Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto.
Nos princípios batistas também está a ideia de que a Bíblia é a regra de fé e de prática — fundamento comum a outros protestantes — e a defesa da liberdade de consciência. "Para um batista, não se deve coagir a consciência das pessoas obrigando ninguém a acreditar no que se acha que é o certo", comenta Couto.
A Igreja Batista é soberana em suas decisões e não está subordinada a qualquer outra Igreja ou entidade, antes reconhece apenas a autoridade de Jesus Cristo, por sua vontade expressa na Bíblia Sagrada.
Porem quando a Bíblia fala em pecado, esta falando em pecado por: rebelião, Imaturidade ou fraqueza espiritual. Portanto o que comete pecado esta em rebelião contra Deus. A desobediência é resistir à vontade de Deus, e a maldade deliberada consciente que rompe a relação entre Deus e o homem Isaias 59: 2 – Romanos 8:7.
PORQUE A IGREJA BATISTA É DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS?
Quais são as regras da igreja batista?
1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta; 2º) O conceito de Igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas; 3º) A separação entre Igreja e Estado. 4º) A absoluta liberdade de consciência.
Nas igrejas batistas, o serviço, celebração ou culto faz parte da vida da Igreja e inclui louvor, adoração, de orações para Deus, um sermão baseado na Bíblia, ofertas, e periodicamente a Santa Ceia.
Os batistas entendem que cada pessoa é livre diante de Deus em todos os assuntos de consciência e religião, tendo que prestar contas somente a Ele pelas escolhas que fizer livremente. Assim ninguém pode impor ao outro sua consciência ou sua crença religiosa.
A religião batista remonta ao início do século XVII, fundada em Londres, Reino Unido, por Thomas Relwys, protestante e divergente da Igreja Católica. O primeiro pastor batista brasileiro, Antônio Teixeira de Albuquerque, foi batizado e ordenado na igreja em Santa Bárbara.
Os batistas não crêem que o pão e o vinho sejam literalmente transformados no corpo e sangue de Cristo. Mas a cerimônia focaliza unicamente a presença transformadora do divino Mestre em Espírito.
DEUS. O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, eterno, infinito e imutável; é onipotente, onisciente e onipresente; é perfeito em santidade e justiça, verdade e amor(1). Ele é o criador, sustentador, redentor, juiz e Senhor da História e do Universo.
O fato de alguém falar em línguas não é prova de tenha sido batizado(a) pelo Espírito Santo. A Bíblia apresenta diversas pessoas que receberam o Espírito Santo e, contudo, não falaram em línguas, pois não era necessário.
Qual a diferença entre Igreja Batista e evangélica?
Batista é uma denominação. Evangélico é um rótulo amplo que se aplica a várias denominações diferentes. A maioria das igrejas batistas também são evangélicas. Se uma igreja se identifica especificamente como "evangélica", provavelmente é não-denominacional.
A visão da nossa igreja está pautada em sentimentos que Deus foi colocando ao longo do tempo no coração de sua liderança. Queremos ser uma igreja que cresce em direção a Deus, num compromisso sério com Ele, buscando conhecê-Lo na Sua intimidade, poder, Graça e em Sua força.
Os Batistas constituem uma das seitas protestantes hoje em dia mais ativas (haja vista a diferença entre Igreja e Seita indicada [no artigo] “Quem são os assim chamados 'protestantes'?”. Os Batistas em geral não têm ideias muito claras sobre as origens do seu credo religioso.
Qual a diferença da Igreja Batista para a Católica?
A diferença entre as denominações se resume em grande parte à doutrina, ou às crenças que elas ensinam. Por exemplo, a Igreja Católica ensina que a Eucaristia (comunhão ou o vinho e o pão) são o corpo e o sangue literal de Cristo e que, ao participar da Eucaristia, Cristo viverá em você.
Qual igreja não acredita no batismo com Espírito Santo?
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.
"Se, coma a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”