😷 3️⃣ “Saúde!” tem razão: Antigamente, acreditava-se que o coração parava ao espirrar, mas isso é apenas um mito! ❤ 4️⃣ Impossível segurar os olhos abertos: É um reflexo natural do corpo.
Já ouviu dizer que o coração pode deixar de bater durante o espirro? “Na verdade, o que pode acontecer no espirro é que o ritmo do coração desacelere um pouco. E isto se deve a inspiração profunda que as pessoas fazem antes de espirrar e também ao estímulo do nervo vago que ocorre durante o espirro”, explica Betti.
Mas não se preocupe: “O coração vai continuar a funcionar normalmente durante um espirro, sem nenhum efeito percetível”. E mesmo que o seu coração diminua a intensidade do batimento durante um segundo, não é realmente nada com que se deva preocupar.
É verdade que quando a gente espirra, o nosso coração para?
É falso que o coração para quando espirramos, embora a frequência cardíaca possa ser alterada pela enorme pressão e força do ar ao ser empurrado para fora dos pulmões, e é momentâneo.
“Em algumas pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago tanto que o coração rapidamente diminui ou até mesmo pula uma batida”, diz Kelly. Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.”
Ciência Explica: O coração para quando espirramos?
Porque falamos saúde quando espirra?
O espirro era um dos sintomas da doença fatal e contagiosa e, por isso, um sinal de que o fim daquela pessoa poderia estar próximo. A resposta a um espirro era um imediato “santinho”, como forma de piedade, ou “Deus te salve”, como apelo à salvação daquela pessoa e como forma de proteção própria a um possível contágio.
O que acontece no nosso corpo quando a gente espirra?
Ele envia uma mensagem para o cérebro, que aciona os músculos do abdome. Estes se comprimem e provocam a saída do ar de forma violenta. A saída do ar pelo espirro pode chegar a uma velocidade de 160 km/h e expelir cerca de 40.000 gotículas de muco.
Há registro de um paciente que deslocou duas vértebras ao segurar um espirro. Além disso, pessoas com alguma condição que deixe veias e artérias mais frágeis podem ter ruptura desses vasos, sofrendo até um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Ele é um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a manter o nosso sistema respiratório limpo e saudável. Ou seja, espirrar é um sinal de que o organismo está reagindo contra estímulos irritantes ou invasores indesejados.
Quando, finalmente, espirramos, a pressão abdominal é libertada rapidamente, acelerando o fluxo sanguíneo de volta ao coração e aumentando a pressão arterial, enquanto diminuem os batimentos por minuto.
Todos devem ser orientados a não abafar os espirros apertando o nariz e mantendo a boca fechada, pois isso pode resultar em perfuração traqueal, conforme relatado aqui”, escrevem. No caso, um homem de 30 anos com rinite alérgica sentiu fortes dores no pescoço imediatamente depois de um episódio em que segurou espirros.
O espirro não pode ocorrer durante o sono devido à atonia do sono REM – um estado corporal em que os neurônios motores não são estimulados e os sinais reflexos não são retransmitidos ao cérebro.
O acúmulo de muco e pus na garganta e no nariz, resultante dessas infecções, pode ser uma fonte direta do cheiro desagradável ao espirrar. A inflamação associada a essas condições pode estimular uma produção excessiva de muco, agravando ainda mais o problema.
“Esse ar trancado vai para algum lugar e o mais frequente é o ouvido”, afirma Castro. Algumas consequências dessa atitude no ouvido variam desde um simples desconforto, processo inflamatório, dor até o rompimento do tímpano, em casos especiais.
Ao espirrar há um aumento significativo do fluxo de ar em alta velocidade na região intranasal, aumentando a pressão dentro do crânio. Então, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, pode levar até mesmo a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Especialistas afirmam que um espirro pode chegar a 160km/h e se abafado, pode até causar um AVC. Por uma questão de "bons modos", muitas pessoas tentam segurar espirros.
O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.
A incontinência provocada por esforço físico e aumento da pressão do abdômen, tais como tosse, espirro, risada e saltos, é denominada incontinência de esforço. Nesses casos, a perda urinária somente ocorre mediante esses fatores, mesmo sem qualquer desejo para urinar.
Se uma pessoa começa a espirrar muito, o mais provável é que ela tenha rinite alérgica. Eu diria que a grande maioria dos espirros (em excesso ou não) estão associados com algum tipo de rinite alérgica”, informa o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.
Em entrevista à ABC News, o professor disse que, apesar do que alguns possam pensar, esta não é uma atitude contra a religiosidade dos alunos. ”Antigamente, quando você espirrava, as pessoas achavam que você estava expulsando os maus espíritos do seu corpo”, diz Cuckovich. ”Então, eles diziam, 'deus te abençoe' para se ...
Os tímpanos podem sofrer lesões, pessoas com osteoporose podem fraturar costelas e, nos casos de pessoas com condições propícias, pode acontecer até mesmo um AVC. Especialistas dizem que para espirrar corretamente devemos manter a boca aberta e não tapar o fluxo de ar.
O cheiro ruim no nariz é um sintoma que pode ser causado por situações como sinusite bacteriana, COVID-19, rinite, cárie ou devido à presença de um objeto estranho no nariz, por exemplo.
"As baratas liberam um monte de substâncias para se comunicar. Nós [seres humanos] temos um receptor específico para TMA. Só que há pessoas que têm mutação nesse receptor e ele não funciona. Só sente o cheiro quem tem esse receptor selvagem, não mutável.