Note que o período de maior ganho de peso do bebê é entre 26 a 38 semanas. Após a 38° semana de gestação o crescimento é novamente lento, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa.
A partir da 15ª semana o ganho de peso é acentuado. Nas próximas semanas a futura mamãe começa a sentir o feto mexer. Na 17ª semana o apetite aumenta e pode começar a ser difícil dormir de maneira confortável. Na 18ª semana o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.
A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.
Portanto, a maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestres. Uma gestante que apresentava peso corporal adequado antes da gravidez deve ganhar, em média, de 11 a 14,5kg até o parto. A tabela abaixo mostra o ganho de peso esperado de acordo com o índice de massa corpórea (IMC) pré-gestacional.
Peso do bebê no ultrassom - como saber se está adequado.
Quantos quilos o bebê ganha no último mês de gestação?
O nascimento
Considera-se um bebê termo quando ele nasce até com 41 semanas e meia de gestação. Quando a termo, fetos normais chegam a pesar 3400g. Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.
As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres. Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre.
Tubérculos, como batata, inhame, cará, batata-doce e batata-baroa; Sementes e oleaginosas, como linhaça, castanha-de-caju, nozes, semente de abóbora e semente de girassol; Gorduras saudáveis, como azeite, óleo de abacate, girassol ou de linhaça.
O corpo materno pode acumular aproximadamente 4 kg extras de gordura para garantir o estoque energético na fase de amamentação; Além do líquido amniótico que envolve o bebê, o organismo materno acumula cerca de 2 kg extras de líquidos.
Quantos quilos pesa um bebê de 8 meses na barriga?
No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas. Ele se move constantemente, consegue tossir, e sua capacidade de sucção está bem aperfeiçoada.
Quantos meses de gravidez a barriga começa a ficar dura? Normalmente, a partir da 20ª semana de gestação, muitas mulheres começam a sentir a barriga ficando dura devido às contrações de Braxton Hicks e a outros fatores relacionados ao desenvolvimento da gravidez.
Inclusive, a dor no quadril pode se tornar mais frequente a partir 40ª semana gestacional, quando o útero começa a crescer bastante, para acomodar o bebê.
Contudo, às vezes, determinados problemas na mãe fazem com que o bebê seja grande para a idade gestacional. A razão para o crescimento excessivo do feto varia, mas é principalmente causada por uma abundância de nutrientes juntamente com hormônios no feto que estimulam o crescimento.
Normalmente as mamas podem ficar doloridas logo no começo da gravidez, perto da terceira ou quarta semana. Em algumas mulheres esse dolorido poderá se estender, como mencionado anteriormente, até o final da gestação e em outras pode deixar de existir no final do primeiro trimestre aproximadamente.
O início do segundo trimestre, período que vai da semana 13 à semana 27. É uma fase marcada por muitas transformações e requer a realização de diversos exames. O bebê já passa a interagir bem mais com a mãe e com o ambiente. Ele se movimenta, dá chutes e, além de ouvir, já pode identificar vozes.
Toda mulher grávida está submetida a ter ganho de peso, além de ter que enviar nutrientes não somente para seu organismo, mas também para o do feto, há o peso dele junto ao dela. No entanto, é mais provável que a mulher que gesta um menino ganhe mais peso por conta da demanda calórica do bebê.
É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.
O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.
O que acontece se a grávida ficar muito tempo sem comer?
Quando o estômago está vazio, produz mais substâncias ácidas, que acarretam azias e, consequentemente, mais enjoos. Então, vale evitar! Até porque, quando se passa muito tempo sem comer, a glicemia (açúcar no sangue) diminuiu e quando isso acontece com frequência, aumenta o risco de diabetes gestacional.
No terceiro trimestre de gestação os alimentos ricos em polifenóis (suco de uva e de laranja, maçã com casca, morango, amora, ameixa seca, azeite de oliva extravirgem, cacau, chocolate, café, chimarrão, beterraba entre outros) devem ser consumidos com moderação, pois podem atrapalhar a formação cardíaca do bebê.
"Mas o ganho de peso no terceiro trimestre é maior para todas as gestantes, independente se ela engravidou no baixo peso, na eutrofia, no sobrepeso ou na obesidade", diz Cerqueira. "O último trimestre de gravidez é quando a mulher engorda mais."
Quantos quilos uma grávida tem que ganhar por mês?
Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 kg por semana, para uma gravidez saudável.