Atualmente o 50 º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.
O Pentecostes também era chamado de Festa das Semanas ou dos Primeiros Frutos. O Pentecostes era uma festa para celebrar e agradecer a Deus pelos primeiros frutos que a terra produziu. Nesse mesmo dia o Espírito Santo veio e os primeiros frutos da Igreja foram colhidos.
Neste ano celebrado em 19 de maio, o Dia de Pentecostes representa, no calendário cristão e litúrgico, um momento de grande significado espiritual, marcando a descida do Espírito Santo sobre os discípulos após a ressurreição de Jesus Cristo.
A primeira e mais conhecida é que o Espírito Santo desceu no dia do Pentecostes, ou seja, cinqüenta dias depois da ressurreição de Jesus (a palavra “pentékonta”, em grego, significa “cinqüenta”).
Padre Ricardo — O Espírito Santo veio como um marco. Após a ascensão de Jesus aos céus, Ele envia seu próprio Espírito — o Espírito de Deus —, ali em Pentecostes. E a missão, a ação do Espírito é consolar os homens, dar a esperança, então Ele derrama os seus dons sobre o homem.
Jesus subiu e o Espírito Santo desceu | Rev. Hernandes Dias Lopes
Porque o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes?
Essa descida aconteceu no dia da festa da colheita, conhecida como festa das primícias, onde os Judeus separavam a melhor parte de sua colheita e entregavam a Deus. O Espírito Santo é a primícia de Deus, a melhor parte, o Defensor que vem sobre nós, o sopro da vida.
Qual foi a primeira vez que o Espírito Santo apareceu na Bíblia?
Jesus Cristo comparou a obra do Espírito à ação do vento, quando disse a Nicodemos: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo o que é nascido do Espírito” (Jo 3:8).
Evangelhos sinóticos. O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2), antes do Nascimento de Jesus.
O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre dez dias depois da ascensão de Jesus. Após quarenta dias com sucessivas aparições de Jesus, ele enfim se despediu dos seus discípulos e foi elevado aos céus diante dos olhos deles.
A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinqüenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim.
O Que é Cenáculo e o Que Significa? A palavra cenáculo vem do latim cenaculum, e é utilizada nos textos bíblicos alusivos a algo como uma “sala de refeições”, ou, de modo mais genérico, um “quarto no andar superior de uma casa”. Essa palavra é derivada do termo latino cena, que significa “jantar” ou “ceia”.
Primeiro, no dia da Ressurreição, quando Jesus entrou no Cenáculo com as portas fechadas, saudou os discípulos com palavras de paz e lhes impôs as mãos, dizendo: recebei o Espírito Santo (Jo 20, 22). Uma outra vez o Espírito desceu sobre os Apóstolos. Foi 50 dias depois da Ressurreição.
“Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando Ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu filho bem-amado; em ti ponho minha afeição” (Lc 3,21-22).
Qual foi a primeira pessoa que recebeu o Espírito Santo?
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Atualmente o 50 º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.
A Ascensão de Jesus foi um evento na vida de Jesus relatado no Novo Testamento de que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos, ocorrendo no quadragésimo dia após a ressurreição.
Pois, todos os batizados pelo batismo de Cristo recebem o Espírito Santo, se não se apresentarem dolosamente para o receber, segundo aquilo do Evangelho: Ele vos batizará no Espírito Santo. Por isso foi conveniente que o Espírito Santo descesse sobre o Senhor, no seu batismo.
A representação do Divino Espírito Santo como uma pomba vem do Novo Testamento. Mais explicitamente da ocasião do batismo de Jesus. Nesta passagem, o Divino Espírito Santo "apareceu em forma corpórea como uma pomba e uma voz veio do céu dizendo: este é meu Filho muito amado, em quem coloco toda a minha afeição".
Depois de seu confronto com Satanás, Moisés ficou pleno do Espírito Santo e ouviu a voz do Senhor. Aprendeu que havia sido escolhido para libertar Israel do cativeiro. Também contemplou a Terra e seus habitantes e aprendeu o propósito das muitas criações de Deus.
Quem foi a primeira pessoa a ser cheia do Espírito Santo?
— vocês sabiam que o primeiro homem da Bíblia a ser cheio do Espírito de Deus foi um artista? 🥹 O nome do querido era Bezalel e ele foi chamado para fazer desenhos em ouro, prata e bronze para o Tabernáculo.
A presença do Espírito Santo pode ser acompanhada por sinais dramáticos como falar em línguas, profetizar ou cura física, ou pode ser marcada por um senso quieto e interior de paz, alegria e segurança.
Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.