Em 2015, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) iniciou um projeto de qualificação do SCFV, que partiu de uma pesquisa de campo para conhecer o Serviço ofertado a crianças de 0 a 6 anos e a realidade de suas famílias.
Introdução. De 1936, quando da criação da primeira Escola de Serviço Social na PUC de São Paulo, a 2016, data em que a profissão completa oitenta anos no Brasil, uma história aguerrida, de lutas, de rupturas e construções, marca a trajetória do Serviço Social brasileiro.
O SCFV é executado pelos CRAS de forma dire- ta ou por meio de unidades referenciadas, e é complementar ao trabalho com famílias reali- zado pelo PAIF e PAEFI, sendo voltado para pes- soas acompanhadas tanto pela PSB como pela PSE.
A equipe de referência do SCFV, por sua vez, é constituída por um técnico de nível superior do CRAS – que poderá ser o assistente social, o psicólogo ou outro profissional que integre esta equipe, conforme a Resolução CNAS nº 17/2011, e por orientador(es) social(is) ou educador(es) social(is), conforme a descrição ...
O SCFV realiza o atendimento a crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil e/ou dela retirados, visando garantir especialmente o direito à convivência familiar e comunitária, além de outros objetivos descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).
Portaria MDS nº 134/2013: regulamenta a forma como o cofinanciamento do governo federal é feita aos municípios para execução do SCFV: https://www.sigas.pe.gov.br/files/08032016100244 resolucao.
Em 2015, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) iniciou um projeto de qualificação do SCFV, que partiu de uma pesquisa de campo para conhecer o Serviço ofertado a crianças de 0 a 6 anos e a realidade de suas famílias.
Quais são os objetivos da Resolução CIT no 01/2013?
A Resolução CIT 01/2013 tem por objetivos1: (i) Realizar diagnóstico sobre as demandas judiciais em saúde e seus impactos no Sistema Único de Saúde (SUS); (ii) Organizar sistema tripartite de informação sobre as demandas judiciais em saúde, com dados da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (iii) ...
O registro dos dados no SISC é obrigatório e de responsabilidade do gestor municipal. Mesmo que o gestor delegue e autorize terceiros a fazer o preenchimento/alimentação do Sistema, ele será sempre o responsável pelas informações.
Em 1844, Karl Mager tematizou a questão da "pedagogia social" na publicação alemã Pädagogischen Revue. Na prática, a profissão surge em Londres, na Inglaterra e em 1898, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Esta lei institui benefícios, serviços, programas e projetos destinados ao enfrentamento da exclusão social dos segmentos mais vulnerabilizados. O núcleo, ou foco principal dos serviços assistenciais, é constituído pelas famílias vulnerabilizadas pela pobreza e exclusão social.
O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Projovem Adolescente tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a ...
A Coordenadora Geral do SCFV Sandra Marta Pessoa possui formação em pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú-UVA, pós-graduação em Linguagem e atua como coordenadora do programa à três anos.
O objetivo é renovar as matrículas dos usuários já participantes, e inscrever mais crianças e adolescentes com idades entre 06 e 17 anos. A busca ativa continuará sendo realizada pela equipe do SCFV.
A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde. Constitui-se como foro permanente de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é o serviço de convivencia e fortalecimento de vínculos?
O que é? O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Estes podem ser unidades públicas (execução direta) e/ou entidades ou organizações de assistência social (execução indireta). As atividades são planejadas a partir de três eixos norteadores: • Convivência social; Direito de ser; • Participação.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho ...
O que a Portaria GM/MS no 3.134, de 17 de dezembro de 2013, dispõe?
A Portaria GM/MS nº 3.134, de 17 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a transferência de recursos financeiros de investimento do Ministério da Saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a expansão e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e ...
Portaria GM/MS n° 3134/2013 estipula prazo de 24 meses para execução financeira dos recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Existência de saldos que não podem ser utilizados por extrapolarem 24 meses.
Os grupos devem ter atividades previamente planejadas em turnos de até 1h30 por dia. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as atividades poderão ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em turnos diários de até quatro horas.
O Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados.