É verdade que banco não contrata quem tem nome sujo?
A resposta depende do tipo de instituição que você pretende trabalhar. Se for em bancos privados o nome sujo será um grande impedimento. Se for em bancos públicos, mesmo com nome sujo, caso você seja aprovado(a) em um concurso públicos conseguirá assumir o seu cargo sem problemas.
Sim, pessoas com o nome sujo podem participar de processos seletivos. A legislação brasileira garante o direito ao trabalho para todos, independentemente da sua situação financeira. No entanto, é importante estar ciente de algumas nuances que podem surgir durante o processo seletivo.
Qual banco libera cartão de crédito com nome sujo? Banco BMG, Daycoval, Banrisul, Caixa Econômica, Banco Pan e Santander liberam cartões para negativados.
Muitos candidatos ficam em dúvida se podem ou não prestar concurso ou se podem ser impedidos de tomar posse por terem os nomes negativados no SPC, SERASA, etc... Em regra, o nome negativado não é motivo para impedir a participação em concurso e nem mesmo a posse, caso o candidato seja aprovado.
Porque as empresas não contratam pessoas com nome sujo?
“Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”, afirma João Paulo Soares, presidente da comissão de direito do trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil de São Caetano do Sul (OAB SCS).
Proteja seu CPF - Golpe e Fraude Nunca Mais - Aprenda Como Evitar e Resolver este Problema!
Porque os bancos não contratam pessoas com nome sujo?
"Em tese, apenas os bancos podem fazer esse tipo de restrição, pois existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo. Mas apenas instituições financeiras têm esse respaldo."
Quem tem restrição no nome pode trabalhar no banco?
A resposta depende do tipo de instituição que você pretende trabalhar. Se for em bancos privados o nome sujo será um grande impedimento. Se for em bancos públicos, mesmo com nome sujo, caso você seja aprovado(a) em um concurso públicos conseguirá assumir o seu cargo sem problemas.
O nome sujo pode impedir a contratação de um profissional? Não é comum que as empresas consultem a situação financeira de um candidato antes da contratação, o que não significa que a prática é proibida. Na verdade, as empresas até têm o direito de consultar a situação do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito.
Acima de tudo, o que o RH pesquisa antes de contratar é a se o candidato está alinhado com as expectativas da vaga e da empresa. Mais do que conhecimento técnico, ele precisa se adaptar à rotina e trazer um novo olhar, que gere inovação e melhores resultados.
Porque as empresas consultam o CPF antes de contratar um funcionário?
As empresas podem fazer a pesquisa para evitar fraudes, já que pode existir a possibilidade de clonagem e estelionato. Além disso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal, é proibido atos de discriminação na contratação de profissionais.
Para simplificar, a empresa não tem o direito de demitir um funcionário por ter dívidas pendentes. A demissão por justa causa é permitida apenas em circunstâncias específicas, e a inadimplência não é uma delas, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Com o nome sujo, é mais difícil obter empréstimos, financiamentos ou novas linhas de crédito junto a instituições financeiras. Além disso, a pessoa também encontra dificuldades para abrir uma conta corrente e adquirir um cartão de crédito.
Para quem pensa em seguir carreira bancária e tem como objetivo prestar concursos do Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o juiz orienta a quitar esses débitos antes de prestar o concurso. Caso não reconheça a dívida, tentar resolver na esfera jurídica antes de assumir o cargo.
Assim, as instituições financeiras podem fornecer conta salário mesmo se você estiver com nome negativado nos serviços de proteção ao crédito, diante do vínculo empregatício comprovado através da solicitação da empresa em que você trabalha para abertura da conta somente para recebimento do seu salário.
Mas, de forma geral, as principais causas para a reprovação de candidatos no exame admissional incluem: Doenças ou condições de saúde que possam comprometer a capacidade do candidato de desempenhar as atividades relacionadas ao cargo, como problemas de visão, audição, respiratórios, cardiovasculares, entre outros.
Assim, é certo que a solicitação de dados pessoais tais como RG, CPF e nome da mãe, na fase de pré-contratação, somente será possível se, para o exercício da função a ser desempenhada, essas informações sejam necessárias.
'Nome sujo' não pode impedir contratação de trabalhador, determina projeto. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados.