Nos princípios batistas também está a ideia de que a Bíblia é a regra de fé e de prática — fundamento comum a outros protestantes — e a defesa da liberdade de consciência. "Para um batista, não se deve coagir a consciência das pessoas obrigando ninguém a acreditar no que se acha que é o certo", comenta Couto.
Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto.
1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta; 2º) O conceito de Igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas; 3º) A separação entre Igreja e Estado. 4º) A absoluta liberdade de consciência.
Porem quando a Bíblia fala em pecado, esta falando em pecado por: rebelião, Imaturidade ou fraqueza espiritual. Portanto o que comete pecado esta em rebelião contra Deus. A desobediência é resistir à vontade de Deus, e a maldade deliberada consciente que rompe a relação entre Deus e o homem Isaias 59: 2 – Romanos 8:7.
PORQUE A IGREJA BATISTA É DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS?
Em que a Igreja Batista acredita?
Os batistas creem em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle têm fé. Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
Nas igrejas batistas, o serviço, celebração ou culto faz parte da vida da Igreja e inclui louvor, adoração, de orações para Deus, um sermão baseado na Bíblia, ofertas, e periodicamente a Santa Ceia.
Todas as esferas da vida do cristão são subordinadas ao Senhor Jesus. Também os batistas reconhecem e aceitam o senhorio de Jesus sobre todos os seres humanos. Os batistas não se submetem, em questões de fé e prática, a nenhuma outra autoridade além das Escrituras Sagradas.
Os Batistas constituem uma das seitas protestantes hoje em dia mais ativas (haja vista a diferença entre Igreja e Seita indicada [no artigo] “Quem são os assim chamados 'protestantes'?”. Os Batistas em geral não têm ideias muito claras sobre as origens do seu credo religioso.
DEUS. O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, eterno, infinito e imutável; é onipotente, onisciente e onipresente; é perfeito em santidade e justiça, verdade e amor(1). Ele é o criador, sustentador, redentor, juiz e Senhor da História e do Universo.
A Igreja Batista é soberana em suas decisões e não está subordinada a qualquer outra Igreja ou entidade, antes reconhece apenas a autoridade de Jesus Cristo, por sua vontade expressa na Bíblia Sagrada.
A visão da nossa igreja está pautada em sentimentos que Deus foi colocando ao longo do tempo no coração de sua liderança. Queremos ser uma igreja que cresce em direção a Deus, num compromisso sério com Ele, buscando conhecê-Lo na Sua intimidade, poder, Graça e em Sua força.
O fato de alguém falar em línguas não é prova de tenha sido batizado(a) pelo Espírito Santo. A Bíblia apresenta diversas pessoas que receberam o Espírito Santo e, contudo, não falaram em línguas, pois não era necessário.
A religião batista remonta ao início do século XVII, fundada em Londres, Reino Unido, por Thomas Relwys, protestante e divergente da Igreja Católica. O primeiro pastor batista brasileiro, Antônio Teixeira de Albuquerque, foi batizado e ordenado na igreja em Santa Bárbara.
Por que a Igreja Batista é diferente de todas as outras?
Os batistas reconhecem a Bíblia como única norma de fé e prática enquanto os protestantes reconhecem, além da Bíblia, credos, catecismos, confissões e outros documentos históricos.
Qual a diferença entre Igreja Batista e evangélica?
Batista é uma denominação. Evangélico é um rótulo amplo que se aplica a várias denominações diferentes. A maioria das igrejas batistas também são evangélicas. Se uma igreja se identifica especificamente como "evangélica", provavelmente é não-denominacional.
Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.
Qual a diferença da Igreja Batista para assembleia de Deus?
a diferença mais importante. tem a ver com a questão do culto. As igrejas pentecostais históricas, como Assembleia de Deus, por exemplo, elas é elas enfatizam muito a questão do batismo. com o Espírito Santo. como sendo uma experiência.
Qual igreja não acredita no batismo com Espírito Santo?
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
As Igrejas Batistas são diversas denominações cristãs, com forma de governo congregacional, cuja doutrina básica se dá na salvação mediante a fé somente, tendo como regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, e por princípio a separação entre Igreja e Estado.
Os presbiterianos batizam os filhos, os batistas apresentam seus filhos. o sistema de governo. No sistema Batista, as igrejas tem mais independência individualmente, enquanto que no sistema presbiteriano. elas são governadas por concílios.
"Se, coma a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”