Jesus foi uma pessoa resiliente, pois ele nos propunha saídas em meio a situações complicadas. Como, por exemplo, a mulher que foi pega em adultério, tradicionalmente a mulher deveria ser apedrejada e morta. Ele corajosamente confrontou os opressores e a mulher foi livrada da morte.
A resiliência bíblica também é testemunhada na vida dos apóstolos e dos primeiros seguidores de Jesus. Eles enfrentaram perseguições implacáveis, ameaças de morte e difamação, mas permaneceram inabaláveis em sua devoção a Deus e à propagação da mensagem do Evangelho.
Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: “no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33. O que você entende ao ler esta expressão: “Tende bom ânimo”? – Creio que seria como se Ele estivesse nos dizendo: “Tenham resiliência”.
Resiliência é a confiança e a fé inabaláveis em Deus, buscando Nele força, ânimo e esperança, mesmo nas situações mais desafiadoras. A resiliência como confiança em Deus é uma poderosa demonstração de fé inabalável que nos capacita a enfrentar as situações mais desafiadoras com coragem e esperança.
O PODER DO MILAGRE | André Fernandes em Lagoinha Alphaville | série O poder
O que significa resiliência de Deus?
Ser resiliente espiritualmente é não abandonar a fé em Cristo, mesmo quando as pessoas ao seu redor lhe virarem as costas, quando a doença chegar a sua casa, ainda que nunca seja reconhecido na empresa onde trabalha!
12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for posto à prova, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. 9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, ao desprezar a vergonha, e assentou‑se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.
É superar um sofrimento, uma dificuldade. O homem resiliente adquire resistência física e visão otimista para se reconstruir a cada dia. Consegue enfrentar situações adversas, acreditando em suas crenças, usando a fé para superar os obstáculos”.
O propósito de ensinar resiliência, sobretudo, é para que os jovens aprendam a enfrentar dificuldades, desafios e adversidades com melhor desenvoltura. E, também, para que encontrem motivações e estratégias internas que os levem a se empenhar e persistir em se adaptar às mudanças que o mundo e a vida exigem.
Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: “no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33.
Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.
Alguns sintomas de falta de resiliência, segundo os especialistas consultados: Não saber lidar com as próprias emoções. Não se responsabilizar pelos erros. Não valorizar as suas vitórias.
15 Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
5 Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o presente; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. 6 De maneira que com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer.
porventura não sou eu, o Senhor? E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há fora de mim. 22 Voltai-vos para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra, porque eu sou Deus, e não há outro.
1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de ...
13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar.
O termo resiliência tem sua origem na Física e Engenharia, sendo um dos seus precursores o inglês Thomas Young5. Nesta área, resiliência é a capacidade de um material para receber uma energia de deformação sem sofrê-la de modo permanente5.
Segundo a Associação Americana de Psicologia (APA) resiliência é o resultado de uma boa adaptação a adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou grandes situações de estresse. É conseguir superar os problemas com positividade, tirando lições das dificuldades.