É verdade que o governo quer acabar com o saque-aniversário?
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (26), que o governo federal não deve acabar com o saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O instrumento foi criado durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro e é alvo de críticas da ala mais progressista do governo.O saque-aniversário do FGTS vai acabar?
Embora a proposta de extinção estivesse prevista para ser enviada ao Congresso em novembro de 2024, até o momento do fechamento deste artigo (em 2 de dezembro de 2024), isso ainda não aconteceu.Qual a nova lei do saque-aniversário?
Modalidades. O saque-aniversário entrou em vigor em 2020 (Lei 13.932, de 2019). A modalidade exige adesão prévia para autorizar o trabalhador a sacar parte do saldo FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.O que vai substituir o saque-aniversário?
O plano do governo é substituir o Saque-Aniversário por uma solução que ofereça mais vantagens aos trabalhadores. Uma das prioridades é garantir acesso facilitado ao crédito sem comprometer a principal função do FGTS, que é oferecer suporte financeiro em condições de desemprego.QUEM VAI SACAR O FGTS LIBERADO PELO GOVERNO NO APLICATIVO CAIXA? NOVO SAQUE DO FGTS 2025 LIBERADO
Foi aprovado o fim do saque-aniversário?
O ministro do Trabalho e do Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo desistiu da ideia de acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).O governo suspendeu o saque-aniversário do FGTS?
O trabalhador pode continuar na modalidade do saque-aniversário. No entanto, após 28 de fevereiro de 2025, aqueles que estão na modalidade do Saque-Aniversário e forem demitidos terão seus saldos bloqueados novamente, podendo sacar apenas a multa rescisória.Como vai funcionar o saque do FGTS 2025?
Os valores serão creditados automaticamente na conta bancária cadastrada para saque do FGTS. Para o trabalhador que não cadastrou conta bancária para saque do FGTS, o saque será realizado diretamente nos canais físicos de pagamento da caixa.É verdade que o governo vai liberar o FGTS?
O governo começa a liberar nesta quinta-feira, 6, os recursos do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para quem aderiu ao saque-aniversário entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025. O dinheiro será depositado de forma automática na conta cadastrada no FGTS para quem tem direito a receber os recursos.Como ficou o FGTS saque aniversário?
Desde o seu início, em abril de 2020 até o final de 2024, o saque aniversário retirou do FGTS, R$ 125,4 bilhões. Desse total aproximadamente 66% foram repassados aos bancos devido à alienação do saldo, enquanto apenas 34% foram pagos diretamente aos trabalhadores.Quando vai acabar o FGTS aniversário?
O saque-aniversário do FGTS vai acabar? Não. A modalidade continuará existindo com as mesmas regras. Marinho afirmou que o fim do saque-aniversário não tem chance de prosperar no Congresso Nacional e, por isso, não insistirá nessa proposta.Foi cancelado o saque-aniversário do FGTS?
Desde março deste ano, rumores sobre o fim dessa opção começaram a circular, mas apenas agora, em setembro de 2024, o governo confirmou o encaminhamento do projeto de lei para sua extinção, com previsão de ser enviado ao Congresso até novembro.O governo vai cortar o FGTS?
O projeto determina ainda que as regras atuais de saque do FGTS vão vigorar até 2022. A partir do ano seguinte o trabalhador terá total liberdade para movimentar a conta, conforme regras que serão definidas pela Caixa Econômica Federal.O saque-aniversário do FGTS é bom ou ruim?
Embora o saque-aniversário ofereça a possibilidade de acessar parte do saldo do FGTS anualmente, ele não está isento de riscos. A principal desvantagem é a perda do direito ao saque-rescisão, uma importante proteção financeira em caso de demissão sem justa causa.Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS em caso de demissão?
Restrições e dúvidas sobre o saqueApós 28 de fevereiro de 2025, trabalhadores que aderirem ao saque-aniversário e forem demitidos não poderão acessar o saldo do FGTS, que permanecerá bloqueado. Contudo, aqueles que tiveram a rescisão até essa data poderão retirar os valores, conforme estabelecido na MP.
Quais são as últimas notícias sobre o FGTS?
Notícias sobre FGTS
- Governo publica MP que destrava FGTS para demitidos optantes do saque-aniversário. ...
- Maioria dos trabalhadores com saque aniversário não poderá resgatar todo o FGTS. ...
- Pagamentos de saldo retido do FGTS começam dia 6: veja o que se sabe.