Os médicos afirmam que o períneo é uma região sensível e mais fina, que geralmente não fica exposta aos raios solares, o que facilitaria queimaduras na região. Eles explicam que geralmente, além de dolorosas, são difíceis de cicatrizar. Por fim, os profissionais alertam para um risco maior de câncer de pele.
Quais os benefícios de tomar sol nas partes íntimas?
☀️ Uma trend chamada “Perineum Sunning” que nada mais é do que o próprio nome sugere: tomar sol na região íntima, tem viralizado nas redes sociais. 🤔 Entre os benefícios, citam a melhora na libido, regulação hormonal, melhoria na qualidade do sono e maior estímulo na produção de vitamina D.
Além de não existir uma maneira plausível e comprovada de aumentar a produção de testosterona com uma luz brilhando sobre a pele do saco escrotal, a técnica de bronzeamento de testículos com o sol, laser (incluindo terapias com luz vermelha) ou câmaras pode ser perigosa.
A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela deficiência alimentar. A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar (necessário a exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde).
Qual parte do corpo absorve melhor a vitamina D do sol?
Especialistas e pesquisadores da vitamina D sugerem que algo em torno de 5 a 30 minutos de exposição ao sol na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana, são suficientes para a correta absorção de vitamina D pelo ...
Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor.
Para amenizar esse incômodo, o ideal é tomar um banho de sol, de 10 a 15 minutos, em que os seios fiquem completamente expostos. A ideia é fortalecer os mamilos e evitar rachaduras.
A hidrocele é uma das causas mais comuns, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no saco escrotal, o que resulta no aumento do tamanho do testículo. A orquite, por sua vez, é uma inflamação testicular geralmente causada por infecção viral ou bacteriana, e também pode levar ao aumento do testículo.
Se você acha que colocar os travesseiros no sol ajuda a matar ácaros e fungos… saiba que isso não acontece. No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície.
Segundo ela, esse hábito pode ser um dos mais eficazes para evitar a proliferação de fungos e bactérias na vagina, pois o fluxo de ar nessa região é fundamental, principalmente na época do calor — o sol contribui para a queda da imunidade e aumenta as chances da candidíase se desenvolver.
Nossa dica é manter a pele super hidratada, antes, durante e após a depilação. Isso significa que é importante criar uma rotina completa de cuidados com o corpo, com esfoliante, sabonete e hidratante, especialmente se você usa a lâmina de barbear na virilha.
Qualquer trauma no períneo, como irritações locais e desconforto, pode ser mais doloroso e de difícil cicatrização. Além disso, a exposição em excesso aos raios UV pode aumentar o risco de câncer de pele independente da região.
A higiene íntima adequada é fundamental para evitar infecções e desconfortos, especialmente no verão, visto que o calor e a umidade podem aumentar a proliferação de bactérias e fungos. Portanto, é recomendável lavar a região íntima com água e sabonete neutro, garantindo uma limpeza eficaz sem alterar a flora vaginal.
A dermatologista indica que não é preciso tirar a roupa e ficar com as pernas abertas para obter os benefícios da luz solar, e que tomar sol em qualquer outra parte do corpo já provoca os benefícios apontados pelas influenciadoras. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!
Os mamilos podem ser aumentados através da injeção de preenchimento de ácido hialurônico. Outra opção é a injeção de gordura, coletada do próprio corpo da paciente.
As infecções por fungos se formam, geralmente, nas áreas mais quentes dos seios, causando vermelhidão, irritação e coceira. Esse tipo de infecção pode estar presente tanto nos mamilos e aréolas quanto nas dobras de pele dos seios, por causa da umidade e calor.
A aréola, a área ao redor dos mamilos, também pode escurecer. À medida que seus seios crescem, a pele se estica e linhas avermelhadas, marrons ou roxas podem começar a aparecer em seus seios e barriga.
Apelidada de "perineum sunning" (sol no períneo, em português), consiste em tomar sol nas partes íntimas. O objetivo, segundo adeptos da prática, é dar ao corpo uma dose maior de vitamina D, principalmente nas partes que não recebem os raios solares com frequência.
Praticar atividade física regularmente é um excelente estímulo para que o corpo produza testosterona, no entanto, exercício físico em excesso e exercícios aeróbicos de longa distância (endurance) provocam queda da testosterona.
É fundamental também que o paciente use protetor solar diariamente, mesmo na área genital, para proteger a pele clareada dos efeitos nocivos dos raios solares e evitar o escurecimento futuro da pele.
Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.
No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais. Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.