. “Jesus, homem com pés da cor de bronze queimado, com pele da cor de jaspe e sardônio e com cabelos feito lã de cordeiro”.
Ele veio em sua própria terra e entre seu próprio povo, os judeus, mas ele não foi aceito. Mas a todos que o receberam, aos que creram nele, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, como resultado do desejo humano, mas da vontade de Deus.