O Jubileu Extraordinário da Misericórdia (em latim: Iubilaeum Extraordinarium Misericordiae) foi um período de oração católica romana, realizado de 8 de dezembro de 2015, festa da Imaculada Conceição, a 20 de novembro de 2016, festa de Cristo Rei.
Esse é o tema do Jubileu 2025 que reflete um chamado profundo para os católicos e para toda a humanidade. Com início previsto para 24 de dezembro em Roma, na Itália, o evento mais aguardado da Igreja Católica, será guiado pelo lema proposto pelo Papa Francisco.
Com a bula Misericordiae Vultus de 11 de abril de 2015, o Papa Francisco declarou um Jubileu para o 50º aniversário do fim do Concílio Vaticano II. O Jubileu foi dedicado à misericórdia.
A Bula “Spes Non Confundit” e o Lema do Ano Jubilar 2025
Em um mundo marcado por crises sociais e espirituais, ele chama os fiéis a perceberem a esperança não como uma ilusão, mas como um poder capaz de transformar e renovar.
O que é o Ano da Oração no contexto do Jubileu de 2025?
Neste contexto, convocou o Ano da Oração, em preparação para o Jubileu 2025. É um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a absoluta necessidade da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e do mundo. O anúncio do Ano da Oração aconteceu após a oração do Angelus no dia 21 de janeiro deste ano.
Ano do Jubilar da misericórdia explicado pelo Papa Francisco
O que é o ano da misericórdia?
“O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa diante da sua sensibilidade pastoral, pois percebeu que o mundo hoje precisa viver a misericórdia, o perdão, que as pessoas precisam dar uma nova chance aos outros.”
O ano de 2025 já começa com a celebração do Jubileu, nas igrejas católicas de todo o mundo. Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é também chamado de Ano Santo e considerado o ano do perdão. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é Peregrinos da Esperança.
O ano começa com uma intenção muito querida ao Papa Francisco. Pensa na importância de acolher, proteger, promover e integrar estas pessoas, especialmente no que diz respeito ao seu direito fundamental à educação. O Papa sublinha a importância da educação na construção de um mundo mais solidário.
Em todo o mundo, as dioceses se prepararam para fazer a abertura do ano jubilar no domingo seguinte, dia 29 de dezembro. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu Ordinário celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, e segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470.
A capital italiana corre contra o tempo para receber milhares de fieis e turistas esperados durante o ano de 2025. Mais de 600 projetos e 4,8 bilhões de euros de investimentos. Isso porque o ano Jubileu será celebrado no Vaticano, uma tradição milenar da Igreja Católica, que ocorre a cada 25 anos.
O último Jubileu Ordinário ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de João Paulo II. Vale lembrar que os papas podem convocar Jubileus extraordinários em períodos diferentes. Em 2015, o papa convocou um Jubileu com ênfase na misericórdia. Neste ano, o sumo pontífice escolheu a esperança como tema.
Em 2025, a Itália estará repleta de eventos culturais e religiosos imperdíveis, tornando-se um destino ainda mais especial para turistas e peregrinos. O calendário inclui desde festivais de música e gastronomia até celebrações religiosas e eventos históricos.
A cada 25 anos a Igreja celebra um Jubileu Ordinário para festejar o Mistério da Encarnação, isto é, a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo. Esta tradição começou no ano de 1300 e a iniciativa foi da espiritualidade popular.
“Jubileu” é o nome de um ano particular: parece derivar do instrumento que se usava para indicar o seu início; trata-se do yobel, o chifre do carneiro, cujo som anuncia o Dia da Expiação (Yom Kippur). Esta festa recorre a cada ano, mas assume um significado especial quando coincide com o início do ano jubilar.
Jubileu 2025: aberta a quinta e última Porta Santa na Basílica de São Paulo em Roma. As Portas Santas estão na Basílica de São Pedro e nas três Basílicas Papais - São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos muros.
O Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, para convidar os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.
O Jubileu Ordinário de 2025, também chamado de Ano Santo, proclamado pelo Papa Francisco, com o tema “Peregrinos de Esperança”, que celebra os 2025 anos da encarnação e nascimento de Jesus Cristo, iniciou com abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na véspera de Natal, como um dom especial de ...
O que é o Jubileu 2025 dos Peregrinos da Esperança?
O Papa Francisco proclamou o Ano Santo de 2025 como o Jubileu da Esperança, convidando católicos de todo o mundo a redescobrirem a graça de Deus e renovarem seu compromisso com a fé e a justiça.
Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo. Quem foi Santa Faustina?