Na quinta temporada, Katherine tenta lidar com a vida como humana, mas descobre que está envelhecendo rapidamente, após perder a cura em seu sangue. Descendente de bruxos conhecidos como Viajantes, ela possui o corpo de Elena, numa última tentativa de sobreviver, com a ajuda da filha, Nadia (Olga Fonda).
Depois que Elena forçou a cura na garganta quando tentou matá-la, Katherine se tornou uma humana fraca e teve que passar dois meses fugindo de todos os inimigos que havia adquirido nos seus mais de 500 anos de vida.
Causa da morte: Perda de sangue/pescoço quebrado. Tudo aconteceu pois Katherine surgiu na ilha e forçou Jeremy a dar seu sangue para Silas, que o drenou e quebrou seu pescoço.
No último episódio da primeira temporada, Katherine retorna a Mystic Falls causando um abalo nos relacionamentos dos irmãos Salvatore entre eles e com Elena.
Atriz já está gravando participação no último ano do seriado
Nina Dobrev mostrou seu retorno aos bastidores de The Vampire Diaries com uma foto do roteiro publicada em seu Instagram - veja abaixo: "Eu sei que hoje é quinta-feira mas isso não é uma lembrança", disse a atriz que viveu Elena Gilbert no seriado.
O casal está junto e feliz, mas uma revelação acabou deixando os dois meio abalados. Por causa da mitologia dos doppelgangers, Elena descobre que, na verdade, ela e Stefan estão destinados a ficarem juntos.
Quem já sabe dos acontecimentos da series finale de The Originals, que foi ao ar nessa quarta-feira (01), vai se lembrar do momento em que Klaus (Joseph Morgan) conta a Rebekah (Claire Holt) que ela poderá se tornar humana, pois há uma cura em Mystic Falls destinada a ela.
Em No Exit, Caroline e Stefan perceberam que Katherine era um Passageiro no corpo de Elena. Em Gone Girl, Stefan usou a lâmina de Gregor para matar Katherine e devolver o espírito de Elena ao controle de seu próprio corpo.
No decorrer da temporada, Caroline sofreu com a ausencia de Stefan, mas eventualmente o teve de volta, quando Bonnie o forçou a tomar a cura e virar humano.
A ideia de trazer a personagem de volta foi um erro, a morte dela na 5ª temporada foi icônica e bastou, então dizer que ela “comandava” o inferno foi uma piada.
Assim que a Bonnie reverte o feitiço, os dois se encontram (agora, ambos humanos) e passam o resto da vida juntos. A Elena vira uma médica e eles terminam a vida em Mystic Falls. A última cena da série representou a morte dos dois, muitos anos depois.
Quem já assistiu o episódio sabe que ele se sacrificou para salvar a filha Hope, transferindo toda a magia negra que antes estava na garota para si e se matando com uma estaca de carvalho branco (nós avisamos que este texto teria spoilers, hein).
A Katherine da 8ª temporada foi uma decepção. A única coisa que gostei foi que ela morreu com o Stefan porque eu costumava shippar eles lá na 5ª temporada.
Após o assassinato de sua segunda namorada Anna , Jeremy propositadamente overdose de pílulas depois de beber sangue de vampiro na esperança de se tornar um vampiro para que ele pudesse desligar seu interruptor de humanidade .
A xerife Forbes fica doente na sexta temporada, ela descobre que tem um câncer na cabeça, Caroline tenta de tudo para salvar a mãe mais nada adianta, ela morre no décimo quarto episodio.