Para além de um alimento nutritivo e refrescante, que é a cara do verão, a fruta possui a bromelina: um complexo de substâncias com propriedades terapêuticas, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
A bromelina é encontrada principalmente no talo do abacaxi e serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas. Por isso, é bom consumi-la após as refeições. Caso apresente alguma irregularidade no intestino, é importante ficar sempre alerta e manter suas consultas em dia!
A bromelina, enzima proteolítica presente no abacaxi (Ananas Comosus L. Merril), tem diversas aplicações, envolvendo a indústria de alimentos, a área medicinal e a nutrição para animais. Pode ser obtida através da trituração e centrifugação das partes do fruto, gerando um extrato com elevada concentração da enzima.
Qual é a principal fonte de enzima bromelina no abacaxi?
O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada.
Há que diga que faz mal. Que não deve ser consumido. Mas nada disso é verdade: o miolo do abacaxi é muito nutritivo e tem uma quantidade maior de bromelina, composto que ajuda na digestão.
EXISTE CONTRA INDICAÇÃO DA BROMELINA? Bromelina pode causar náuseas, vômitos, diarreia e fluxo menstrual excessivo, entretanto, não relataram efeitos colaterais graves em seres humanos, porém, reações alérgicas, incluindo reações de pele e asma, poderiam ser gerados em caso de alergia o abacaxi.
O ananás é uma fruta que requer tempo e cuidado, levando cerca de 18 meses em estufas até estar pronto para a colheita. É colhido apenas quando está maduro, garantindo um sabor perfeito. Por outro lado, o abacaxi é cultivado ao ar livre, aproveitando o sol e a brisa tropical das regiões onde é produzido.
Foi observada também redução na capacidade dos animais em sentir dor, com o efeito máximo detectado três horas após a administração oral de bromelina (extraída do talo do abacaxi) na dose de 3 mg/kg.
O miolo do abacaxi tem todos os benefícios que o restante da fruta tem e mais alguns. Especialistas afirmam que ao comparar uma xícara com pedaços da fruta, o caroço tem mais vitamina C, vitamina A e cálcio.
Bromelina. Enzima presente naturalmente no abacaxi, a bromelina contribui para digestão proteica sendo muito comumente prescrita em associação com outras proteases, pois pode ajudar na digestão, reduzir a dor e trazer benefícios para a pele. Porém, ressalta-se que a bromelina é extraída do fruto ou caule do abacaxi).
A casca do abacaxi também é uma fonte rica em bromelina, tal como a polpa. Esta enzima, além de suas propriedades anti-inflamatórias, também é conhecida por ajudar na digestão, principalmente de proteínas.
A bromelina não deve ser usada por pessoas com asma brônquica, alergia ou hipersensibilidade aos componentes deste suplemento. Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea, doença hepática ou renal, não devem usar o suplemento de bromelina.
Conclusões. De acordo com a metodologia aplicada, os resultados obtidos de 72,47mg/mL de bromelina para polpa e 98mg/mL de bromelina para casca do abacaxi, em comparação aos trabalhos semelhantes já citados, podemos concluir que a pesquisa obteve resultados satisfatórios.
Em casos de crianças com histórico de alergia ou intolerância à histamina, o abacaxi não deve ser consumido. Este problema raro está ligado a reações como diarreia, dor abdominal, além de sintomas dermatológicos e respiratórios.
Abacaxi reduz o açúcar no sangue? O abacaxi pode trazer benefícios a pessoas com diabetes pois é fonte de fibras, possui ação diurética e baixa carga glicêmica, como explicou Ana Paula Arantes, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Não existe também uma quantidade correta para ingerir abacaxi diariamente. Segundo a nutricionista, para atingir os níveis ideais de vitamina C e fibras, por exemplo, seria necessário consumir 12 fatias da fruta. "É claro que ninguém vai comer apenas abacaxi.
Enzima indicada na prevenção de tumores, moduladora do sistema imune, mucolítica, potencializadora de antibióticos, digestiva, na redução da incidência de infarto coronário, minimiza a Página 3 de 4 severidade de angina pectoris, no tratamento de inflamações nos tecidos moles e edema associado a trauma e cirurgia.
Abacaxi: é uma das frutas que mais apresentam resultados no gosto do sêmen e no odor da vulva. Como o abacaxi é ácido e cheio de água, une, em um só alimento, várias propriedades positivas que alteram o gosto e o cheiro da região íntima.
O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer. Especialmente se a fruta não estiver bem madura ou se for ingerida em excesso.