Em que país fica a maior igreja evangélica do mundo?
A Igreja do Evangelho Pleno (em inglês: Yoido Full Gospel Church) é uma igreja evangélica pentecostal ligada a Assembleia de Deus, na ilha de Yeouido em Seul, Coreia do Sul.
A Coreia do Sul possui a maior igreja evangélica do mundo. Fundada por David Paul Yonggi Cho, o “Evangelho Pleno de Yoido” possui mais de um milhão de membros.
Quantas pessoas cabem na maior igreja do mundo na Coreia do Sul?
Estamos na Yoido Full Gospel Church (Igreja do Evangelho Pleno), apontada pelo "Guinness Book", em 1993, como o maior templo neopentecostal do mundo, com 700 mil fiéis (hoje são 880 mil).
Pode parecer curioso uma igreja evangélica de origem coreana, mas, segundo o pastor Marcos, os evangélicos são numerosos na Coreia do Sul; ficam atrás apenas dos budistas. Por lá, a Missão Boa Notícia foi fundada em 1962.
A Assembleia de Deus (AD), oficialmente Associação Mundial da Assembleia de Deus, é um grupo de denominações cristãs que juntas são o maior corpo pentecostal do mundo.
Em 2021, segundo o próprio relatório anual oficial da comunidade religiosa, estima-se que a denominação esteja presente em 78 países. A Congregação Cristã no Brasil figura entre as maiores denominações evangélicas no país, com 2 289 634 membros.
Em 2016, a Igreja Católica contava aproximadamente com 1,329 bilhão de fiéis no mundo (ou seja, 19% da população mundial e mais de metade de todos os cristãos), distribuídos principalmente na Europa e na América, mas também em outras regiões do mundo.
Igreja Metodista Unida 5.424.175 membros (em 2022). Assembleias de Deus nos EUA 1.737.524 membros e 2.984.352 aderentes (em 2023). Igreja Evangélica Luterana na América 2.904.686 membros (em 2022).
As estimativas mais confiáveis dão conta de 65% de católicos na França, 6% de muçulmanos (de expressões bem diversas) e 2% de protestantes. Os ateus, agnósticos e sem religião somam 25% da população.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
Cristãos fundamentalistas, como certos batistas e pentecostais, tendem a seguir a Bíblia literalmente. Eles acreditam que é a palavra direta de Deus, então eles se apegam a ela sem muita reinterpretação.
Na pesquisa do Instituto Pew Research Center, o Brasil figura na lista dos maiores países cristãos do planeta, com aproximadamente 175 milhões de seguidores de Jesus, atrás apenas dos Estados Unidos, 246 milhões, e à frente do México, terceiro colocado, com 107 milhões.
É a Suécia. Lá, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman.
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.