Quando madura, essa tonalidade diferenciada se transforma em amarelo. Pronta para consumo, a banana azul ganha o apelido de "banana-sorvete", por sua polpa branca e cremosa, mais espessa que as bananas comuns. Seu sabor traz um toque levemente ácido, combinado ao sabor doce que se assemelha à baunilha.
Planta de maior porte comparada a outras bananeiras, podendo chegar aos 6 metros de altura. Seus frutos são mais azuis enquanto novos e com tamanho médio de 17cm cada fruto. A Banana Azul além de linda e exótica é comestível e muito saborosa com textura de sorvete e sabor de baunilha.
1332Muda De Banana Roxa Ou Banana São Tomé - ClonadaA bananeira roxa é uma planta herbácea, com aproximadamente 3 metros de altura, que mantém um curto ciclo de vida, iniciado com a muda ou rebento e terminado com a secagem das folhas ao final da maturação e queda dos frutos.
Além de ser conhecida como banana preta, essa variedade leva o nome de Banana de São Tomé. “Em brasileiro costuma dizer que é Banana de São tomé, ou seja, tem que ver para crer. As pessoas querem ver se realmente ela tem essa coloração e se é gostosa mesmo”, explicou, aos risos, o produtor rural Marcos Jacob.
Em algumas regiões tropicais do mundo é possível encontrar uma banana de cor diferente da que estamos habituados (verdes ou amarelas). Trata-se de uma variedade azul que é um híbrido da banana Musa balbisiana e da Musa acuminata.
Quando madura, a casca se abre revelando a polpa de cor creme a rosa muito claro. É uma banana mais doce e de textura mais suave que a das variedades amarelas. é um ótimo alimento para prevenir doenças cardiovasculares. Outro benefício é o de melhorar a digestão, graças ao índice de potássio e fibras que ela possui.
A banana blue java é tão diferente quanto o seu nome: e ela tem gosto de sorvete de baunilha. Apesar de novidade para muitos, essa variedade de banana é tão antiga quanto as demais. Incomum em terras brasileiras, ela é encontrada em outras localidades, como o Havaí e países da Oceania.
Você sabia que a banana verde proporciona benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, além de contribuir para o controle e redução do risco de doenças? O principal componente do alimento é o amido, que corresponde de 55 a 93% do total, dependendo do grau de amadurecimento da fruta.
A cor azul é resultado de uma camada natural de cera, que envolve a casca e faz com que ela brilhe em tons de azul-prateado, enquanto a banana ainda está verde. Quando madura, essa tonalidade diferenciada se transforma em amarelo.
Apesar de ser menos cultivada no Brasil em comparação com outras espécies, como a prata, a maçã e a nanica, essa fruta é facilmente encontrada em outros países da América do Sul, bem como na América Central, África e Ásia. Além de oferecer benefícios nutricionais significativos, a banana-vermelha é versátil na cozinha.
Banana presa com fita adesiva, obra conceitual de Maurizio Cattelan, foi vendida por US$ 6,2 milhões em leilão da Sotheby's para milionário chinês de criptomoedas, levantando várias questões entre o público. Não é apenas uma banana.
Um outro tipo comum de banana é a banana-ouro, também chamada de “banana de açúcar”. É curta, mas não tanto quanto a banana-maçã, e tem a casca fina. É menos calórica que outros tipos de bananas, mas é bastante doce, tem uma textura macia e é consumida crua.
A Banana Branca é uma variedade de banana de casca amarela pálida e polpa cremosa e levemente doce. Embora menos comum que outras variedades, como a Banana Prata ou a Banana Nanica, a Banana Branca oferece um sabor suave e uma textura macia.
Devido às características de clima, de relevo e do solo, a banana nanica produzida no local é considerada naturalmente mais doce do que as outras da mesma espécie – não existe qualquer tipo de modificação genética. Durante o inverno, a planta diminui o metabolismo, de três a quatro meses.
A banana-ouro é a menor dentre as demais, com cerca de 40 gramas e 44,8 Kcal. Embora pequena (menos de 10 centímetros) é a mais calórica (100 gramas = 158 kcal). Como apresenta polpa bem doce e aromática, é consumida preferencialmente in natura.
Além de figo e marmelo, Brasil afora, recebe vários outros nomes, como couruda, banana tanga, banana jasmim, banana figo, banana pão, banana de cozinhar, banana de fritar, só pra citar alguns. Não costuma ser consumida crua como as outras.
“A casca de banana é rica em antioxidantes e nela também encontramos uma grande quantidade de amidos resistentes, que são alimentos das bactérias que vivem naturalmente no intestino grosso e que produzem substâncias que fazem bem para nosso organismo e ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer e diabetes”, ...