O Eros nascido desta união era o mais "usado" por poetas e escultores. Relaciona-se muitas vezes Eros com o amor homossexual pela sua ligação a. Até à época romana, Eros foi-se convertendo gradualmente no deus da paixão amorosa, na divindade que assegurava a continuidade do mundo, assumindo a fisionomia tradicional.
Na Grécia Antiga, Eros era representado como um belo jovem alado, assim como era representado na Roma Antiga, quando era conhecido como Cupido. No renascimento, Eros passou a ser representado como uma criança gordinha e travessa. Seu mito mais famoso é o de sua paixão por Psiquê.
Na Grécia Antiga, o relacionamento homoerótico entre um homem mais velho (erastes) e um jovem (eromenos) era considerado, segundo as leis da sociedade helênica, uma prática pedagógica. A referida prática tinha o objetivo de transferir conhecimentos de ordem filosófica, política, militar e até mesmo sexual.
Na verdade, vários deuses eram LGBT: Zeus, Poseidon, Hércules, Apolo, Hermes, Dionísio, Pan, Hipnos, Boreas, Eros, todos tiveram relacionamentos homossexuais.
Indicativo disso é o fato de que, na Grécia Clássica, não havia um termo sequer que correspondesse a hétero ou homossexual. É que, para os gregos, diferentemente da concepção moderna, a natureza do desejo sexual era a mesma, independendo do sujeito a quem se dirigia e, portanto, não engendrava categorias específicas.
Antes de desaparecer, pouco antes do amanhecer, Eros obrigou Psique a jurar que nunca tentaria ver o seu rosto. Com o passar do tempo, Psique apaixonou-se pelo ser misterioso até que um dia, ao visitar as irmãs, invejosas da sua felicidade, foi instigada a ver o rosto do seu marido.
Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimentos quando estamos em um relacionamento amoroso. Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.
Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes. Quando passava pelas proximidades do monte Etna, avistou Perséfone.
Artemis Singers ("Cantoras Artemis", em português) é um coro feminista lésbico americano baseado em Chicago, Illinois. Os seus objetivos são criar mudanças positivas nas atitudes culturais em relação às mulheres e artistas femininas e "aumentar a visibilidade das feministas lésbicas".
Na Grécia e na Roma da Antiguidade, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. O filósofo grego Sócrates (469-399), adepto do amor homossexual, pregava que o amor entre iguais era a melhor forma de inspiração e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar.
Himeros (ou em latim Himerus) era o deus grego do desejo sexual. Segundo a Teogonia de Hesíodo, quando a deusa Afrodite surgiu pela primeira vez na espuma do mar, ela estava grávida dos gêmeos Eros e Himeros.
Eros. Este é o tipo de amor que conhecemos tradicionalmente como o amor romântico. De forma generalizada, este é o afeto que está na origem da atração sexual, já que se caracteriza por sensações de desejo, fantasia e idealização.
Nós nos apaixonamos por diversos tipos de pessoas na vida, mas existe uma teoria de que há três amores que nos marcam de uma maneira especial e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.
A palavra philia (φιλία), embora traduzida por amizade, pode ser entendida como tipo para todas as afeições, consistindo na afeição-matriz mais forte e desenvolvida na cultura da Grécia Antiga.
Laudos periciais confirmam que o torcedor cruzeirense Eros Dátilo Belisário, de 37 anos, morreu eletrocutado após se envolver em uma confusão no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, na Pampulha.
O Cupido original era filho de Vênus, deusa romana do amor e da beleza – e o equivalente romano ao deus grego Eros (filho de Afrodite). Ele era uma divindade associada à luxúria e ao amor e, tanto na Grécia quanto em Roma, era retratado como um jovem belo, não como um bebê.
Eros (em grego: Ἔρως), na mitologia grega, era o deus do amor e do erotismo. Era um dos Erotes. Primeiramente, foi considerado como um deus do Olimpo, filho de Afrodite com Ares, ou apenas de Afrodite, conforme as versões. Ele é, normalmente, retratado em pinturas acompanhado da mãe.
A primeira é: não. Não havia a ideia de Gay, uma identidade sexual exclusivamente homossexual e de nascença, na Grécia e Roma antigas. Era esperado dos homens gregos que eles tivessem relações homossexuais, mas também era uma obrigação que se casassem e tivessem filhos.
Na Grécia, a prostituição é legal nos bordeis registrados, mas a maioria em Atenas não é registrada. A prostituição de rua é ilegal, entretanto as mulheres vendem o sexo em algumas esquinas.
Parlamento da Grécia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo. O parlamento da Grécia aprovou um projeto de lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em uma vitória histórica para ativistas LGBT, saudada por quem acompanhou a votação e por dezenas de pessoas pelas ruas de Atenas.