A mata é muito parecida com a floresta, mas, na sua composição, predominam os arbustos que são plantas de altura inferior a cinco metros e apresentam ramos desde a sua parte inferior.
Cotidianamente, denomina-se "floresta" qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel. Sinônimos populares para florestas são: mata, mato, bosque, capoeira, selva.
Cotidianamente, denomina-se "floresta" qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel. Sinônimos populares para florestas são: mata, mato, bosque, capoeira, selva.
Florestas são de extrema importância para a manutenção da biodiversidade do planeta, sendo, ainda, uma fonte de recursos para inúmeras populações. As florestas são caracterizadas pela predominância de espécies lenhosas e pela formação de um dossel.
Esses ecossistemas são importantes reservas de espécies de animais e plantas, além de contribuírem para o funcionamento de diversos sistemas ambientais, como o ciclo da água e a realização da fotossíntese.
O que Caminha e seus companheiros de tripulação viram dos navios é o ambiente que hoje denominamos Mata Atlântica. Ela recebeu este nome justamente porque está próxima ao oceano Atlântico.
A Tundra é marcada pela ausência de árvores e predominância de vegetação de pequeno porte, enquanto a principal característica da Taiga é a sua vegetação homogênea e densa formada pela floresta de coníferas, como abetos, pinhos e cedros.
É o conjunto da vegetação que, ao longo da história, se adaptou a diferentes condições de solo, clima, biodiversidade e disponibilidade de água e que hoje é encontrado nos biomas brasileiros.
Diferente de qualquer outro lugar na Terra, a Floresta Amazônica no Brasil é o lar de uma variedade impressionante de espécies de plantas e animais. Estima-se que uma em cada dez espécies conhecidas no mundo viva na Floresta Amazônica.
As florestas homogêneas são florestas plantadas constituídas por apenas uma ou poucas espécies de árvores. As florestas ripárias (ou matas ciliares) são as que orlam um ou os dois lados de um curso d'água.
"Floresta - área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ.
Os campos de gramíneas e arbustos que se desenvolvem em climas secos, como o semiárido, recebem o nome de estepes. São muito comuns nas áreas próximas a desertos. As estepes se formam em regiões de clima seco, como o semiárido e o temperado continental.
Ela está dividida em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. As matas de terra firme estão em regiões mais altas e não são inundadas por rios. Elas incluem grandes árvores como a castanheira e a sumaúma – que ganhou o apelido de “rainha da floresta”.
Com aproximadamente 5 milhões de km² de floresta, a Amazônia se estende ao longo de nove países da América do Sul, sendo 60% da área desse bioma no Brasil. Dona de riqueza incalculável de plantas e animais, a floresta brasileira abriga 38 milhões de habitantes.
A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
A palavra ombrófila tem origem grega e significa "amigo das chuvas", o mesmo que pluvial de origem latina, e caracteriza uma formação vegetal cujo desenvolvimento depende de regime de águas pluviais abundantes e constantes.