Tique, bordão ou bengala linguística, o monossílabo "pá" entra nas nossas conversas sem darmos por isso. O que poucos sabem é que esta expressão é uma forma abreviada de rapaz.
A pá é um alvião. Existem diversos tipos de pás, sendo a mais tradicional delas utilizada para cavar. Outra também muito comum é a pá de lixo, que serve para juntar resíduos a fim de depois jogar em uma lata ou saco de lixo.
Não deve dizer-se ao par quando se pretende produzir o significado de a par, expressão que significa "estar informado", "estar ao corrente", "estar ciente".
Só que não.” Importada de São Paulo, “se pá” quer dizer “talvez” e já circula nas agências de publicidade cariocas, assim como “tá pago”, para dizer que um trabalho acabou.
Ele já foi chamado de "amigo colorido", mas ganhou apelidos um pouco mais íntimos: "moço da manutenção", "personal sex" ou simplesmente "P.A." (vulgo "pênis amigo" ou "patrocinador de alegria").
As expressões a par e ao par não são sinônimas. Cuidado para não errar. Estar a par, significa estar ciente, bem informado. Ex.: Ele está a par dos últimos acontecimentos.
Semelhantes na sua estrutura, têm significados totalmente opostos. “Ao encontro de” indica concordância. Significa “estar a favor”, “ir no mesmo sentido, na mesma direção de alguma coisa”; “aproximar-se”, “ir para junto de”. “De encontro a” indica discordância.