Foi eu que ou fui eu quem?
Foi ele que fez. Fomos nós que fizemos. De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.Foi você que fez ou foi você quem fez?
Mariane Carla Pulga sim,vc que fez ou vc quem fez,ambos está correto.Quem me fez ou que me fez?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”! Não pare agora...Foi Deus que fez ou quem fez?
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número."Eu quem fiz" ou "eu quem fez" ? | Lara Brenner
É você quem faz ou você que faz?
Para evitar a repetição do termo que (chamado queísmo) e por uma questão de fluidez do texto e estética da linguagem, muitos professores aconselham dar preferência para o uso do pronome quem, mas falar “você que sabe” não está errado.Foi Deus que me deu ou foi Deus quem me deu?
'Foi Deus que me deu' ou 'Foi Deus quem me deu'?O professor Pasquale diz que as duas formas estão corretas.
Qual o certo: eu que agradeço ou eu quem agradeço?
As duas formas estão corretas. Você pode falar tanto “eu que agradeço” quanto “eu quem agradeço“. Nesse caso, como explica o gramático Domingos Paschoal Cegalla, os dois pronomes (que e quem) são partícula de realce e têm função expletiva ou enfatizante.Quem pagou ou quem pagou?
O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).É correto falar fui?
Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.Foram eles quem fez ou fizeram?
A construção correta é quem fez.– Foram eles que fizeram os trabalhos.
Quando usar o quem?
"Este é o profissional quem eu conversei na reunião." Há algo estranho? Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.É correto falar "sou eu quem agradece"?
Sou eu quem se formos concordar com o pronome quem, então quem a terceira pessoa do singular, ele, ele agradece. Então, sou eu quem agradece, certo? Esta forma aqui é correta, tá? Muita gente acha que está inadequada, sou eu quem agradece é correto e eu acho muito chique.Foi eu ou fui eu?
Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).Como agradecer de forma elegante?
Seguem alguns exemplos:
- Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
- Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
- Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
- Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.