"Exu não é diabo. A maioria das pessoas não sabe o que realmente é o Exu, não estudou o Exu", explica o zelador espiritual Danilo de Oxóssi. "É o orixá, é o guardião, é o primeiro que come na mesa dos orixás. O último é Oxalá, que é o rei de todos os orixás.
Exu é um orixá do panteão africano conhecido como mensageiro, e nada tem a ver com o diabo, que é uma criação judaico-cristã, a qual é atribuída a missão de roubar, matar e destruir. Curiosamente, algo que o deus bíblico também faz.
Arquétipo. A ambivalência é a marca registrada da personalidade de Exu no Brasil. É visto como o mais humano dos orixás: nem completamente mau, nem completamente bom. Possui caráter irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente e que gosta de suscitar dissensões e disputas quando não devidamente propiciado.
Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.
Exu é uma divindade africana, um orixá, que chega ao Brasil por meio do Candomblé. "É uma divindade absolutamente primordial. Exu é sempre cultuado antes de todas as outras divindades, porque a presença dele é solicitada para que a ordem se mantenha no espaço sagrado.
O Exu é, sem dúvida nenhuma, uma das entidades espirituais mais incompreendidas da Umbanda, despertando a curiosidade das pessoas e até mesmo o medo. Há quem diga que Exu é Deus. Há quem afirme que Exu é um Orixá. E há, também, quem sustente que Exu é o próprio Diabo.
Ora, diabo ou demô- nio é uma entidade com características bem definidas e estudadas. É o oposto de Deus, suas obras sâo malignas, ele vive procurando perder o homem. Enfim Dia- bo é antítese de Deus, é a encarnação de toda a maldade existente.
Exu Lucifer é extremamente poderoso e vem ajudando a milhões de pessoas a conseguirem seus objetivos terrenos, como amor, abertura de caminhos, prosperidade, vencer um inimigo e até mesmo riqueza.
Zé Pilintra, ou seu Zé, como também é chamado, é da falange dos malandros, que são. entidades que representam a vida nas ruas e a boimia. Bares, festas, mesas de jogos e até samba são territórios dele. Não à toa, ele ganhou muita popularidade aqui no Rio de Janeiro.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
Mas, com o fato de Exu ser uma entidade verdadeira, e prega a justiça. “Para Exu não existe o mais ou menos, ou é certo, ou é errado. Muitas vezes o certo nos machuca, nos agride e, por isso, Exu é associado com o Diabo, como um espirito que nos faz mal”, comentou.
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
“A umbanda reconhece o mal como parte da natureza humana e o descaracteriza como maldade, pois é uma religião de liberação, e não do acobertamento das paixões humanas como os pentecostais”, analisa. Por isso, a pesquisadora acredita que o Exu feminino se adaptou muito bem ao país.
“Ele era considerado um protetor, mas também era retratado com um deus facilmente irritável, vingativo e que pregava peças nos outros Orixás”, pontua. No Brasil, “essa figura começou a sofrer um processo de ressignificação, passando a assumir outras formas”.
Cultuado dentro das religiões de matriz africana, Exú é um dos maiores e mais importantes orixás. Ele é um mensageiro divino que intermedia a comunicação entre o plano espiritual e a humanidade. Suas características estão relacionadas à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos.