A resposta é – sim! A cremação é um procedimento que reduz o corpo da pessoa falecida em cinzas, essa técnica vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.
O que acontece se guardar as cinzas da cremação em casa?
Manter cinzas em um lugar sagrado “garante que elas não sejam excluídas das orações e lembranças de sua família ou da comunidade cristã” e impede que os falecidos “sejam esquecidos, ou que seus restos sejam mostrados como uma falta de respeito”, disse o escritório.
A preservação das cinzas no lar apenas será permitida “em casos de graves e excepcionais circunstâncias” ou quando uma pessoa faça o pedido “por piedade ou proximidade”, disse o espanhol Ángel Rodríguez Luño, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, durante a conferência de imprensa para a apresentação do ...
A câmara conta, em geral, com uma temperatura superior a mil graus e o processo dura cerca de seis horas. As cinzas só são entregues aos familiares em 24 horas, ou seja, após um dia.
A recomendação é que as cinzas devem ser mantidas em locais sagrados como nos templos ou em cemitérios. Em raríssimas exceções, as cinzas são levadas para casa. Somente nos casos em que o falecido foi morto em guerra ou em locais onde não existem cemitérios para realizarem o sepultamento.
Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.
Qual é o significado de jogar cinzas no mar no Espiritismo?
Por que jogar cinzas no mar? Como dito acima, essa foi uma forma especial encontrada pelos familiares de dizer adeus ao ente querido. Esse rito fúnebre é considerado uma homenagem ao falecido. Em muitas vezes, a ação é praticada quando o morto teria afeição pela água em vida.
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
O que diz o espiritismo? A cremação na visão espírita é bem aceita. É preciso, entretanto, respeitar as primeiras 72 horas da morte antes de cremar o corpo. Segundo a religião, esse é o tempo que o espírito leva para se desvincular do corpo material.
A Bíblia não traz nenhum trecho diretamente ligado à proibição da cremação. Inclusive, por isso, a Igreja Cristã, que inclui a Católica e a Evangélica Protestante, não tem uma posição fixa sobre o tema.
No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido.
Proibição em áreas protegidas: A dispersão de cinzas é proibida em áreas de preservação ambiental, como parques nacionais e reservas marinhas. Registro da dispersão: A dispersão de cinzas no mar deve ser registrada em cartório, com a emissão de uma certidão específica.
Uma das formas mais comuns de lidar com as cinzas é a aspersão em um local significativo para o falecido. Seja no mar, em um rio, em um parque ou em um jardim, espalhar as cinzas pode ser uma maneira simbólica de devolver o ente querido à natureza.
A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.
Devido à complexidade do processo, os valores costumam ser elevados: as versões mais simples podem custar cerca de R$ 1.400, enquanto peças mais exclusivas podem chegar a R$ 40 mil. Os valores também variam de acordo com as características do diamante escolhido.
Em primeiro lugar, lembra que, de acordo com a Instrução Ad resurgendum cum Christo 2016 (nº 5), “as cinzas devem ser mantidas em um lugar sagrado (cemitério), e também em uma área especificamente dedicada a esse fim, desde que tenha sido designada para esse fim pela autoridade eclesiástica”.
Mito: Os dentes não são afetados pelo calor intenso. Fato: Embora resistentes, os dentes sofrem alterações significativas durante o processo de cremação, como rachaduras, fragmentação, alterações de cor e encolhimento.
A resposta é – sim! A cremação é um procedimento que reduz o corpo da pessoa falecida em cinzas, essa técnica vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.
De acordo com Chico Xavier, a cremação não interfere no processo de desencarnação do espírito. O corpo físico é apenas um invólucro temporário, e a alma se liberta naturalmente durante a transição para o plano espiritual.
CINZAS, SÍMBOLO DE CONCRETA CONVERSÃO. O gesto de queimar matéria orgânica ou corpos, para retirar as Cinzas dos mesmos, é encontrado em muitas culturas e tradições religiosas. Basta voltarmos às tradições gregas ou egípcias onde encontramos o mito da famosa “Ave Fênix”.