Estou a vontade ou à vontade?

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Estou a vontade tem crase.?

E nas locuções que indicam meio ou instrumento e em outras nas quais a tradição linguística o exija. À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Como usar à vontade?

Basicamente, à vontade é uma locução adverbial e tem a mesma função de um advérbio. Ou seja, ela é usada para modificar o sentido de um verbo. Essa expressão serve para indicar a liberdade de ação ou o desejo de que alguém se sinta confortável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rockcontent.com

Qual a ortografia correta: "à-vontade" ou "à vontade"?

À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Como se escreve "à vontade"?

Vejamos outros exemplos em que a preposição poderia se confundir com o artigo e por isso o acento é de praxe: à evidência, estou à disposição, fique à vontade, encontra-se à paisana, escreve à perfeição, escrever à caneta, cortar à faca, assalto à mão armada, modéstia à parte, às (ou a) expensas, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

[SEM FILTRO] ANDANDO NA VONTADE DE DEUS - Luciano Subirá

O que é ficar à vontade?

A expressão “ficar à vontade” é usada para indicar que uma pessoa pode se sentir à vontade e confortável em determinada situação. Essa expressão pode ser usada em diversos contextos, desde uma conversa informal com amigos até em uma reunião de negócios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguesprafora.com

Como se escreve mal vontade?

Resposta: É um caso discutível, que aliás se encontra em ”Casos especiais” no livro ”Só Palavras Compostas - Manual de consulta e auto-aprendizagem”. Oficialmente não tem hífen [má vontade], mas há uma tendência a usá-lo nesse sentido de ”disposição desfavorável, má disposição”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

Está a disposição ou está à disposição?

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oficinadoestudante.com.br

Qual é o advérbio de "de repente"?

A expressão “de repente” significa “de súbito”, “de ímpeto”, “repentinamente” e tem função sintática de advérbio de tempo ou de modo e, portanto, é uma locução adverbial, uma vez que é o conjunto formado pela preposição “de” com o substantivo “repente”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Tem crase antes de advérbio?

Use a crase em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas por palavras femininas: à vista, às vezes, às escuras, às pressas, à noite, à tarde, à moda de, às apalpadelas, às tontas, às claras, à direita, à esquerda, à uma hora, à base de, à custa de, à força de, à espera de, à medida que, à proporção que.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogs.correiobraziliense.com.br

Porque junto ou separado?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Como saber se vai crase ou não?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luís XV (à moda de Luís XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

É correto dizer "ao dispor"?

1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Estou a procura ou à procura?

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Qual é o certo: apartir ou a partir?

Diferença entre “a partir” e “à partir”

Em sua forma simples, sem acentuação, “a partir” é a expressão que indica o início ou a origem de um ponto. O que pode te surpreender ao entender a outra opção é o fato de que, “à partir”, com crase, não existe na língua portuguesa e, portanto, esta forma de escrita está errada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Estou de mal ou estou de mau?

“Mau” é um adjetivo e o oposto de “bom”. Para saber quando usar, vale a mesma regra: se você puder substituir por “bom”, a palavra certa é “mau”. Exemplos: Hoje eu estou de bom humor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

Qual o plural de vontade?

vontades | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Tem crase à vontade?

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Onde a crase é proibida?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Estou a espera ou à espera?

“à espera” é locução adverbial, na qual a crase é obrigatória por conter uma palavra feminina, assim como outras locuções de mesma estrutura - “à toa”, “à deriva”, entre outras. Recurso indeferido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conscamweb.com.br